Diocese de Santo André

Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe: a importância da participação de todo o povo de Deus

“A Igreja se dá no partir do pão, a Igreja se dá com todos, sem exclusão. Uma Assembleia de Igreja é o sinal de uma Igreja sem exclusão. E outra coisa a ter em mente é a oração. O Senhor está em nosso meio. Que o Senhor se faça ouvir, daí nosso pedido de que Ele esteja conosco”.

As palavras do Papa Francisco na mensagem direcionada à Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, que será realizada de 21 a 28 de novembro de 2021, presencialmente no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, na Cidade do México, e de forma remota em outros lugares da América Latina e do Caribe, destacam a importância da participação de todo o povo de Deus neste processo de escuta marcado pela sinodalidade.

Papa Francisco reforça o apelo para que essa assembleia “não seja uma elite separada do santo povo fiel de Deus” e sim uma comunhão entre o clero, pastorais, movimentos, religiosos e religiosas, leigos e leigas para discernir juntos sobre os caminhos da Igreja na América Latina e no Caribe, unindo a evangelização e a promoção humana.
*

Sinodalidade
Por isso, a sinodalidade é uma palavra tão propagada pelo Santo Padre como um modo de ser Igreja nos tempos atuais, em que observamos muitas divisões na sociedade, porém, cultivamos a esperança da unidade para superação dos desafios e injustiças.  “Sínodo é um processo no qual caminhamos juntos. São João Crisóstomo diz que o nome da Igreja é sínodo, no sentido de que não existe Igreja, se existe separação, divisão. E neste sentido, a eclesiologia que embasa a sinodalidade é a do Concílio Vaticano II, que define a Igreja como mistério, traduzido sacramento de comunhão. Então, o mistério de comunhão que brota da trindade”, explica o bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini.

O Sínodo Diocesano realizado nos anos de 2016 e 2017 trouxe essa experiência exitosa da participação do povo de Deus e a importância dos leigos e das leigas para a Igreja Católica no Grande ABC, que a Diocese de Santo André busca reproduzir como um modelo nas formações realizadas nas paróquias, movimentos, pastorais e grupos sobre os objetivos e o processo de escuta para a assembleia.  Todo esse processo está sendo feito à luz da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e Caribenho, em 2007, e do Documento de Aparecida sucedido deste encontro. O Papa Francisco, que motivou a realização desta assembleia, participou da Conferência de Aparecida como como arcebispo de Buenos Aires, e foi o relator do texto.

 

Vídeos
A Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe tem como lema “Somos todos discípulos missionários em saída”. Aqui você encontra vídeos que ajudam a entender melhor e motivar a participação no processo de escuta:

Apresentação da Assembleia
https://youtu.be/kgn7l7heO6I?list=TLGGHAbLs5wCuNMxNjA2MjAyMQ

Mensagem do Papa Francisco
https://www.youtube.com/watch?v=oiLe4oE6wZM

Animação sobre o processo de escuta
https://www.youtube.com/watch?v=1rCxSH2OCuk&feature=emb_title

 

Como participar?
Os movimentos, pastorais e leigos em suas respectivas paróquias e comunidades devem realizar o estudo dos documentos e o preenchimento do questionário de participação no processo de escuta, que foi prorrogado até o dia 30 de agosto. Ao responder o formulário, cada grupo ou contribuição individual visualizará quais os temas mais importantes para o ministério pastoral. Acesse o link: https://assembleiaeclesial.com.br/escuta.

Acesse os dois documentos fundamentais para orientar os passos neste processo de escuta: o “Documento para o Caminho em direção à Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe”, que trata do conteúdo, e o “Guia Metodológico do Processo de Escuta do Povo de Deus”, que trata da forma. Dúvidas podem ser encaminhadas ao Centro Diocesano de Pastoral pelo telefone: (11) 44692077 ou pelo WhatsApp: (11) 99981-1233.

Leia mais:

Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe: etapa de escuta prorrogada até o dia 30 de agosto

Live apresenta uma Igreja sinodal como proposta da Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe

CDPA inicia preparação do processo de escuta para Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe

8º Plano de Pastoral inspira participação da Diocese na Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe

CDPA promove formação online para participação na Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe

Compartilhe:

Missas de Finados: veja a programação das missas nos cemitérios das Sete Cidades do Grande ABC

nomeacoes

Decretos e Provisões – 01/11/2024

Encontro Diocesano da Pastoral da Acolhida fortalece a missão de serviço e espiritualidade

23º Encontro Diocesano de Formação com Catequistas do Batismo reflete a Iniciação da Vida Cristã e o Caminho do Espírito

Documento final da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo é publicado

“Amou-nos”, a Encíclica do Papa sobre o Sagrado Coração de Jesus

Aparecida Severo, leiga consagrada da diocese, está em missão em Tefé: “Dar da minha pobreza sem limites de espaço e de tempo”

Caminhando na Pequena Via: Vigília da Juventude inspira esperança

Em coletiva do Sínodo, Dom Pedro Cipollini fala da necessidade de três conversões: espiritual, pastoral e de estruturas

Mundo visto daqui