Diocese de Santo André

Dom Pedro, no 55º Dia das Comunicações Sociais: “A missão de ir ao encontro e anunciar a verdade”

“Irmãs e irmãos, celebramos hoje a Ascensão do Senhor aos Céus. Voltando ao Pai, Cristo leva consigo a humanidade inteira e nos revela o destino dessa nova humanidade. Hoje também recordamos o 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que este ano traz o tem: “Vinde ver”. Também iniciamos a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos”, disse Dom Pedro no início da missa.

“Hoje é Dia das Comunicações Sociais. A Igreja, no Concílio Vaticano II, agradece a Deus pelas maravilhas dos meios de comunicação social. E nós podemos ver o valor dos meios de comunicação social nesta pandemia, onde não podendo realizar presencialmente as celebrações, mas pudemos participar de tantos momentos maravilhosos, virtuais e profundos, que nos ajudaram a caminhar na fé.”

Celebrando o 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais na data em que a Igreja recorda a Ascensão do Senhor e ressaltando a importância dos meios de comunicação, o bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini presidiu na manhã deste domingo (16/05), a Santa Missa em Ação de Graças pelos Comunicadores, na Catedral Nossa Senhora do Carmo, no centro da cidade de Santo André.  Neste mês de maio também é celebrado os 32 anos da Pascom Diocesana e acontece a V Semana de Comunicação na Diocese de Santo André.
*

A cultura do encontro e o combate às falsas notícias
Na mensagem do Papa Francisco para o tema do 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais: “Vem e verás” (Jo 1, 46): Comunicar encontrando as pessoas onde estão e como são, Dom Pedro reflete sobre a necessidade da apuração dos fatos, a partir da presença dos meios de comunicação nos locais onde o povo está. “O Papa Francisco, entre tantas coisas, diz que os meios de comunicação social para noticiar os fatos devem ir ao encontro dos acontecimentos, porque o que acontece são muitas notícias falsas sem serem averiguadas, e que são espalhadas pelo mundo, causando muito mal. Então é preciso ir ao encontro”, salienta. Neste sentido, “Vinde e vede”, diz o sumo pontífice em sua carta, faz alusão ao fato de que o apóstolo foi e disse ao outro que encontrou Jesus, o Salvador. E o outro diz assim: “Mas pode vir alguma coisa boa de Nazaré?” Então, o apóstolo diz: “Vim e vede, você mesmo quem é Jesus”. Então, ele foi e acreditou!

Leia aqui, a mensagem, na íntegra
*

Apuração dos fatos e o compromisso com a verdade
Dom Pedro prossegue o raciocínio, ao indicar que os veículos de comunicação social têm grandes responsabilidades nos rumos da sociedade.  “Então é preciso que os meios de comunicação social confiram os acontecimentos, que possam ir até o local, a fim de averiguar se aquilo é verdade, e que esse ‘ver a realidade’ ajude as notícias sendo reais a transformar a realidade, para que  ela seja melhor”, comenta.

“Assim como o médico pode curar o doente se ele faz um diagnóstico bom da doença, assim também as notícias nos reportam coisas que muitas vezes merecem aplausos, devem continuar, mas a maioria das vezes coisas que precisam mudar, e mudar a partir de uma avaliação de uma notícia verdadeira. Isso é muito importante”, argumenta Dom Pedro, ao citar trecho da mensagem do Papa Francisco.  Por fim, Dom Pedro diz que é missão de todo cristão batizado anunciar boas notícias e clama a todos para agradecer a Deus pelos meios de comunicação social que facilitam tanto as nossas vidas, contudo, nos chamam a uma responsabilidade no seu uso. “Uso que é feito também para levar o anúncio de Jesus neste mundo como muitos cristãos fazem levando a Boa Nova do Evangelho”, complementa

*

V Semana Diocesana de Comunicação
A celebração inaugurou a V Semana de Comunicação, promovida pela Pastoral da Comunicação da Diocese de Santo André, que prossegue na terça, quarta e quinta (18 a 20/05), às 20h, com transmissão pelo YouTube.

Confira a programação:
Terça (18/05) – 20h
Tema: “Vem e verás” (Jo 1, 46). Comunicar encontrando as pessoas onde estão e como são.
Palestrante: Tiago Marcon (missionário/celibatário – Comunidade Canção Nova)
Link: https://bit.ly/2RZUaDC 

*

Quarta (19/05) – 20h
Tema: O design gráfico na comunicação católica
Palestrante: Tiago de Carvalho (ilustrador e sócio diretor de criação da Címbalo Comunicação e do perfil @naosouilustra)
Link: https://bit.ly/3okke8B 

*

Quinta (20/05) – 20h
Tema: O poder das redes sociais na comunicação católica
Palestrante: Matheus Victor (especialista em mídias sociais e designer gráfico; fundador da Sentinela da Comunicação)
Link: https://bit.ly/3flR6th

 

Compartilhe:

AO IDOSO: “EU NUNCA TE ESQUECEREI!”

nomeacoes

Decretos e nomeações – 24/06/2026

Encontro diocesano conduz casais de namorados e noivos a refletirem sobre fé, amor e compromisso

Externato Santo Antônio celebra 95 anos com Missa presidida por Dom Pedro

Clero diocesano vive manhã de oração no dia do Sagrado Coração de Jesus

VIOLÊNCIA TEM CURA?

Forania Mauá reúne mais de 5 mil fiéis na Solenidade de Corpus Christi

Crianças e adolescentes da IAM vivem Jornada Nacional em São Bernardo

Pastoral Familiar participa do 16º Simpósio Nacional das Famílias em Aparecida

Semana Diocesana de Comunicação reflete sobre presença humana, tecnologia e missão pastoral