Entenda os valores do evangelho e os símbolos do Tempo do Advento

O Tempo do Advento é muito especial! É um tempo que nos convida para a reflexão e a vigilância. A vigilância para o cristão é cheia de compromisso, pois ela nos leva a preparar o coração, a preparar a nossa vida para o encontro com o Senhor que vem.

Nesta caminhada somos convidados a colocar em prática os valores da nossa fé, os valores que Jesus nos ensinou com a vida Dele, os valores do Reino de Deus.
E para falar sobre a importância do Tempo do Advento, a beleza deste período e os símbolos que traduzem a esperança da chegada do Salvador, o pároco da Paróquia Santa Luzia de Ribeirão Pires (Diocese de Santo André), Pe. Clemilson Teodoro, nos presenteia com um belo texto. Boa leitura!

Dois grandes momentos
O Tempo do Advento é composto de dois grandes momentos: a primeira fase, que começamos no primeiro domingo (29/11) e vamos até o dia 16 de dezembro; e a segunda fase, que se inicia no dia 16 de dezembro e vai até a noite do dia 24 de dezembro.

Primeira fase
A palavra de Deus que celebramos nos convida a se preparar para a futura vinda do Senhor, quando Ele vier na sua glória, revestido da sua majestade, como diz o prefácio do Tempo do Advento: “Quando Ele vier na sua glória, revestido de poder e majestade”, para conceder a cada um de nós, aquilo que estamos esperando vigilantes, este encontro com o Senhor no final da nossa caminhada. Sabendo disso, conscientes de que estamos caminhando para o encontro com o Senhor da nossa vida, a gente é levado a pensar no modo como estamos vivendo, nas prioridades que a gente tem, no modo como estamos reproduzindo na vida, os valores do evangelho. Sabendo que vamos encontrar o Senhor da nossa vida, para que cultivarmos mágoas, rancores, tristezas? Para que pensarmos em tirar proveito dos outros? Isso não serve de nada para o encontro com o Senhor.

O compromisso é viver vigilante, estar atento, prestar atenção nos sinais, se converter continuamente para o encontro com o Senhor. E a conversão não é aquela coisa automática que fazemos de uma hora para outra. É um processo que demanda toda a nossa vida. É exigente. É um processo que envolve todo o nosso ser. E a gente vai fazendo um passo depois do outro. Tomemos consciência. Estamos caminhando para o encontro com o Senhor da nossa vida. Por isso, trabalhemos, estejamos vigilantes, coloquemos em prática os valores do evangelho, vivamos na nossa vida, o que Jesus ensinou para cada um de nós.

Segunda fase
A segunda fase do Tempo do Advento, aquela que a gente começa no dia 16 de dezembro e vai até a noite do dia 24 de dezembro, nos prepara para a primeira vinda do Senhor, quando Ele vem na nossa humanidade, revestido da nossa fragilidade, para conceder a cada um de nós, abrir para cada um de nós, o caminho da salvação.

Este encontro com o Senhor na simplicidade, na humildade da gruta de Belém, na pobreza daquela família de Nazaré. Diante desse encontro com o Senhor, para que vamos ficar pensando em mania de grandeza? Para que a gente vai ficar querendo tirar proveito dos outros? Contemplar o Senhor na gruta de Belém, contemplar o Senhor na simplicidade do Natal tem uma força para nos converter. Então é essa a beleza do Tempo do Advento.

Símbolos
O Tempo do Advento também tem vários símbolos que nos ajudam a pensar na beleza deste período. Você aí na sua comunidade, na sua paróquia, deve ter visto a coroa do advento, quatro velas que vão sendo acesas ao longo do caminho, cada domingo, a comunidade acende uma vela nesta coroa.

Coroa do Advento
É uma tradição que remonta do século XIX, que nos serve de lembrança para a importância deste período tão relevante para nós nesse caminho de preparação e de vigilância. É um símbolo que pode ser colocado na casa de qualquer católico e é muito importante, pois além da lembrança do período do advento, ele traz para nós, mensagens importantes dentro dos símbolos dos quais está a guirlanda.

Guirlanda
É um círculo formado com a cor verde. Cada lugar organiza o seu do jeito que a comunidade lhe propõe. É aquele onde as velas são colocadas. A cor verde evoca esperança, vida e esse caminho que todos nós fazemos para o encontro com o Senhor. A guirlanda normalmente é um círculo que representa esse amor de Deus, que é infinito, assim como neste círculo não encontramos nem o início, nem o fim. Além do mais, como no círculo não existem lados diferentes, representa para nós que o amor de Deus é igual para todos. Pode ser utilizada dentro ou fora das casas, nas portas, janelas ou paredes.

Ramos verdes
O verde dos ramos na coroa do advento é a representação dessa esperança, que é renovada com a vinda do Príncipe da Paz, o Senhor da esperança que está para chegar.

Fita Vermelha
Ela representa o testemunho e o amor de Deus que nos envolve por completo. Um amor forte e infinito.

Quatro velas
As velas que compõem a coroa do advento, como os outros símbolos dentro desse ícone, sendo elas normalmente colocadas nas seguintes cores (no entanto, cada comunidade organiza da melhor maneira); a vela verde, a vermelha, a roxa (ou rosa) e a branca. As velas possuem uma ordem e elas devem ser acesas começando no primeiro domingo do Advento.

Vela Verde (1º Domingo do Advento)

Representa a esperança, que é trazida pelos profetas que anunciam a vinda do Messias.

Vela Vermelha (2º Domingo do Advento)

Representa o amor de Deus e também a Anunciação feita por João Batista.

Vela Roxa ou Rosa (3º Domingo do Advento)

Representa a alegria da chegada do Senhor que se aproxima cada vez mais.

Vela Branca (4º Domingo do Tempo do Advento)

Representa a pureza, além da luz que vem da Virgem Maria na chegada de Seu Filho, o Messias.

A cor de cada vela está relacionada com o tema do evangelho que é celebrado em cada domingo do Tempo do Advento. Isso para nos ajudar a tomar consciência da beleza deste tempo que estamos vivendo, nesta expectativa do encontro com o Senhor da nossa vida!