Diocese de Santo André

Padre Cassiano é o novo pároco da Paróquia Nossa Senhora das Vitórias de Mauá

“Estou chegando de coração aberto para construir junto com essa comunidade paroquial um caminho, que é o caminho que já estão trilhando, o caminho de Jesus. Quero simplesmente dar com vocês, mais passos em direção ao reino e ao projeto de Deus pelo qual todos nós trabalhamos.”

Com essas palavras, Padre José Aparecido Cassiano, 49 anos, assumiu na manhã de domingo (17/01) como o novo pároco da Paróquia Nossa Senhora das Vitórias (Mauá), na Vila Nossa Senhora das Vitórias, em celebração presidida pelo bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini.

“Estou cheio de esperança, como esses tempos novos que nós vamos viver. Sem dúvidas, enfrentamos um tempo de muitas dificuldades. Mas tenho a certeza de que com Deus, iremos vencer esse tempo (de pandemia), todos os desafios e nós farão melhores como pessoas humanas”, projeta o sacerdote, no pastoreio da paróquia e suas quatro comunidades (Nossa Senhora Aparecida, Santa Rita de Cássia, São Francisco de Assis e São Judas Tadeu).

Pe. Cassiano agradeceu a Dom Pedro pelo apoio e confiança, aos seminaristas de Teologia pela convivência de cinco anos, aos padres presentes “somos uma família”, e aos fiéis das paróquias Nossa Senhora da Salete (pároco durante 3 anos) e Nossa Senhora das Graças (pároco durante 1 ano e meio) pelo companheirismo na caminhada de fé e evangelização.

O prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira, também participou da Santa Missa.

Em razão da pandemia da Covid-19, a celebração respeitou todos os protocolos sanitários de segurança com as normas de distanciamento social de 2 metros, capacidade limitada a 30% do espaço da igreja, bem como cuidados de higiene, como o uso de máscara e álcool em gel.

O padre é uma referência de Cristo para a comunidade

Se dirigindo ao Pe. Cassiano e a toda a comunidade de fiéis, Dom Pedro disse durante a homilia dominical, que o padre chega nesta paróquia para ser um servidor de Jesus e consequentemente do seu povo.

“Ninguém é padre para si mesmo. É para os outros. O serviço é para os outros. De forma que o padre vai seguindo Jesus, ouvindo a sua palavra, pastoreando o povo. A missão do padre é ser da comunidade, testemunha de Jesus, um embaixador de Cristo, alguém que sinaliza o amor e a presença de Cristo para a comunidade”, explica o bispo, ao dizer que Pe. Cassiano é um “homem de diálogo, que respeita os irmãos”.

 “Disponibilidade para ouvir e caminhar com o povo”

Pe. Cassiano, que completou 21 anos de sacerdócio no dia 15 de janeiro de 2021, confidenciou que se sente muito feliz em assumir mais essa missão em sua vida, após passagem pelas paróquias Nossa Senhora da Salete e Nossa Senhora das Graças, durante os cinco anos em que esteve à frente da Casa de Formação Teológica.

Segundo o sacerdote, a primeira ação na Paróquia Nossa Senhora das Vitórias será ouvir bastante para conhecer os paroquianos e a realidade da igreja.

“Celebrar com eles (paroquianos) a sagrada eucaristia e, claro, a partir da palavra de Deus, levar esperança para o povo, principalmente nesse momento desafiador que estamos vivendo na pandemia. A primeira atitude é ter essa disponibilidade ouvir e caminhar com o povo da paróquia”, revela.

A importância da comunicação em tempos de pandemia

As limitações para frequência nas missas em virtude do avanço da pandemia da Covid-19 fizeram com que inúmeros desafios surgissem na vida das comunidades.

“Muitas pessoas estão impossibilitadas de participar da missa, que é o ponto central da nossa fé, e mesmo assim sem essa presença física das pessoas, chegar a elas com uma palavra de alento é o principal desafio”, constata Pe. Cassiano.

Para o novo pároco, a comunicação se tornou uma ferramenta fundamental. “Aprender a usar os meios de comunicação da internet, o Facebook, o Youtube, todos esses instrumentos que talvez num tempo de normalidade a gente não tenha acesso, mas agora na época da pandemia tem que reaprender e evangelizar através dessas possibilidades”, comenta.

Rito da posse

Participaram da posse do Pe. Cassiano, o Pe. Clayton Ramos Costa (pároco da Paróquia Nossa Senhora das Navegantes, em Diadema) e o Pe. Camilo Gonçalves Lima (secretário episcopal), que cerimoniou durante o rito de posse.

Após a leitura de provisão de posse realizada pelo seminarista de Teologia, Jorge Luís Gomes Bonfim, o novo pároco realizou a profissão de fé e a Renovação das Promessas Sacerdotais diante de Dom Pedro, a fim de manifestar a disposição de cooperar com o bispo e a Diocese de Santo André, trabalhando em comunhão com todo o clero, o povo e cuidando com zelo da paróquia que está sendo entregue a ele. Logo após, Pe. Cassiano recebeu o Livro das Sagradas Escrituras, antes da homilia de Dom Pedro, e os símbolos que evidenciam o serviço do padre junto ao povo que lhe é confiado: as chaves da igreja e do sacrário, a jarra batismal e a estola roxa. Dom Pedro explicou a importância deste ato, apresentando a necessidade do padre-pastor na Paróquia, tanto no quesito pastoral como no administrativo. Em seguida, o sacerdote fez o juramento de fidelidade.

Neste momento, o bispo declara oficialmente Pe. Cassiano como novo pároco da Paróquia Nossa Senhora das Vitórias, sendo aclamado pelos paroquianos locais que participaram da Santa Missa. O rito de posse foi finalizado com a leitura da Ata que fora assinada pelo bispo Dom Pedro Carlos Cipollini, pelo Pe. Cassiano, demais padres presentes e alguns leigos.

Sobre o novo pároco

Nome completo: Pe. José Aparecido Cassiano

Data de Nascimento: 23/09/1971 (49 anos)

Cidade natal: São Paulo (SP)

Entrada no Seminário:  fevereiro de 1993

Ordenação Diaconal: 1999

Ordenação Sacerdotal: 15 de janeiro de 2000

Atuação nas paróquias: atuou na Paroquia São Sebastião, na cidade de Arenápolis (MT); como pároco das paróquias Santa Luzia e São Carlos Borromeu (Região Santo André – Centro); Nossa Senhora de Guadalupe (Região São Bernardo – Anchieta); Nossa Senhora da Salete e Nossa Senhora das Graças, ambas na Região Santo André – Leste, antes de assumir a Nossa Senhora das Vitórias, em Mauá.

Atuação em comissões e assessorias diocesanas: atuou como reitor do Seminário de Teologia durante cinco anos (novembro de 2015 a dezembro de 2020) e assessor regional para Catequese.

 

Crédito das fotos: Antônio Testa (Pascom Nossa Senhora das Graças – Santo André)

Compartilhe:

Missas de Finados: veja a programação das missas nos cemitérios das Sete Cidades do Grande ABC

nomeacoes

Decretos e Provisões – 01/11/2024

Encontro Diocesano da Pastoral da Acolhida fortalece a missão de serviço e espiritualidade

23º Encontro Diocesano de Formação com Catequistas do Batismo reflete a Iniciação da Vida Cristã e o Caminho do Espírito

Documento final da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo é publicado

“Amou-nos”, a Encíclica do Papa sobre o Sagrado Coração de Jesus

Aparecida Severo, leiga consagrada da diocese, está em missão em Tefé: “Dar da minha pobreza sem limites de espaço e de tempo”

Caminhando na Pequena Via: Vigília da Juventude inspira esperança

Em coletiva do Sínodo, Dom Pedro Cipollini fala da necessidade de três conversões: espiritual, pastoral e de estruturas

Mundo visto daqui