Diocese de Santo André

Um convite de Deus

Mensagem por ocasião do início da Quaresma

Meus caríssimos irmãos e irmãs, a todos paz e alegria em Cristo Jesus.

Iniciando o período da Quaresma venho recordar que, vivenciar este período implica dispor-se à preparação para celebrar a Páscoa. Exige de nós clareza sobre algumas verdades essenciais de nossa fé.

Primeiramente, recordemos do grande amor de Deus que o levou a criar o mundo e nele colocar o ser humano, criado à sua imagem e semelhança e com o qual Deus fez “aliança”. Mas o pecado vem romper esta aliança, transformando nossa vida em egoísmo, em rejeição do amor de Deus e do próximo. O pecado é uma relação negativa com Deus e com os irmãos.

Caído no pecado, ao rejeitar o amor de Deus, fechar-se ao amor para com o próximo, rompendo os laços de solidariedade fraterna, a pessoa caminha para sua auto- destruição. Na compreensão cristã o pecado é infidelidade e injustiça.

Pois bem, o período quaresmal vem nos convocar para um momento intenso de reflexão e penitência. O nosso batismo que nos consagrou ao seguimento de Jesus é nossa referência. É ponto de partida para nos reerguermos e recomeçar sempre o caminho da conversão.

Para tanto, a Igreja nos propõe: a) Escutar mais a Palavra de Deus; b) Recordar de nosso Batismo e no que ele implica; c) Preparar-se bem e vivenciar o sacramento da Penitência ou Reconciliação e, finalmente “dar-se à oração com mais insistência, para a celebração do mistério pascal” (SC 109).

Todos nós recebemos um convite de Deus neste período. É o convite a acolher e ouvir seu Filho bem amado, Jesus Cristo, nosso Senhor. Seguindo intensamente seus passos na sua paixão e morte, neste período penitencial, poderemos chegar com ele à vitória da ressurreição que é luz e vida pascal.

Acolhamos com humildade e gratidão o convite de Deus, vamos nos dispor a acolher a graça de Deus que pode transformar nosso coração. Para isso desejo vos abençoar com amor de pai e pastor.

Dom Pedro Carlos Cipollini
Bispo de Santo André

Compartilhe:

nomeacoes

Decretos – 12/11/2025

Encontro Diocesano da Pastoral da Acolhida reúne agentes no Santuário Senhor do Bonfim

Aos 19 anos da Pastoral da Pessoa Idosa, catedral reúne agentes e celebra missão de cuidado

Com o livro dos 70 anos em mãos, Diocese de Santo André participa da abertura do 16º Congresso de História

Dez foranias, um mesmo caminho: preparação para a Assembleia Diocesana

nomeacoes

Nomeações e provisões – 05/11/2025

“A vida não acaba aqui”: Dom Pedro preside as missas de Finados em Santo André e Rio Grande da Serra

Altar da Comunidade Mãe Rainha e São Bernardo, da Paróquia Imaculada Conceição (Matriz de Diadema) é abençoado

Nota sobre o Halloween de Dom Julio Endi Akamine

RECORDAR OS FALECIDOS