Diocese de Santo André reforça campanha por mais vacinas para a população

Sempre defendendo o direito à vida em primeiro lugar, a Diocese de Santo André reforça a campanha para que mais vacinas estejam à disposição da população, a fim de que o Plano Nacional de Imunização acelere o cronograma com o objetivo de superar a pandemia o mais rápido possível.

Dados do consórcio de veículos da imprensa (levantamento diário realizado junto às secretarias de saúde) divulgados nesta quarta-feira (17/03) registraram que o país já aplicou a primeira dose da vacina em 107 milhões de pessoas, o que representa 5,06% da população total; no entanto, o número de pessoas que receberam a segunda dose é de 3,9 milhões (1,85% da população). Portanto, a urgência para a compra e a produção de mais vacinas no país é prioridade para evitar mais vidas perdidas (mais de 285 mil confirmadas até o dia 17 de março) e conter o agravamento da pandemia. Contudo, é necessário relembrar que todas as medidas sanitárias de distanciamento e isolamento social, uso de máscaras, lavagem das mãos com água e sabão rotineiramente ou utilização de álcool em gel permanecem mesmo após a vacinação.

Vacina para todos

No dia 21 de janeiro deste ano, o bispo diocesano e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), Dom Pedro Carlos Cipollini, divulgou um vídeo endossando o apoio da Igreja Católica no Grande ABC em relação ao acesso à vacinação para todos, a fim de superar a pandemia da Covid-19 no país.

“Nunca na história da humanidade, assim em tão pouco tempo as vacinas estiveram à disposição, Deus manda através da inteligência do homem, da ciência, o recurso necessário para combater a pandemia”, afirma. Contra qualquer tipo de negacionismo e revelando a urgência de mais  insumos chegarem ao Brasil, Dom Pedro destaca “que todos devemos agradecer a Deus e usar o recurso que Ele nos manda, que é a vacina. Vacine-se você também. É necessário”, ressalta.

Ação ética

Em entrevista concedida ao programa “Tg5”, da televisão italiana, no dia 9 de janeiro, o Papa Francisco disse: “Eu creio que eticamente todos devem tomar a vacina. Não é uma opção, é uma ação ética. Porque está em risco a sua saúde, a sua vida, mas também a vida dos outros”, ressalta o sumo pontífice.

Na Diocese de Santo André

Sacerdotes, irmãs de congregações religiosas e leigos acima dos 75 anos já estão sendo imunizados, de acordo com o calendário de vacinação disponibilizado pelo governo do estado de São Paulo. É o caso dos padres eméritos Antônio Moura da Silva, 84 anos, que recebeu a primeira dose no dia 20 de fevereiro, no posto drive-thru da Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André),na cidade andreense, e se prepara para ser imunizado com a segunda dose no próximo sábado (20/03). “É bem tranquilo. Não tem dor. Pelo contrário. Vacinar-se é salvar vidas!”, garante; de Walfrides José Praxedes, 86 anos, que foi vacinado em São Bernardo; e de David Vantroba, 88 anos, que recebeu as doses em São Caetano. O bispo emérito Dom Nelson Westrupp, 81 anos, também foi imunizado contra a Covid-19.

Irmãs religiosas também começaram a participar da campanha de vacinação desde o mês passado: primeira consagrada na Ordem das Virgens da Diocese de Santo André no ano de 1993,  Irmã Wilma Carvalho faz parte da história da Diocese de Santo André. Com 85 anos de idade, ela já recebeu as duas doses da vacina (a segunda, no dia 13 de março). “Louvado seja Deus pelo dom da vida e da ciência”, frisa.

Já a Irmã Adriana Rubino, 84 anos, da Congregação das Pias Operárias de São José , de São Bernardo, pediu confiança a todos no enfrentamento à pandemia, pois Deus concedeu inteligência aos cientistas. “Sejamos sempre a favor da vida. Não tenhamos medo. Vacina já!”, conclama.

Da Congregação das Irmãs Franciscanas Missionárias de Assis, Carolina Ripani, 90 anos; Victalina Raineri, 83 anos; Vitória Batistela, 78 anos; e Maria Joaquina Canto Gomes César, 77 anos, também foram imunizadas em Santo André.

No Lar Nossa Senhora das Mercedes, em São Caetano, cerca de 100 pessoas, entre idosas, irmãs e funcionários, já receberam a imunização com as duas doses da vacina.

Nesta quinta-feira (18/03), Ribeirão Pires já inicia a vacinação para as pessoas entre 72 a 74 anos. A partir desta sexta-feira (19/03), as cidades de São Bernardo e São Caetano começam o agendamento e a aplicação da vacina para idosos nesta faixa etária. Santo André, no próximo sábado (20/03).