Diocese de Santo André

Padre Geraldo assume como pároco da Paróquia Santa Luzia, Virgem e Mártir em SBC

“São Francisco de Assis dizia: “aqui ainda me sinto um forasteiro e um peregrino, mas quero ser dessa casa, quero estar com vocês!” Vou fazer o possível para amar vocês, para caminhar com vocês. Não estou aqui por obrigação, mas estou aqui por meu dever de padre, onde Deus quer que eu esteja.”

Citando a sua essência franciscana, Padre Geraldo dos Santos, 52 anos, foi acolhido pelos fiéis na noite de domingo (17/01) como  pároco da Paróquia Santa Luzia, Virgem e Mártir (Região São Bernardo – Anchieta), no Jardim Thelma, durante a Santa Missa presidida pelo bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini. Ele sucede o Pe. Rudnei Sertório, que atuava como administrador paroquial e assumiu no último sábado (16/01) como pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças (Região Santo André – Leste). Visivelmente emocionado, Pe. Geraldo agradeceu primeiramente a Deus pela vida e pelo chamado; a Dom Pedro e aos padres presentes pelo apoio e companheirismo; pela presença fraterna das religiosas; e principalmente pela família, representada por sua mãe (dona Clarisse), por entender e compreender a sua vocação.

O presbítero citou muitas pessoas importantes que conheceu ao longo da vida nas paróquias onde cumpriu a sua missão. “Conquistei pai, mãe, irmãos e filhos. Acredito que a última paróquia que a gente sai é a mais difícil. E para mim, foi tão difícil dizer adeus para a Paróquia Nossa Senhora das Vitórias. Vocês sabem o quanto eu amo vocês e o quanto vão fazer falta em minha vida”, confessa. De sua entrada na Província dos Capuchinhos de São Paulo à formação como frei, Pe. Geraldo não esquece de suas raízes e faz questão de mencionar uma frase sobre São Francisco de Assis para ilustrar seu carisma franciscano na presente e futura convivência com os irmãos e irmãs da Santa Luzia, Virgem e Mártir, que completará 3 anos de caminhada como paróquia no dia 8 de julho de 2021, e suas quatro comunidades São José Operário; Nosso Senhor do Bonfim; Nossa Senhora de Fátima e Santa Rita de Cássia.

“São Francisco quando estava morrendo olhou para os irmãos e disse: “quase nada fizemos ainda, falta muita coisa para fazer”. E eu falo para vocês da Paróquia Santa Luzia Virgem e Mártir: nada fizemos, ainda temos muito a fazer. Muito obrigado (pela acolhida). Paz e bem”, conclui. O vice-prefeito de São Bernardo do Campo, Marcelo Lima, também prestigiou a celebração.

Em razão da pandemia da Covid-19, a celebração respeitou todos os protocolos sanitários de segurança com as normas de distanciamento social de 2 metros, capacidade limitada a 30% do espaço da igreja, bem como cuidados de higiene, como o uso de máscara e álcool em gel.

*

“Padre Geraldo é um presente de Deus para a diocese”
Em uma palavra direcionada aos fiéis presentes na Santa Missa, Dom Pedro revelou que Pe. Geraldo foi um “presente de Deus para a Diocese de Santo André”. “Era religioso de uma congregação e vestiu a camisa do clero diocesano, participando com alegria e fiquei muito admirado porque quando ele foi transferido de Mauá, onde ele é muito querido, disse para o povo que não foi o bispo que o tinha transferido, mas sim Deus”, revela.
“Isso só comprova e mostra a fé dele. Um padre de fé é uma maravilha! Vamos louvar a Deus por esse espírito de serviço, de obediência e de amor ao próximo do Pe. Geraldo, que é tudo fruto do amor a Cristo. Cristo é tudo para o padre”, atesta Dom Pedro.
*

Caminhada inspirada no Sínodo Diocesano
Sobre a primeira ação ao assumir a paróquia, Pe. Geraldo acredita que todo padre tem que dialogar e ouvir o povo quando chega em uma nova casa. “Porque eles têm uma realidade já, de algum tempo de caminhada, tanto pastoral como de igreja eclesial. Então, ouvir o que eles têm a me dizer, ajustar algumas coisas”, avalia. “Mas principalmente animá-los a continuar fazendo desta igreja local, uma igreja onde o povo seja bem recebido e bem acolhido, como é o desejo do nosso sínodo (diocesano)”, complementa.
*

Conhecer e cuidar do povo de Deus
Em relação aos desafios de ser sacerdote nesta época de pandemia, Pe. Geraldo revela algo inusitado que ocorreu durante uma reunião com o pessoal da liturgia para preparação da Santa Missa.

“Estava todo mundo de máscara, mas como estou chegando não conheço o rosto de ninguém. Então, quando um ia falar, eu dizia para não falar nada antes e abaixar a máscara para eu ver o seu rosto. Sei o nome, mas não sei quem está por trás da máscara. Então, acho que o desafio é conhecer as pessoas”, confidencia. Outro grande desafio é fazer com que as pessoas prossigam o cumprimento de todos os protocolos sanitários para evitar a proliferação do vírus, mesmo com a chegada da vacina neste ano de 2021. “O cuidado é muito importante, uma vez que o contágio pelo vírus gera muita preocupação. Então é conscientizar por meio de uma igreja com distanciamento social, uso de máscara, muito álcool em gel, e não desanimar, não se entregar. Tem que olhar para frente e caminhar!”, aponta.
*

Rito da posse

Participaram da posse do Pe. Geraldo, o Pe. Gonise Portugal da Rocha (coordenador da Região Pastoral São Bernardo – Anchieta e pároco da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, na mesma região), o Frei Rafael Gomes da Silva (administrador paroquial da Paróquia São João Batista, na Região São Bernardo – Anchieta), o Pe. Eanes Roberto de Lima (pároco da Paróquia São Cristóvão, em Primavera do Leste (MT)) e o Pe. Camilo Gonçalves Lima (secretário episcopal), que cerimoniou durante o rito de posse. Após a leitura de provisão de posse realizada pelo Frei Rafael, o novo pároco realizou a profissão de fé e a Renovação das Promessas Sacerdotais diante de Dom Pedro, a fim de manifestar a disposição de cooperar com o bispo e a Diocese de Santo André, trabalhando em comunhão com todo o clero, o povo e cuidando com zelo da paróquia que está sendo entregue a ele.

Logo após, Pe. Geraldo recebeu o Livro das Sagradas Escrituras, antes da homilia de Dom Pedro, e os símbolos que evidenciam o serviço do padre junto ao povo que lhe é confiado: as chaves da igreja e do sacrário, a jarra batismal e a estola roxa. Dom Pedro explicou a importância deste ato, apresentando a necessidade do padre-pastor na Paróquia, tanto no quesito pastoral como no administrativo. Em seguida, o sacerdote fez o juramento de fidelidade. Neste momento, o bispo declara oficialmente Pe. Geraldo como novo pároco da Paróquia Santa Luzia, Virgem e Mártir, sendo aclamado pelos paroquianos locais que participaram da Santa Missa. O rito de posse foi finalizado com a leitura da Ata que fora assinada pelo bispo Dom Pedro Carlos Cipollini, pelo Pe. Geraldo, demais padres presentes e alguns leigos.
*

Sobre o novo pároco:

Nome completo: Pe. Geraldo dos Santos
Data de Nascimento: 26/11/1968 (52 anos)
Cidade natal: Assis (SP)
Entrada no Seminário:  5 de fevereiro de 1998 (Província dos Capuchinhos de São Paulo)
Ordenação Diaconal: 19 de dezembro de 2004
Ordenação Sacerdotal: 18 de junho de 2005
Atuação nas paróquias: atuou na Paróquia Bom Jesus do Abunã, na cidade de Plácido de Castro (AC); Paroquia Nossa Senhora das Dores, na cidade de Cândido Mota (SP); três anos como promotor vocacional da Província dos Capuchinhos, Paroquia Imaculada Conceição, na cidade de Birigui (SP); Paróquia Santo Antônio da Vila Alpina, na cidade de Santo André (SP); e nos últimos três anos esteve à frente da Paróquia Nossa senhora das Vitórias, na cidade de Mauá (SP)
Atuação em comissões e assessorias diocesanas: atua como coordenador diocesano da Campanha da Fraternidade desde junho de 2018.
*

Fotos: Denivaldo Oliveira (Pascom Santa Luzia, Virgem e Mártir – São Bernardo)

Compartilhe:

Leão XIV: um Papa que nasce da escuta e da esperança

A vida e história de Papa Leão XIV: Robertum Franciscum Prevost

CARPINTEIRO DE NAZARÉ

Padre Marcos Vinicius, em entrevista ao Diário do Grande ABC, fala sobre o legado de Papa Francisco e o processo de sucessão papal

Jovens lotam santuário em missa dedicada ao Beato Carlo Acutis

Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima celebra 50 anos de história no Ferrazópolis

RH da Diocese promove ação de conscientização ambiental com colaboradores da Cúria

nomeacoes

Nomeações e provisões – 23/04/2025

“Tudo é novo, Senhor”, Diocese de Santo André celebra Missa em Sufrágio pelo Papa Francisco

Nota de Pesar pelo Falecimento do Papa Francisco