Pedro e Paulo: colunas da Igreja

Celebramos os apóstolos que são chamados colunas da Igreja. Eles são sustentáculos da nossa fé, não só com a pregação do Evangelho, mas com o martírio. A liturgia da Palavra narra um trecho dos Atos dos Apóstolos, no qual São Pedro está preso em Jerusalém e é libertado por um anjo. Alguns anos mais tarde em Roma, foi preso e desta vez martirizado.

São Pedro recebeu uma missão, que era guiar a Igreja nos seus inícios. E ele o fez com a graça de Deus. Durante este tempo, nada o poderia deter nem eliminá-lo. Quando sua missão, porém, foi cumprida, Deus não o livrou da morte, mas lhe deu a glória do
martírio. O mesmo aconteceu com São Paulo.  Na leitura do Livro do Apocalipse, Deus diz que estes dois apóstolos são suas “testemunhas”. Celebrar São Pedro e São Paulo, hoje, nos recorda que o mundo precisa de testemunhas de Jesus Cristo, assim como eles o foram.
O que é testemunhar Jesus? Nem sempre é o martírio, mas é sempre viver o que Jesus ensinou, praticar o Evangelho. O mundo prefere o testemunho às palavras. As palavras convencem, mas o testemunho arrasta, leva direto para o objetivo.
São Pedro e São Paulo anunciaram Jesus pela palavra, pelo exemplo e pelo sangue que derramaram no martírio.

E nós, como testemunhamos Jesus em nossa vida?
Pela intercessão destes santos apóstolos, Deus abençoe nossa Diocese para que seja, toda ela, testemunha de Jesus.

Dom Pedro Carlos Cipollini
Bispo de Santo André