Rumo ao ministério diaconal: 16 candidatos recebem ministérios de leitor e acólito na Diocese

“Vocês trouxeram hoje (domingo) esses cinco pãezinhos e dois peixinhos da vida de vocês (candidatos ao ministério diaconal). O desejo de oferecer ao Senhor algo que possa servir aos irmãos.  E esses cinco pães e dois peixes são a própria vida de vocês. Aquilo que vocês são, pais de família, cristãos adultos que foram acolhidos como candidatos ao ministério diaconal, e que hoje dão mais um passo na direção do serviço. Porque na Igreja tudo é serviço. O maior é o que serve.”

Refletindo sobre o Evangelho (Jo 6,1-15) do 17º Domingo do Tempo Comum, que conta o milagre da multiplicação dos pães e peixes realizado por Jesus, o bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini conferiu na tarde de domingo (25/07), os ministérios de acólito e leitor a 16 candidatos ao diaconato permanente na Diocese de Santo André, durante a Santa Missa realizada na Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem – Basílica Menor, no Centro de São Bernardo do Campo.

Certamente um momento único na vida daqueles que se comprometeram com a missão do serviço à Igreja, da caridade e do amor ao povo de Deus. É a última etapa antes da ordenação diaconal. Foram instituídos nos leitorato e o acolitato, os seguintes postulantes ao diaconato: Carlos Caviola Foiani, Eduardo de Alcântara, Fabiano Roque Barreiros, Gilberto Cavignato, Guido Evaristo Roggi, Haroldo Bezerra, João Oliveira dos Santos, João Ribeiro de Souza, José Antonio Micheias, José Carlos Denove, Marcio Giovani Buttignol, Robin Dominicio Januário, Salustiano Alves Viana Júnior, Sandro Alex Bermudes, Sidnei Antoniasi e Silvio Bezerra da Silva.

Amadurecimento durante a caminhada
Dom Pedro, que preside a Escola Diaconal Santo Efrém Diácono, afirmou que conversou com as esposas dos candidatos e percebeu o amadurecimento de cada postulante durante a caminhada de estudos rumo ao diaconato.

“Que esse chamado de Deus possa crescer no coração de vocês, não apenas o desejo de amar e seguir Jesus, mas o desejo de sofrer por Ele. Comungamos todos os dias, o sangue de Cristo, não devemos ter medo em derramar o sangue por Ele. Não em grandes coisas, mas nas pequenas coisas, dificuldades, obstáculos, contrariedades, tudo isso são os pães e peixinhos que somos convidados a levar por amor a Cristo, para que Ele alimente o mundo através do nosso serviço ministerial”, elucida Dom Pedro.

Instituição do leitorato e acolitato
A celebração contou com a participação de sacerdotes, diáconos, seminaristas, familiares (esposas, filhos e parentes) e amigos dos candidatos ao ministério diaconal. Da Escola Diaconal, marcaram presença o Pe. José Pedro Teixeira de Jesus, o Pe. Pedrinho (diretor) e Wagner Innarelli (vice-diretor).

Logo após a homilia, o bispo iniciou o rito de conferimento dos ministérios de leitor e acólito. A instituição ao leitorato e acolitato são etapas importantes da formação do candidato ao diaconato. As funções, até então chamadas de ordens menores, passaram a ser designadas como ministérios. O Leitor tem a função de proclamar a Palavra de Deus, ao passo que o Acólito serve ao altar, auxiliando nas celebrações e podendo distribuir a comunhão em casos extraordinários.

Apoio da família
Robin Dominício Januário, que realiza estágio pastoral na Paróquia Cristo Rei (Diadema) destacou o apoio dos familiares. “É uma alegria muito grande receber os ministérios e me colocar à disposição da Igreja, para servir no ministério da palavra e no serviço ao altar. Eu e minha família, que sempre me apoiou nesta caminhada, estamos felizes.”

Tríplice missão
Sandro Alex Bermudes, que realiza estágio pastoral na Paróquia São Pedro Apóstolo (Região São Bernardo – Rudge Ramos), enfatizou que os dois ministérios, em conjunto com a liturgia, palavra e caridade, formam a tríplice missão do diaconato permanente, estando à disposição e a serviço das comunidades. “Hoje é um dia de muita alegria, pois ao receber os ministérios de leitor e acólito, estamos nos preparando para um dia servir as comunidades com muito mais amor e zelo com as coisas de Deus.”

Período de aprendizado
“Muito importante esse passo na caminhada rumo ao diaconato permanente. Graças a Deus estou tendo muito apoio, principalmente da família, no qual está sendo muito especial. É importante esse momento em nossas vidas”. Silvio Bezerra da Silva, que faz estágio pastoral na Paróquia São Pedro e São Paulo (Região São Bernardo – Centro), disse que esse período tem sido de muito aprendizado e benção, com apoios dos padres Zeca e Guilherme Franco, e do diácono Marcelo Cavinato.

“Muito especial e gratificante todo o aprendizado que levarei para o resto da vida”, complementa Gilberto Cavinato, que realiza estágio na Paróquia São Geraldo Magella  (Região São Bernardo – Centro).

Dom Pedro confere ministérios de leitor e acólito a 16 candidatos ao diaconato permanente no domingo (25)
Quer ser diácono? Saiba mais sobre a Escola Diaconal da Diocese
Santo Efrém: patrono da Escola Diaconal e inspiração para a missão dos diáconos

Provisões – 25/09/2024