Diocese de Santo André

25 anos de sacerdócio: a caminhada de fé de três padres diocesanos

O dia 2 de dezembro de 1995 é um marco definitivo na vida de três jovens que durante anos de discernimento e estudos no seminário sonhavam com o momento de se tornarem sacerdotes. Mais do que se tornar realidade, a trajetória de 25 anos de sacerdócio dos padres Cláudio Tafarelo, Vanderlei Nunes e Vanderlei Ribeiro traz muitas lembranças daquela ordenação sacerdotal que são aplicadas no dia a dia do ministério presbiteral.

À época, o bispo diocesano Dom Cláudio Hummes, que completava duas décadas à frente da Diocese de Santo André, celebrava o compromisso dos três presbíteros com a Igreja, com o povo e com Deus, na solenidade realizada na Catedral Nossa Senhora do Carmo. Meses depois, Dom Cláudio assumiria a Arquidiocese de Fortaleza e posteriormente seria nomeado pelo Papa João Paulo II como arcebispo de São Paulo. As sementes foram plantadas no coração daqueles garotos, que hoje adultos comemoram o jubileu de prata de ordenação sacerdotal e recordam com muito carinho e emoção daquele momento que teve o mesmo lema para o trio: “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10, 10).
*

Padre Cláudio Tafarelo

Atualmente pároco da Igreja Matriz de Mauá – Paróquia Imaculada Conceição, Pe. Cláudio Tafarelo, afirma que “celebrar esse aniversário de ordenação é reconhecer, não por nossos méritos, mas por uma inequívoca bondade de Deus, que a graça Dele continua a nos convocar e enviar para a construção de um Reino de paz, de justiça, de liberdade, em que Deus seja tudo em todos.” Pe. Cláudio recorre ao pensamento de um sumo pontífice que marcou época para dizer que o padre é, de fato, “para os outros”, como afirmou Karol Wojtyla (futuro Papa São João Paulo II) enquanto era Bispo de Cracóvia.

“É essa disponibilidade, que se revela na doação da vida pela salvação de todos, que queremos renovar e testemunhar sempre mais, para que todos possamos fazer de nossas vidas um dom a Deus e um dom aos irmãos na construção do Reino”, completa o raciocínio. Pe. Cláudio Tafarelo nasceu no dia 4 de abril de 1967 (53 anos), na cidade de Indiana, interior de SP.  Entrou no seminário no dia 27 de novembro de 1987 (Carta de aceitação de ingresso no seminário). Foi ordenado diácono transitório no dia 25 de junho de 1995, na Paróquia Imaculada Conceição de Mauá, por Dom Frei Cláudio Hummes, OFM, com o Lema: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome cada dia sua cruz e me siga” (Lc 9, 23), “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” (Jo 14, 6).

A ordenação presbiteral aconteceria no dia 2 de dezembro de 1995, na Nossa Senhora do Carmo, também com Dom Cláudio, cujo lema: “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em plenitude” (Jo 10, 10) conduziria o seu ministério sacerdotal a partir dali em diante. Atuou como vigário paroquial na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe (Região São Bernardo – Anchieta), de 1995 a 1997; como pároco nas paróquias Nossa Senhora das Vitórias (Mauá), de 1997 a 2011; São Bento (São Caetano do Sul), de 13/03/2011 a 07/12/2015; e Paróquia Imaculada Conceição (Mauá), de 13/12/2015 até hoje.

Tem experiência diocesana de ter atuado como professor do Instituto de Teologia; também atuou nos Conselhos Econômico e Presbiteral; foi coordenador diocesano de Liturgia; Ecônomo e Procurador durante 12 anos, e atualmente é o coordenador da Região Pastoral Mauá.

*

Padre Vanderlei Nunes
Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Paraíso (Região Santo André – Centro, Pe. Vanderlei Nunes, resumiria o ministério presbiteral no lema de sua ordenação sacerdotal: “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10), passagem bíblica que trata do Bom Pastor.

“Porque o ministério do padre é para transmitir essa vida de Deus, inserir as pessoas na vida de Deus, levar vida a quem está privado de viver. Essa é a nossa missão”, afirma. Ele também aproveita o momento para agradecer todos aqueles que foram fundamentais em sua vocação e trajetória como padre.

“Gratidão a Deus em primeiro lugar, pelo chamado e pela vocação, a Diocese de Santo André, aos bispos que nos acolheram nesses anos todos, Dom Cláudio, Dom Décio, Dom Nelson, Dom Pedro, a todo o clero, as paróquias, ao povo de Deus em geral, a família que sempre apoiou essa vocação. Gratidão é uma palavra que temos no coração”, confidencia. Pe. Vanderlei Nunes nasceu no dia 5 de maio de 1971 (49 anos), no Bairro do Ipiranga, na capital paulista. Entrou no seminário em 1989, na Casa de Filosofia, em Diadema, que tinha como formador o Pe. José Airton dos Santos (atual arcebispo da Arquidiocese de Mariana). Foi ordenado diácono transitório no dia 25 de junho de 1995, na Igreja Matriz de Mauá – Paróquia Imaculada Conceição, por Dom Cláudio Hummes, que também ordenou Vanderlei Nunes como presbítero no dia 2 de dezembro do mesmo ano, na Catedral do Carmo. Atuou inicialmente como vigário paroquial em São Caetano do Sul, nas paróquias Nossa Senhora da Candelária e da Prosperidade. Foi pároco na Paróquia São Francisco de Assis, também na cidade sulsancaetanense. Esteve à frente da Paróquia Nossa Senhora das Graças (Região Santo André – Leste) entre setembro de 2004 e janeiro de 2013.

Assumiu a Catedral do Carmo no dia 9 de fevereiro de 2014 e permaneceu até 15 de julho de 2016, quando foi nomeado como pároco da Paróquia Nossa Senhora do Paraíso no dia 16 de julho de 2016 até o momento presente. Exerceu funções diocesanas como assessor da Pastoral Universitária, da Renovação Carismática Católica, da Pastoral Familiar, Coordenador Diocesano de Pastoral, membro e secretário do Conselho de Presbíteros. Também atuou como reitor do Seminário de Teologia, formador da pastoral para os seminaristas e atualmente assessor diocesano da Pastoral da Acolhida. Também foi coordenador da Região Pastoral São Caetano do Sul e coordenador da Região Santo André – Leste, por mais de um mandato em ambos regionais. É sacerdote exorcista da diocese desde 2005.
*

Padre Vanderlei Ribeiro
“Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10, 10). Pe. Vanderlei Ribeiro nasceu no dia 6 de outubro de 1968 (52 anos), em Jandaia do Sul, no estado do Paraná. Foi ordenado diácono transitório no dia 25 de junho de 1995, na Igreja Matriz de Mauá – Paróquia Imaculada Conceição, por Dom Cláudio Hummes, que também ordenou-o como presbítero no dia 2 de dezembro do mesmo ano, na Catedral do Carmo. Atuou como vigário inicialmente e depois como pároco da Paróquia Nossa Senhora do Paraíso (Região Santo André – Centro) ao longo de duas décadas (1996 a 2016). Desde 2016 é pároco da Nossa Senhora de Fátima (Região Santo André – Utinga).

Formado em filosofia, teologia, história, geografia, enfermagem, psicologia e comunicação, atuou como assessor eclesiástico da Renovação Carismática Católica. Fez parte da coordenação da Pascom (Pastoral da Comunicação) de Santo André, no período de 2005 a 2007. Foi assistente Eclesiástico das Comunidades e Dimensão Espiritual do Seminário de Teologia.

Participou da programação nas Rádios ABC (AM 1570) e Milícia da Imaculada (AM 1490), com os programas Anuncia-me e Milícia da Imaculada,

Atualmente é assessor diocesano da Pastoral da Saúde e responsável pela administração do Oratório Nossa Senhora Aparecida, próximo aos hospitais Brasil e Mário Covas.

Compartilhe:

Dom Pedro sobre o Dia dos Fiéis Defuntos: “A morte não tem última palavra”

Pastoral da Pessoa Idosa comemora duas décadas de cuidado e esperança

Missas de Finados: veja a programação das missas nos cemitérios das Sete Cidades do Grande ABC

Ouvir com ouvidos do coração

nomeacoes

Decretos e Provisões – 01/11/2024

Missões Diocesanas reforçam o compromisso de ser uma Igreja em saída: “A missão é nossa resposta ao amor de Deus”

Encontro Diocesano da Pastoral da Acolhida fortalece a missão de serviço e espiritualidade

23º Encontro Diocesano de Formação com Catequistas do Batismo reflete a Iniciação da Vida Cristã e o Caminho do Espírito

Documento final da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo é publicado

“Amou-nos”, a Encíclica do Papa sobre o Sagrado Coração de Jesus