Diocese de Santo André

A experiência de um casal de catequistas de Crisma: trazer Jesus para a vida cotidiana dos jovens

Celebrado em agosto, o Mês Vocacional recorda a importância de muitas vocações na vida da Igreja e na sociedade. Já falamos sobre os sacerdotes, os diáconos, as famílias, os casais, os religiosos e as religiosas da vida consagrada, os leigos e as leigas e se aproxima a vez de abordarmos a vocação do catequista.

O Tríduo Bíblico Catequético da Diocese de Santo André com o tema “Vocação do Ser Catequista” começa nesta sexta (27/08), às 20h, com a palestra do bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini sobre o Ministério de Catequista, instituído pelo Papa Francisco, por meio do Motu Proprio “Antiquum ministerium”. No sábado (28/08), às 20h, será a vez do Pe. José Pedro Teixeira de Jesus (Pe. Pedrinho) apresentar o Ministério na Bíblia. E no domingo (29/08), às 18h, encerra-se com a Oração do Santo Terço. Toda a programação será transmitida pelas mídias diocesanas: Facebook e YouTube.

E como preparação para a celebração do Dia do Catequista, comemorado no último domingo de agosto, apresentamos belo relato de um casal de catequistas do Crisma, Silvia Regina Mantovani da Rocha e Alex da Rocha, unidos pelo matrimônio há 39 anos e atuantes na Paróquia Santa Maria, no Bairro Demarchi, na Região São Bernardo – Anchieta. Silvia conta como o casal vivencia essa experiência junto aos jovens:

“Fui catequista de 1ª Comunhão por dez anos e foi uma experiência muito gratificante! É muito bom apresentar Jesus às crianças, pois muitos não o conhecem ainda. Hoje somos catequistas do Crisma. Alex, há 20 anos; eu, há dez anos. No Crisma, nosso principal desejo é nos aproximarmos dos jovens, de forma a trazer Jesus para a vida cotidiana deles: no pensar, no agir e no viver. É apresentar Jesus com testemunhos e exemplos de vida na fé.”

“O período da pandemia foi muito difícil e complexo, pois perdemos o essencial que é o contato pessoal, nos limitando a tecnologia que nem todos tem e nem sempre é eficiente. Mas sempre nos entregando e acreditando que a graça de Deus se faça na vida de cada um deles. Quando pensamos saber muito, nos surpreendemos sempre, aprendendo algo novo com eles.”

Leia mais

Papa Francisco institui o Ministério de Catequista

Ministério de Catequista: por uma Igreja que fortaleça o acolhimento em permanente ação missionária

Ministério de Catequista é destaque do Tríduo Catequético, que acontece entre os dias 27 e 29 de agosto

8º Plano de Pastoral reforça vocação dos catequistas

Dom Pedro abençoa catequistas: transformar vidas pela lógica do amor

Compartilhe:

Trinta anos do Grito dos Excluídos

Posição da CNBB sobre os jogos de azar

A Palavra do Senhor é a verdade, sua lei liberdade

Relíquias de São Vicente de Paulo visitarão a Diocese de Santo André

Romaria Diocesana reúne fiéis em Santuário da Mãe Rainha

Catequistas da Diocese de Santo André participam de Romaria Nacional de Catequistas

Grupo Esperança Viva (GEV) completa 15 anos em Santo André

Paróquia São Judas Tadeu de Ribeirão Pires, toma posse do seu novo pároco

Padre Eliano Bispo dos Santos é empossado como pároco da Paróquia São José