Diocese reza pela proteção de padres e bispos contra a Covid-19

A pandemia da Covid-19, o novo coronavírus, já causou mais de 2 milhões de mortes em todo o mundo e quase 212 mil óbitos apenas no Brasil desde o primeiro semestre de 2020 (dados atualizados no dia 20 de janeiro de 2021 – Fonte: Universidade Johns Hopkins).

Com o início da vacinação dos profissionais da área da saúde, dos grupos de risco e da população idosa, surge a esperança que essa doença que assola a humanidade seja controlada ao longo do ano de 2021.

Porém, as orientações para o cuidado e cumprimento dos protocolos sanitários, como distanciamento social; o isolamento em casa, saindo apenas quando necessário; o uso de máscaras e álcool em gel, continuam sendo fundamentais para evitar a propagação do vírus, reduzir o contágio e diminuir a lotação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) dos hospitais.

E a Diocese de Santo André permanece em oração ao nosso clero, unida com a Igreja no Brasil e no mundo, diante da realidade que também atingiu diversos padres e bispos que não resistiram às complicações da Covid-19.

Segundo artigo do site Church Pop, somente na última semana (8 a 15 de janeiro), nove bispos faleceram de Covid-19: eles tinham entre 53 a 91 anos, sendo cinco da Europa.

Quatro morreram no dia 13 de janeiro: o arcebispo de Glasgow (Escócia), Dom Philip Tartaglia, de 70 anos; o bispo da Diocese de Monze (Zâmbia), Dom Moses Hamungole, de 53 anos; o bispo emérito da Diocese de Fano-Fossombrone-Cagli-Pergola (Itália), Dom Mario Cecchini, com 87 anos; o cardeal emérito do Rio de Janeiro (Brasil), Dom Eusébio Oscar Scheid (88 anos).

O bispo de Santa Marta (Colômbia). Dom Luis Adriano Piedrahita Sandoval, faleceu aos 74 anos no dia 11 de janeiro; O bispo da Diocese de Trujillo (Venezuela), Dom Cástor Oswaldo Azuaje de Trujillo, de 69 anos, morreu no dia 8 de janeiro; O bispo da Eparquia greco-católica de Cluj-Gherla (Romênia), Dom Florentin Crihalmeanu, de 61 anos, morreu no dia 12 de janeiro; já o bispo emérito da Diocese de Zielona Góra-Gorzów (Polônia), Dom Adam Dyczkowski, morreu em 10 de janeiro aos 88 anos. Por fim, o arcebispo Oscar Rizzato morreu aos 91 anos no dia 11 de janeiro. Ele ainda atuava entre os assistentes espirituais do Vicariato da Cidade do Vaticano.

De acordo com um artigo de Catholic News Agency, 200 padres italianos morreram de Covid-19 em 2020. Esta taxa não diminuiu em 2021, já que outros 4 padres sucumbiram à doença em janeiro.

Em reportagem do Vatican News, segundo dados do 14º relatório do Centro Multimídia Católico (atualizado entre 15 a 31 de dezembro de 2020), o número oficial de mortos vítimas da Covid-19 na Igreja no México aumentou para 4 bispos, 135 sacerdotes e religiosos, 8 diáconos e 5 religiosas, num total de 152 pessoas.

No Brasil, um levantamento realizado pela Comissão Nacional dos Presbíteros (CNP), vinculada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), deve ser atualizado em breve. Na Diocese de Santo André, três padres eméritos faleceram vítimas das complicações da Covid-19: José Raschele (96 anos); José Roldan Aranaz (95 anos) e Sante Collina (81 anos).

A Diocese de Santo André presta toda solidariedade aos familiares e amigos de nossos bispos e padres que partiram para a Casa do Pai e continua em oração pelo Papa Francisco, pelos nossos bispos Pedro Carlos Cipollini (diocesano) e Nelson Westrupp (emérito), pelos sacerdotes, religiosos e bispos do mundo inteiro.