Diocese de Santo André

Dia Mundial do Braille: direitos humanos através da leitura e escrita inclusivas

O Dia Mundial do Braille é celebrado neste 4 de janeiro de 2021. A data foi estabelecida durante Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), realizada em 2018, cujo documento revela que “a plena realização dos direitos humanos e das liberdades fundamentais se baseia na promoção de uma escrita inclusiva”. Segundo a ONU, o dia também recorda o aniversário de nascimento de Louis Braille, que aos 15 anos inventou o sistema tátil de leitura e escrita para pessoas cegas ou com deficiência visual.

Em comunicado, a ONU diz que o objetivo é “aumentar a conscientização sobre a importância do braille como meio de comunicação na plena realização dos direitos humanos das pessoas cegas ou com visão parcial.”

Para a organização, é necessário incluir as pessoas que vivem com deficiência visual em todo o mundo; atualmente, existem 36 milhões de cegos e cerca de 216 milhões de pessoas vivendo com algum tipo de deficiência visual de moderada a grave.

Na Diocese de Santo André, o Setor Inclusão promoveu uma ação em prol da inclusão de cegos e pessoas com deficiência visual desde o início de 2020. Trata-se do folheto ABC Litúrgico em Braille, que visa a evangelização acessível a todos e a todas, destacando a importância de mecanismos que favoreçam o desenvolvimento de pessoas cegas ou de baixa visão, na participação das celebrações nas paróquias e também em casa, como igreja doméstica. O objetivo deste projeto é que a pessoa com deficiência visual sinta-se acolhida e plenamente integrada na comunidade. Deseja-se formar uma Diocese mais inclusiva e sensível, capaz de perceber a necessidade do outro e de aprender com ele.

A Diocese de Santo André também conta com cursos de Braille e de Orientação e Mobilidade para Pessoas com Deficiência Visual. O assessor diocesano do Setor Inclusão é o Pe. Claudio Pereira dos Santos, e a coordenadora das Pessoas com Deficiência Visual é a educadora Rosilene Pova.

Compartilhe:

Diocese de Santo André ordena nove diáconos permanentes neste sábado

LIBERDADE RELIGIOSA

Celebração marca posse do reitor da Teologia e início do ano letivo

Com reflexão sobre justiça e misericórdia, Tribunal Eclesiástico inicia Ano Judiciário

Entre o silêncio e a Palavra, retiro prepara candidatos para a ordenação diaconal

Paróquia São João Batista retoma procissão náutica em honra a Nossa Senhora dos Navegantes no Riacho Grande

Chamados a viver com coerência: Setor Juventude reúne lideranças paroquiais em formação diocesana

nomeacoes

Nomeações e provisões – 28/01/2026

Homilia Ordenação Sacerdotal | 24 de janeiro

Chamados pelo nome, entregues à Igreja: sacerdotes são ordenados no Santuário do Bonfim