Padre Odair Gonçalves assume Paróquia Nossa Senhora do Bom Parto em Santo André

“Para mim é uma alegria imensa estar nesta comunidade. Por outro lado, já  me sinto acolhido aqui na Paróquia Nossa Senhora do Bom Parto pela simplicidade de vocês. Todos os padres que passaram por aqui foram felizes. Aqui é uma paróquia feliz. Como o coração de vocês me pertence, o meu coração pertence também a cada um de vocês.”

Com o discurso de fortalecer um vínculo de amizade e de uma verdadeira família em sua nova casa, Pe. Odair Gonçalves Bezerra, 46 anos, pretende escrever mais um capítulo junto aos paroquianos na história da Paróquia Nossa Senhora do Bom Parto (Região Santo André  – Utinga), na Vila Clarice, ao tomar posse na noite de domingo (21/02), do ofício de administrador paroquial. O rito foi presidido pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, antes da celebração da Santa Missa. Com a experiência de 15 anos de sacerdócio, Pe. Odair esteve à frente da Paróquia São João Batista (Região Santo André – Utinga) durante uma década e agora assume a nova missão com entusiasmo e perseverança. Segundo o presbítero, a primeira ação será o conhecimento da realidade paroquial. “E por sua vez humana, bem como ouvir os anseios, desejos e perspectivas deste novo povo”, projeta.

Nestes tempos de pandemia da Covid-19, o sacerdote acredita que também é um período de se “reinventar e ressignificar métodos eficientes e eficazes para que haja uma profunda espiritualidade de uma verdadeira igreja doméstica”, cita.

Pe. Odair, que sucede o Pe. Alexandre Cruz da Silva (que atuou durante sete meses na paróquia e solicitou licença para tratamento de saúde) agradeceu ao bispo diocesano pela oportunidade de exercer o ministério a serviço do povo de Deus, aos padres amigos de caminhada, aos fiéis da Paróquia São João Batista, da Paróquia Nossa  Senhora do Bom Parto e da Comunidade Santa Isabel.

Em razão da pandemia da Covid-19, o rito de posse e a celebração respeitou todos os protocolos sanitários de segurança com as normas de distanciamento de 2 metros entre as pessoas, capacidade limitada a 30% do espaço da igreja, bem como cuidados de higiene, como o uso de máscara e álcool em gel.

A importância do padre para a comunidade

O bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini reiterou a importância da figura do padre para a paróquia. “Ele é o ministro do perdão em nome de Jesus “in Persona Christi”, que na pessoa do padre, Cristo dá o seu perdão. Então, veja como é grandiosa a missão do padre”, destaca.
“Espero que vocês possam receber bem o Pe. Odair, como receberam os outros padres aqui, nessa comunidade dinâmica, cheia de boa vontade, de participação. Que ninguém desanime. Tenham coragem! Não deixem a chama da fé se apagar. O padre veio para servir e que vocês tenham o coração aberto para acolhê-lo”, complementa Dom Pedro.
Participaram da posse do Pe. Odair, o Frei Nestor Marin (pároco reitor do Santuário Senhor do Bonfim, na Região Santo André – Utinga), o Pe. Giacomo Pellin, e o Pe. Camilo Gonçalves Lima (secretário episcopal), que cerimoniou durante o rito de posse.

Rito da posse
A leitura da provisão de posse do Pe. Odair foi realizada pelo Frei Nestor. Logo após ocorreu a Renovação das Promessas Sacerdotais e a entrega dos símbolos que evidenciam o serviço do padre junto ao povo que lhe é confiado: as chaves da igreja e do sacrário, a jarra batismal e a estola roxa. Dom Pedro explicou a importância deste ato, apresentando a necessidade do padre-pastor na Paróquia, tanto no quesito pastoral como no administrativo.

Neste momento, o bispo declara oficialmente Pe. Odair como o novo administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Bom Parto, sendo aclamado pelos paroquianos locais. Pe. Odair  assinou a ata, que também fora assinada por Dom Pedro, padres presentes e alguns leigos.

Sobre o novo administrador paroquial
Nome completo:
Pe. Odair Gonçalves Bezerra
Data de Nascimento: 25/10/1974 (46 anos)
Cidade natal: Malhada (BA)
Data de entrada no seminário: 02/02/1998
Ordenação Diaconal: 14/05/2005
Ordenação Sacerdotal: 19/11/2005
Atuação nas paróquias: Sagrado Coração de Jesus e Santo Antônio, ambas na cidade de São Caetano do Sul; Nossa Senhora do Rosário e Nossa Senhora das Graças (ambas na Região Santo André – Leste) e São João Batista (Região Santo André – Utinga); no dia 21 de fevereiro de 2021 assumiu como pároco da Paróquia Nossa Senhora do Bom Parto (Região Santo André – Utinga).
Atuação em comissões e assessorias diocesanas: atuou na assessoria diocesana da Pastoral Vocacional e atualmente é assessor da Catequese dos Pais e Padrinhos do Batismo.

Fotos: Fabiana de Mesquita Rodrigues e Mônica Manzoni (Pascom – Paróquia Nossa Senhora do Bom Parto)