Retiro aprofunda espiritualidade dos vocacionados e apresenta nova coordenação diocesana do SAV

A Pastoral Vocacional, por meio do SAV (Serviço de Animação Vocacional), promoveu nos dias 17 e 18 de julho (sábado e domingo), o Retiro Anual com os Vocacionados, que aprofundou a espiritualidade e apresentou a nova coordenação diocesana do SAV na Diocese de Santo André. Localizado na cidade andreense, o Instituto Sagrada Família (Irmãs Beneditinas da Divina Providência) sediou os dois dias de encontro.

O primeiro dia reuniu os 17 vocacionados das cidades de Santo André, São Bernardo, Mauá e Diadema numa integração com o Serviço de Animação Vocacional, em momentos de aprofundamento espiritual e formação. No segundo dia, apenas os vocacionados participaram da programação. Durante a etapa de discernimento da vocação, alguns desses jovens acompanhados mensalmente pela Pastoral Vocacional devem ingressar no Seminário Propedêutico, em 2022.

“Esse retiro acontece todos os anos, sendo um momento de aprofundamento com os vocacionados e, sobretudo, aqueles que já estão desde o início do ano, aqueles que já vão se afunilando para um possível ingresso no seminário, no próximo ano. Então, um retiro muito importante, um divisor de águas no processo de discernimento, de amadurecimento vocacional e formação”, salienta o assessor diocesano da Pastoral Vocacional, Pe. Everton Gonçalves da Costa.

De acordo com o sacerdote, o momento de espiritualidade também foi oportuno para realizar a transição da coordenação diocesana do SAV, composta por uma família/ casal de leigos, além do assessor que é sempre o padre que acompanha a Pastoral Vocacional. “A Adelaide e o João (Oliveira dos Santos) atuaram durante quatro anos na coordenação. Agora, o João está no processo de formação para o diaconato permanente. Então, o casal Gisleine (Laureano) e Claudinei (Ribeiro Pinto) assumirá a coordenação diocesana do SAV”, elucida Pe. Everton.

Como iniciar a caminhada vocacional?
Os jovens e adultos interessados em conhecer e iniciar o processo de discernimento vocacional, que sentem o chamado ao sacerdócio podem agendar o diálogo com o assessor Pe. Everton diretamente com o Centro Diocesano de Pastoral, por meio do telefone: 4469-2077, pelo WhatsApp: 99981-1233, ou pessoalmente no Edifício Santo André Apóstolo da Cúria Diocesana, localizado na Praça do Carmo, 36 – 3º andar – Centro de Santo André.

Saiba mais aqui

Nova coordenação do SAV
A nova coordenação diocesana do SAV (Serviço de Animação Vocacional) ficará a cargo do casal Claudinei Ribeiro Pinto e Gisleine Laureano, da Paróquia Santa Luzia Virgem e Mártir (Região São Bernardo – Anchieta). Confira a entrevista:

Quais os objetivos do SAV e qual a duração do atual mandato da nova coordenação?
O  objetivo do Serviço de Animação Vocacional é ajudar os fiéis a refletir sobre o chamado pessoal que Deus nos faz, rezar e animar todas as vocações cristãs. Mandato indeterminado, segundo o Pe. Everton, assessor do SAV.

Quais as principais atividades desenvolvidas pelo SAV ao longo do ano?
Temos os Desperta Vocacionais Regionais com os jovens; Hora Santa com subsídio preparado pelo SAV, disponível mensalmente na página da diocese; Retiro com os Vocacionados e o maravilhoso Festival Vocacional, que envolve toda a nossa diocese.

Por fim, quais os principais desafios do SAV durante e o pós-pandemia?
Um dos maiores desafios foi dar continuidade ao Ano Vocacional, pois tínhamos uma grande demanda de atividades programadas. Mas felizmente conseguimos dar continuidade à peregrinação do Ícone do Bom Pastor, e tivemos duas capacitações para novos agentes, no modo online.