Diocese de Santo André

Retiro dos seminaristas chega ao fim com mensagem de esperança e confiança no chamado

De 1º a 4 de julho, os seminaristas das três casas de formação da Diocese de Santo André viveram dias de silêncio, escuta e oração profunda durante o retiro anual, realizado no Centro de Espiritualidade Mary Ward, em Itapecerica da Serra.

O momento de espiritualidade foi conduzido pelo padre Rafael Santos, reitor do Seminário da Diocese de Barra do Garças (MT), que refletiu com os seminaristas o tema da esperança — uma virtude essencial para aqueles que se preparam para o ministério ordenado.

A cada meditação, padre Rafael abordava uma dimensão diferente da esperança: esperança na humanidade, na Igreja, em Deus, no seminário e no sacerdócio. Com firmeza, recordou que não é possível ser padre sem esperança, pois é ela quem sustenta a vocação nos tempos de provação e fortalece a confiança no chamado.

Além das pregações, os seminaristas participaram diariamente da oração da Liturgia das Horas, da Celebração da Eucaristia e dos chamados “desertos espirituais” — momentos de silêncio e oração pessoal, em que cada um foi convidado a escutar a voz de Deus. Ao final de cada dia, a partilha na Comunhão de Almas revelava a ação de Deus na história vocacional de cada irmão.

Na quinta-feira, a oração das Vésperas solenes com bênção do Santíssimo Sacramento trouxe um clima especial de reverência e intimidade com Cristo Eucarístico.

O retiro foi encerrado na manhã de sexta-feira (4), com a Santa Missa votiva pelas vocações, presidida por Dom Pedro Carlos Cipollini. O bispo refletiu sobre a fidelidade de Abraão, que não permitiu que seu filho retornasse à antiga terra, e sobre o desprendimento de Rebeca, que confiou na palavra do servo e partiu para encontrar Isaac. Ambos, movidos pela fé, acolheram a promessa de Deus com coragem.

Inspirando-se neles, Dom Pedro exortou os seminaristas a trilharem o caminho do sacerdócio com confiança, entrega e fidelidade ao Evangelho, sempre dispostos a dizer sim ao chamado de Cristo.

Seguimos em oração pelos nossos seminaristas, para que sejam configurados cada vez mais ao Coração do Bom Pastor — homens de esperança, guiados pelo Espírito e cheios do desejo de servir ao povo de Deus com alegria e fidelidade.

Compartilhe:

Forania Mauá reúne mais de 5 mil fiéis na Solenidade de Corpus Christi

Crianças e adolescentes da IAM vivem Jornada Nacional em São Bernardo

Pastoral Familiar participa do 16º Simpósio Nacional das Famílias em Aparecida

Semana Diocesana de Comunicação reflete sobre presença humana, tecnologia e missão pastoral

A ESPERANÇA: É POSSÍVEL?

COMIDI reúne representantes paroquiais em formação missionária na Basílica Menor

nomeacoes

Decretos e Provisões – 22/05/2026

Legião de Maria celebra 70 anos de missão na Diocese de Santo André

No Grande ABC, diferentes vozes se unem pela paz mundial

Serviço de Fraternidade e Partilha reúne agentes das pastorais sociais da Diocese