Diocese de Santo André

Paróquia Senhor Bom Jesus de Paranapiacaba: a história que começa no século XIX

Denominada originalmente Capela Alto da Serra, o embrião da igreja Senhor Bom Jesus de Paranapiacaba, que completou 65 anos no dia 25 de fevereiro de 2021 como paróquia erigida pela Diocese de Santo André, por meio do primeiro bispo diocesano Dom Jorge Marcos de Oliveira, nasceu ainda no século XIX.

Antes da inauguração da capela, em 1889, a localidade contava com um oratório, cujo registro mais antigo data de 1880, tendo sua pedra fundamental lançada em 3 de fevereiro de 1884. Recebeu licença para celebração de missas, pela primeira vez, em 8 de agosto de 1884. Portanto, a história dessa igreja já contabiliza mais de 130 anos.

Com a criação da Paróquia São José de Ribeirão Pires, a igreja matriz da cidade, no dia 21 de dezembro de 1911, a igreja Senhor Bom Jesus do Alto da Serra passou a ser ligada a ela. A Paróquia Senhor Bom Jesus de Paranapiacaba foi criada e erigida canonicamente pela Diocese de Santo André, no dia 25 de fevereiro de 1956. Atualmente, a paróquia integra a Igreja Matriz de Rio Grande da Serra – Paróquia São Sebastião, na Região Pastoral Ribeirão Pires – Rio Grande da Serra. O padroeiro Senhor Bom Jesus é comemorado no dia 6 de agosto, quando ocorre uma série de festividades na Vila de Paranapiacaba. O padroeiro Senhor Bom Jesus é celebrado no dia 6 de agosto, quando ocorre uma série de festividades na Vila.

A Paróquia Senhor Bom Jesus de Paranapiacaba está localizada no Largo da Igreja, s/n – Paranapiacaba, em Santo André. As missas são realizadas aos domingos, ao meio-dia. Mais informações pelo telefone: 4821-9563.

Como chegar

Para chegar à vila inglesa, o transporte público é uma boa opção. Duas linhas intermunicipais gerenciadas pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) atendem a região: a 424 e a 040. A linha 424 tem tarifa de R$ 4,80 e sai da estação Rio Grande da Serra da Linha 10-Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). A linha 040, que tem tarifa de R$ 7,40 sai do terminal urbano de Prefeito Saladino.

Reformas e reinauguração

Recentemente, a paróquia passou por duas etapas de reformas, sendo que a reinauguração com a igreja revitalizada  aconteceu em março de 2019. A reforma da igreja que iniciou como uma capela há 130 anos teve duas fases. A primeira aconteceu com a troca total do telhado, ainda no primeiro semestre de 2018. Terminada a etapa inicial, começou a segunda fase que compreendia pintura e iluminação interna e externa, a instalação elétrica e a impermeabilização de todo o local. O altar e o sacrário também foram revitalizados, com a troca do piso; além da reforma de bancos, vitrais e outros móveis destinados ao culto, a porta de madeira da entrada, a cadeira da missa, o sino, a torre, o mirante da Cruz, o calçamento no entorno da igreja, a recuperação do Galo dos Ventos, a escadaria de entrada e o jardim. À época, o administrador paroquial Pe. Rogério Duarte Irmão, que também coordena a Região Pastoral Ribeirão Pires – Rio Grande da Serra, comemorou o momento.

“A reinauguração da Igreja Senhor Bom Jesus de Paranapiacaba é um marco histórico para a Vila de Paranapiacaba. Por sua importância religiosa, histórica e cultural, esta igreja centenária é mais que um patrimônio tombado. Ela é um presente de Deus para nossa Diocese e presença de Deus na vida do povo.”

Recorde a reportagem publicada no site da Diocese de Santo André, no dia 18 de março de 2019

Compartilhe:

nomeacoes

Decretos e provisões – 12/03/2025

SAV Diocesano participa da Assembleia do Regional Sul 1

Missa de envio dos agentes do Serviço da Escuta Cristã reforça: “A escuta cristã salva vidas”

QUARESMA: ATREVESSAR O DESERTO

“Façamos este caminho juntos na esperança de uma promessa”: Dom Pedro motiva fiéis na Quarta-feira de Cinzas

nomeacoes

Nomeações e provisões – 05/03/2025

Vicariato da Caridade Social define metas para 2025 e anuncia retiro diocesano

Dom Pedro Cipollini integra grupo que elabora guia de trabalho rumo às próximas Diretrizes da Igreja

Formação nas foranias destaca cuidado com a criação para a Campanha Fraternidade

Fé e Fraternidade em Quadra: 1º Campeonato InterParoquial une a juventude da Diocese de Santo André