O Ano “Família Amoris Laetitia” é uma iniciativa anunciada pelo Papa Francisco no domingo da Sagrada Família de 27 de dezembro de 2020 e teve sua abertura realizada no último 19 de março deste ano de 2021, Dia de São José, data essa que coincide com o aniversário de 5 anos da Exortação Apostólica, sendo que o encerramento deste mesmo ano será em 26 de junho de 2022, durante o X Encontro Mundial da Família que acontecerá em Roma e será presidido pelo Santo Padre.
Também em paralelo estamos vivenciando o Ano de São José, onde o Papa Francisco foi motivado pela comemoração dos 150 anos em que o santo foi declarado padroeiro da Igreja Católica. O anúncio aconteceu a partir da publicação da Carta Apostólica Patris Corde, do Papa Francisco. O ano de São José teve seu início no dia 8 de dezembro de 2020 (Solenidade da Imaculada Conceição) e seu encerramento será em 8 de dezembro de 2021.
Todos os cristãos são convidados a vivenciar o Ano “Família Amoris Laetitia” e o “Ano de São José” com o compromisso de chegar a todas a famílias no mundo, a partir de iniciativas que possam pautar a valorização da vida, do matrimônio e da família. Iluminados pelas virtudes deste santo que na bíblia sempre aparece como homem Justo, temente a Deus, protetor de Jesus e de Maria, queremos com a luz de São José retomar e nos aprofundar ainda mais na Exortação Apostólica Amoris Laetitia do Papa Francisco, que tem um conteúdo inesgotável de aprendizado, principalmente para nós que assumimos a partir de nosso matrimônio, o compromisso de nos tornarmos verdadeiras Igrejas Domésticas.
Para melhor vivenciarmos este ano no Brasil, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), a partir da Comissão Episcopal para a Vida e Família está preparando vasto material, a partir de subsídios, programações online, com conteúdo especial voltados para o aprofundamento e discussões com formato prático e objetivo, e assim colocar em prática nas paróquias e dioceses, a Exortação Apostólica Amoris Laetitia.
Em nossa Diocese contaremos também com uma programação específica articulada pela Pastoral Familiar, em conjunto com todo Setor Família (Equipes de Nossa Senhora, Comissão em Defesa da Vida, Comunidade Famílias Nova, Encontro de Casais com Cristo, Movimento Familiar Cristão e Movimento das Famílias – RCC) e apoiada pelo Vicariato para a Pastoral, na pessoa do Pe. Joel Nery. Também contaremos com o apoio do Centro Pastoral Diocesano e Departamento de Comunicação.
*Artigo por Claudenice Gomes Caliari e Aparecido Donizete Caliari
Coordenadores diocesano da Pastoral Familiar