Defendendo a vida em primeiro lugar e colaborando para que a população seja imunizada o mais rápido possível, a Paróquia São João Batista, da Diocese de Santo André, se tornou um dos pontos de vacinação contra a Covid-19, em São Bernardo.
Rumo à imunização
Rosa Marsola Machado, 72 anos, recebeu a primeira dose da vacina no dia 19 de março, na Paróquia São João Batista, no Bairro Rudge Ramos, em São Bernardo. “Fiquei muito contente e feliz. Agradecendo a Deus por eu ter tomado a vacina e já estamos a meio caminho andado. Agora, no aguardo da segunda dose (em abril)”, cita a integrante da pastoral de rua do Santuário Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Paulicéia.
A Paróquia São João Batista fica localizada na Praça São João Batista, 01 – Rudge Ramos, em São Bernardo. O local continuará como ponto de vacinação ao longo de toda a campanha de imunização contra a Covid-19. Nesta quinta-feira (1º/04), das 8h às 16h, os idosos entre 69 e 71 anos recebem a primeira dose. Já os idosos entre 77 e 79 anos já podem agendar a segunda dose. Fique atento ao calendário de vacinação na cidade e faça o agendamento: clique aqui.
Oração pelos idosos
E na Capela São Vicente de Paulo da Casa São Vicente, em São Bernardo, aconteceu na manhã do dia 11 de março, a reza da Via-Sacra com os idosos já contemplados com a segunda dose da vacina. A atividade foi presidida pelo assessor espiritual da Casa e pároco da Paróquia São Benedito, Pe.Antônio Fernandes. A Capela São Vicente permanece fechada sem missas e encontros durante a pandemia, por proteção aos idosos que residem no local.
Da Paróquia São Benedito, Diva Vieira da Costa, 79 anos, tomou a dose inicial no dia 3 de março e seria contemplada com a segunda dose nesta terça (30/03). “Me senti aliviada, menos angustiada da situação em que vivemos, com esperança de um mundo mais saudável em breve”, relata a voluntária da secretaria da paróquia.
Situação atual da pandemia
Dados do consórcio de veículos da imprensa (levantamento diário realizado junto às secretarias de saúde) divulgados nesta segunda-feira (29/03) registraram que o Brasil aplicou ao menos uma dose da vacina em 16.258.743 milhões de pessoas, o que corresponde a 7,68% da população total; no entanto, o número de pessoas que receberam a segunda dose é de 4.819.324 milhões (2,28% da população).
Portanto, a urgência para a compra e a produção de mais vacinas no país é prioridade para evitar mais vidas perdidas (quase 314.268 confirmadas até o dia 29 de março) e conter o agravamento da pandemia. A média móvel de mortes no país chegou a 2.655, em relação aos últimos sete dias, um triste recorde..
Contudo, é necessário relembrar que todas as medidas sanitárias de distanciamento e isolamento social, uso de máscaras, lavagem das mãos com água e sabão rotineiramente ou utilização de álcool em gel permanecem mesmo após a vacinação.
Interior da Paróquia São João Batista – Foto: Padre Paulo Afonso
Leia também:
Diocese de Santo André apoia vacinação para todos: vacinar-se é necessário, reforça Dom Pedro
Bispo emérito, Dom Nelson Westrupp recebe à 1ª dose da vacina contra a Covid-19