50 anos do Mês da Bíblia: confira atividades programadas na Diocese de Santo André

O Mês da Bíblia completa o Jubileu de Ouro neste ano de 2021. Surgiu em 1971, em comemoração aos 50 anos da Arquidiocese de Belo Horizonte (MG), sendo uma iniciativa das irmãs Paulinas e envolveu toda a cidade. O sucesso da ação motivou a tornar-se um evento nacional, quando setembro se tornou o mês de referência para os estudos e contemplação da Palavra de Deus.

E a meditação proposta para esse ano é a Carta aos Gálatas com o lema: “pois todos vós sois um só, em Cristo Jesus” (Gl 3,28d), tendo como objetivo aprofundar as reflexões dos caminhos de nossas comunidades hoje. A Carta de São Paulo aos Gálatas é uma das melhores reflexões bíblicas sobre a liberdade humana e a força libertadora da fé em Jesus Cristo. A partir do Batismo e do revestimento de Cristo, todos somos “filhos de Deus” em unidade.

A Diocese de Santo André promoverá uma programação de atividades, reflexões e ações nas mídias sociais ao longo do mês. Confira:

Live sobre a Carta aos Gálatas
A Comissão Teológica realizará no dia 9 de setembro (quinta), às 20h, uma Live sobre o tema do Mês da Bíblia: Carta aos Gálatas e o lema: “pois todos vós sois um só, em Cristo Jesus” (Gl 3,28d). O encontro será dividido em dois momentos: “Primeiro, uma contextualização: por quem, quando e onde foi escrita? Interlocutores, qual a principal finalidade da carta? E os destaques teológicos. Depois iremos nos aprofundar no tema central da carta proposto para este ano. “pois todos vós sois um só, em Cristo Jesus” (Gl 3,28d).  Ao final, ouviremos perguntas relacionadas aos temas dissertados e finalizaremos a Live”, adianta o diácono Luciano José Dias, que participará da transmissão ao vivo ao lado do Pe. José Pedro Teixeira de Jesus, o Pe. Pedrinho, com mediação do membro da Comissão Teológica, Jerry Adriano.

Pe. Pedrinho apresentará o contexto de como foi elaborada a Carta aos Gálatas. “Essa carta é popularmente chamada de carta para a liberdade. E a partir disso, vamos, então, explorar o tema deste ano para o Mês da Bíblia, que é São Paulo lembrando que nascemos todos para sermos irmãos, para amarmos uns aos outros”, complementa.

Festival Bíblico Catequético
O Festival Bíblico Catequético acontecerá pelo segundo ano consecutivo no formato online, nas dez regiões da Diocese de Santo André. Será realizado durante a manhã e tarde do dia 18 de setembro (sábado). Em breve, a Comissão Diocesana de Animação Bíblico-Catequética informará mais detalhes da programação.

Reflexões no ABC Litúrgico
Ao longo de setembro, o folheto ABC Litúrgico reservará um espaço especial para a meditação sobre o Mês da Bíblia. A Comissão Diocesana de Liturgia também apresentará uma proposta para encontros regionais, de forma virtual, para reflexão sobre o tema e o lema do Mês da Bíblia, na segunda quinzena de setembro. Mais detalhes em breve.

Transmissões ao vivo e ações nas mídias
A Pastoral da Comunicação realizará as transmissões das atividades do Mês da Bíblia nos níveis diocesano, regional e paroquial organizadas em parceria com pastorais e movimentos. Em conjunto com o Centro Diocesano de Pastoral e o Departamento de Comunicação, a Pascom Diocesana também promoverá a mobilização e divulgação de ações nas mídias sociais Facebook, Instagram e YouTube.