Diocese de Santo André

Peregrinação do ícone do Bom Pastor pelas paróquias entra na reta final

Uma das grandes ações marcantes do Ano Vocacional Diocesano  é a peregrinação do ícone do Bom Pastor, que foi apresentado na Santa Missa de abertura da iniciativa inédita na Diocese de Santo André, em dezembro de 2019, e que teve de ser interrompida em março de 2020, em razão da OMS (Organização Mundial da Saúde) decretar a pandemia global da Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus.

Com a prorrogação do Ano Vocacional até abril de 2021, diversas paróquias estão no roteiro para receber a visita desse símbolo para motivar as vocações e aumentar a fé dos cristãos. A peregrinação ocorrerá até o dia 28 de março (Domingo de Ramos).

Entre a segunda quinzena de fevereiro e a primeira semana de março, o ícone foi acolhido pelas paróquias da Região São Bernardo – Centro (São Pedro e São Paulo Apóstolos, São José, Imaculada Conceição Aparecida), da Região São Bernardo – Rudge Ramos (Santuário Nossa Senhora Aparecida), da Região Santo André – Centro (Igreja Matriz de Santo André e Nossa Senhora do Paraíso) e da Região Santo André – Utinga (Santa Gemma Galgani).

Nas próximas duas semanas, a representação do Bom Pastor está prevista para peregrinar pela Catedral Nossa Senhora do Carmo, em Santo André; pelas paróquias Nossa Senhora do Rosário de Fátima e Santo Antônio, em São Bernardo; Maria Mãe dos Pobres e Santa Rita de Cássia, em Diadema; São Vicente e Nossa Senhora de Lourdes, em Mauá;

Acompanhe o nosso site para ficar por dentro das próximas visitas.

Prorrogação do Ano Vocacional

Em razão da pandemia da Covid-19, o Ano Vocacional Diocesano foi prorrogado e o encerramento, que aconteceria no dia 22 de novembro deste ano, será celebrado no dia 1º de abril, na quinta-feira da Semana Santa de 2021, durante a Missa dos Santos Óleos, às 9h, na Catedral Nossa Senhora do Carmo, com transmissão pelas mídias diocesanas.

“A principal motivação (da prorrogação do encerramento do Ano Vocacional) é em virtude da pandemia e das dificuldades que tivemos em não conseguir desenvolver algumas atividades principais (programadas para serem realizadas presencialmente)”, esclarece o assessor diocesano da Pastoral Vocacional e do SAV (Serviço de Animação Vocacional), Pe. Everton Gonçalves Costa.

O sacerdote justifica a escolha do novo dia para a finalização dos trabalhos da iniciativa pioneira na Diocese de Santo André.

“Então, escolhemos uma data significativa, que tenha um teor mais vocacional. É o dia 1º de abril do ano que vem, a Quinta-Feira Santa, que é o dia da instituição da eucaristia, da instituição do sacerdócio. Uma data bem vocacional, onde o Bom Pastor vai convocando também pessoas para o trabalho e para a animação vocacional”, revela.

Entre as atividades que continuam neste primeiro trimestre de 2021: a peregrinação do ícone do Bom Pastor pelas 106 paróquias das dez regiões pastorais; o Curso de Capacitação de Agentes do Serviço de Animação Vocacional Paroquial; a Hora Santa Vocacional Regional e Missas com intenções pelas vocações.

Compartilhe:

Nota de Repúdio às declarações do Vereador Luiz Henrique Watanabe

Comissão de Justiça e Paz promove roda de conversa sobre preservação das águas e ecologia integral

Unidade na Caridade: Encontro reúne entidades católicas para fortalecer ação social na Diocese

nomeacoes

Decretos e provisões – 12/03/2025

SAV Diocesano participa da Assembleia do Regional Sul 1

Paróquia São Maximiliano Maria Kolbe celebra 16 anos de criação

Lideranças da Sub-região Pastoral São Paulo aprofundam sinodalidade e ecologia integral em encontro na PUC-SP

Missa de envio dos agentes do Serviço da Escuta Cristã reforça: “A escuta cristã salva vidas”

QUARESMA: ATREVESSAR O DESERTO

“Façamos este caminho juntos na esperança de uma promessa”: Dom Pedro motiva fiéis na Quarta-feira de Cinzas