Diocese de Santo André

Padre Marcos Vinícius é o novo pároco da Paróquia São Camilo de Léllis em Santo André

“Para mim, o amor de Deus derramado sobre cada um de nós, e uma vez a gente transbordando desse amor é justamente esse amor transbordante de Deus que eu quero partilhar com a comunidade.”
Relembrando o lema de sua ordenação presbiteral “Se eu não tivesse amor, nada seria” (1 Cor 13), Pe. Marcos Vinícius Wanderlei da Silva, 34 anos, assumiu na noite de sábado (13/03) como o novo pároco da Paróquia São Camilo de Léllis (Região Santo André  – Utinga), no Bairro Camilópolis, durante o rito de posse presidido pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, antes da celebração da Santa Missa.

Será a primeira vez que ele atuará nesta função em dois anos e sete meses como sacerdote na Diocese de Santo André. Pe. Marcos agradeceu a acolhida dos paroquianos locais e a convivência pastoral de dois anos como administrador paroquial da Paróquia São Geraldo Magella (Região Santo André – Leste). “Venho com o coração aberto para estar no meio de vocês. Nos apegamos as pessoas, fazemos amizades por onde passamos. Como eu aprendi a amar a Paróquia São Geraldo Magella, tenho certeza que também aprenderei a amá-los e vamos construindo essa caminhada em conjunto”, prevê Pe. Marcos, que demonstrou gratidão ao Pe. Flávio Gomes de Alcântara (que assumiria no domingo, a Paróquia Santo Antônio, em São Caetano) por todo apoio prestado durante a transição em torno de uma semana.
*

A amizade como alicerce da vida pastoral

Recém empossado como pároco, Pe. Marcos disse antes do final da celebração que atuará com muita tranquilidade e serenidade na condução dos trabalhos pastorais com os movimentos e toda a comunidade.  “Não tenham preocupações se vou mudar algo. Quero conhecê-los melhor primeiro, fazer parte desta família, porque vim me integrar à comunidade, e não fazer da comunidade minha cara e semelhança, mas que vocês sejam e continuem a ser como sempre foram a face de Deus. Já estou me sentindo muito acolhido e pouco a pouco nós vamos construindo essa amizade”, sintetiza.
Em razão da pandemia da Covid-19, o rito de posse e a celebração respeitaram todos os protocolos sanitários de segurança com as normas de distanciamento de 2 metros entre as pessoas, capacidade limitada a 30% do espaço da igreja, bem como cuidados de higiene, como o uso de máscara e álcool em gel.
*

O amor a Deus em tempos de pandemia
Antes da leitura da ata de posse, o bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini reiterou que a nomeação de um pároco é cercada de muito cuidado, pois é uma tarefa de muita responsabilidade estar diante de uma comunidade como a representação do Bom Pastor. “Nós conhecemos as pessoas justamente nos momentos de crise, quando mostramos o nosso amor a Deus e o nosso valor nas situações difíceis”, aponta Dom Pedro, ao referendar a chegada do Pe. Marcos Vinícius à nova comunidade. “Pe. Marcos é uma pessoa de coração manso, mas de muita coragem. Peço que tenham o coração aberto para acolhê-lo, colaborem com o seu ministério. Não é ele só que recebe o rebanho para cuidar, mas esse rebanho recebe uma vocação sacerdotal para ser cuidada também, com oração e adesão fraterna”, sintetiza o bispo. “Que Deus continue iluminando a caminhada desta comunidade paroquial, que é muito querida na diocese toda pelo modo que sempre trataram os padres e o carinho com que receberam os pastores que foram enviados para administrar essa paróquia”, complementa Dom Pedro.

Participaram da posse do Pe. Marcos, os padres Eduardo Calandro (coordenador da Região Pastoral Santo André – Utinga), Rudnei Sertório (reitor do Seminário de Teologia), Hamilton Gomes do Nascimento (reitor do Seminário de Filosofia), Tiago José Sibula da Silva (coordenador do Departamento de Comunicação), José Aparecido de Sousa (assessor do Setor Juventude), William Mariotto Torres (chanceler do bispado), Frei Nestor Marin (pároco reitor do Santuário Senhor do Bonfim, na Região Santo André – Utinga), Flávio Gomes de Alcântara (pároco da Paróquia Santo Antônio, em São Caetano)  e o Pe. Camilo Gonçalves Lima (secretário episcopal), que cerimoniou durante o rito de posse.

Rito da posse
A leitura da provisão de posse do Pe. Marcos Vinícius foi realizada pelo Pe. Eduardo Calandro. Em seguida, o sacerdote realizou a profissão de fé, fez a Renovação das Promessas Sacerdotais e recebeu os símbolos que evidenciam o serviço do padre junto ao povo que lhe é confiado: as chaves da igreja e do sacrário, a jarra batismal e a estola roxa. Dom Pedro explicou a importância deste ato, apresentando a necessidade do padre-pastor na paróquia, tanto no quesito pastoral como no administrativo.  Após o juramento de fidelidade, o bispo declarou oficialmente Pe. Marcos como pároco da Paróquia São Camilo de Léllis, sendo aclamado pelos paroquianos locais. Pe. Marcos assinou a ata, que também fora assinada por Dom Pedro, padres presentes e alguns leigos. Em seguida, o presbítero presidiu a primeira missa em sua nova função.
*

Sobre o novo pároco
Nome completo: Pe. Marcos Vinicius Wanderlei da Silva
Data de Nascimento: 21/07/1986 (34 anos)
Cidade natal: São Bernardo do Campo (SP)
Data de entrada no seminário: 20/02/2010
Ordenação Diaconal: 23/12/2017
Ordenação Sacerdotal: 04/08/2018
Atuação nas paróquias: vigário na Catedral Nossa Senhora do Carmo e administrador paroquial da Paróquia São Geraldo Magella (Região Santo André – Leste). No dia 13 de março assume como pároco da Paróquia São Camilo de Léllis (Região Santo André – Utinga)
Atuação em comissões e assessorias diocesanas: assessor do Departamento Jurídico e Imobiliário e vice-coordenador do Departamento de Comunicação.

Compartilhe:

Nota de Pesar pelo Falecimento do Papa Francisco

A Cruz, sinal do amor que salva: fiéis vivem a Sexta-feira Santa em profunda oração

“Cuidar da fonte”: bispo reflete sobre a vocação consagrada durante Vigília Eucarística da Sexta-feira Santa

Na noite em que o amor se ajoelha, Dom Pedro recorda: “Quem comunga, não pode viver para si”

JUVENTUDE E ESPERANÇA

Missa Crismal 2025 reúne clero e fiéis na Catedral e renova a esperança da Igreja diocesana

Entrevista de Dom Pedro para a Diocese de Campo Limpo aborda nova etapa da caminhada sinodal

“O amor pode tudo, porque o amor é o próprio Deus”: Domingo de Ramos no Santuário do Bonfim reúne fiéis em caminhada de fé e esperança

“Peregrinos da esperança”: manhã de espiritualidade reúne coordenadores da Pastoral da Acolhida

Padre Jean se pronuncia na Câmara Municipal de São Bernardo do Campo em defesa da missão da Igreja