Diocese de Santo André

“Alegria da Maternidade”: as orações e as inspirações em Maria nas pastorais e movimentos

A Diocese de Santo André apresenta nesta quinta-feira (06/05), o segundo capítulo da série especial  “Alegria da Maternidade” que exalta a importância da figura e presença materna em nossas vidas. Nesta matéria vamos conhecer “O carisma da oração e a inspiração em Maria” nas pastorais e movimentos diocesanos.

Carisma da oração seguindo os passos de Maria Santíssima: O Movimento “Mães que Oram” atua há 14 anos na Diocese de Santo André e têm como objetivo reunir mulheres que desejam orar pelos seus filhos, independentemente de suas faixas etárias; interceder pelos filhos de outras mães participantes do grupo e rezar também por todos aqueles que se relacionam com seus filhos. Essas mães orantes têm ainda um objetivo maior: rezar pelos filhos da Igreja como um todo, que estão se perdendo a cada dia sob o olhar pacífico de todos. “O nosso Movimento das Mães que Oram, cujo carisma é a oração, tem também uma forte inspiração em Maria Santíssima”, revela a coordenadora diocesana Tânia Pospi Silva.

As mães ainda devem rezar por todos que nos humilham, pelos que nos perseguem, pelos que nos ofendem, quando nos injuriarem ou mentirem; pela sustentação espiritual e material daqueles que foram chamados ao sacerdócio e à vida religiosa e também pelas necessidades e desejos de todos aqueles, os quais, lhes são confiados em oração (pela saúde, estudo, trabalho, relacionamentos e conversão). “Nós, mães, a medida do possível e dentro de nossas limitações, procuramos seguir os passos de Nossa Senhora e viver Suas virtudes. Ajudamos nossos filhos em todas as suas necessidades, mas, os entregamos diariamente, através de nossas orações, aos cuidados de Deus e pedimos com fervor, a proteção de Maria, Mãe de Jesus e nossa”, comenta Tânia.

As mães participantes buscam não somente orar e interceder, mas também compartilhar experiências, o crescimento espiritual e os benefícios alcançados através desses encontros de oração e que acabam servindo de exemplo para todo o grupo.

“Maria que tão bem, junto de José, preparou Jesus em sua vida terrena, certamente, vai conduzir, amparar e sustentar na fé também os nossos filhos. Mãe, rogai por nós e por nossos filhos!”, conclama.

Espalhar o “bom perfume” e desejo nos corações
Surgido no “Ano Sacerdotal”, em 2009, a pedido de Dom Nelson Westrupp, hoje bispo emérito da Diocese de Santo André, o movimento das Mães e Madrinhas, Pais e Padrinhos Orantes pelo Sacerdotes tem como objetivo dedicar fielmente orações pelos sacerdotes, estando em grupos cada um em sua data específica ou a sós no dia a dia, suplicando ao Senhor pela Santificação de todo o Clero. “Pretendemos, com a graça de Deus, espalhar o “bom perfume”, o desejo nos corações, atraindo assim, mais operários para a Messe do Senhor, divulgando nas comunidades e paróquias este movimento precioso que zela pela Igreja, pelos filhos prediletos de Nossa Mãe Maria Santíssima”, ressalta a Irmã Sandra Carvalho, discípula da Mãe de Deus e coordenadora do movimento desde 2016, ao afirmar que cerca de 150 membros participam nas paróquias do Grande ABC.

A religiosa conta sobre a forte influência da Mãe de Deus nas atividades do movimento. “Nossa Senhora é mestra e exemplo para o nosso Movimento Mães e Madrinhas, País e Padrinhos Orantes para os Sacerdotes. Ela escolhe, acolhe, modela um membro do movimento. Somos moldados no amor, para o amor.”, destaca.  Irmã Sandra salienta Maria como a Mãe que vem nos formar para amar os Sacramentos, em especial o Ministério Sacerdotal. “São seus filhos prediletos, os quais, com muito carinho e zelo, consagramos em nossas orações, no Santo Rosário, todos os dias. Nossa Senhora vem nos ensinar a ser mães espirituais, vem moldar em nós, o amor a Jesus Cristo,  Eterno Sacerdote na pessoa do Sacerdote”, complementa.

Um exemplo perfeito da disponibilidade ao Espírito Santo
Criado por Padre Henri Caffarel em 1939 na França, as Equipes de Nossa Senhora é um movimento de espiritualidade conjugal católico, leigo, constituído por casais que buscam no Sacramento do Matrimônio um ideal de vivência cristã. “A razão de ser das Equipes de Nossa Senhora é ajudar os casais a descobrir as riquezas do Sacramento do Matrimônio e a viver a Espiritualidade Conjugal. Sob o patrocínio de Nossa Senhora, porque Maria conduz ao Cristo que é o centro da vida espiritual dos equipistas. Maria é para nós, pela sua submissão à vontade de Deus, um exemplo perfeito da disponibilidade ao Espírito Santo.” (Guia das ENS)

“Não nos esqueçamos que Maria, desde a Anunciação e a Encarnação, está unida a José por um laço indissolúvel. Amar significa dar-se um ao outro para se darem juntos. Jesus cresceu dentro desse casamento, recebendo a ternura e os cuidados de um pai e uma mãe que o harmonioso desenvolvimento de uma pessoa requer”, recorda Gláucia Bianchi. Ela e o esposo Marcelo atuam como casal responsável pelo Movimento das Equipes de Nossa Senhora na Região São Paulo Sul 1, que integra as dioceses de Santo André e de Santos.  As equipes de Nossa Senhora têm por objetivo: ajudar os casais cristãos a descobrirem e a viverem todas as dimensões do Sacramento do Matrimônio, em fidelidade aos ensinamentos da Igreja, como movimento de formação e de realimentação espiritual. “Guardemos na mente que todo lar cristão tem uma missão, no prolongamento daquela que Deus confiou ao lar de José e Maria: a missão de contribuir para o crescimento do Corpo místico de Cristo.” (Pe. Henri Caffarel)

Atualmente, o movimento de casais que buscam no sacramento do matrimônio um ideal de vivência cristã contabiliza 13,6 mil equipes de base, 69 mil casais e 10 mil sacerdotes ou conselheiros espirituais presentes em 90 países dos cinco continentes. Somente no território diocesano, as Equipes de Nossa Senhora registram a atuação de 241 casais e 38 conselheiros espirituais.

Sobre a série especial
A série especial que homenageia as mães – cujo dia será celebrado neste ano de 2021 em 9 de maio – com quatro capítulos (quarta, quinta, sexta e sábado) destaca aspectos da espiritualidade, por meio de documentos da Igreja e devoções históricas, e depoimentos de mamães que participam de pastorais, movimentos e grupos nas comunidades católicas, fundamentais no processo de evangelização das famílias e no cuidado com os seres humanos.

Leia o primeiro capítulo:

“Alegria da Maternidade”: início da série especial aborda “o amor que se torna fecundo” da Amoris Laetitia

Compartilhe:

nomeacoes

Decretos e provisões – 20/11/2024

Diocese de Santo André se prepara para o Dia Mundial dos Pobres

Missa Diocesana dos Agentes do Dízimo celebra a força da comunidade na partilha

Dom Pedro sobre o Dia dos Fiéis Defuntos: “A morte não tem última palavra”

Pastoral da Pessoa Idosa comemora duas décadas de cuidado e esperança

Missas de Finados: veja a programação das missas nos cemitérios das Sete Cidades do Grande ABC

Ouvir com ouvidos do coração

nomeacoes

Decretos e Provisões – 01/11/2024

Missões Diocesanas reforçam o compromisso de ser uma Igreja em saída: “A missão é nossa resposta ao amor de Deus”

Encontro Diocesano da Pastoral da Acolhida fortalece a missão de serviço e espiritualidade