Diocese de Santo André

A experiência de um casal de catequistas de Crisma: trazer Jesus para a vida cotidiana dos jovens

Celebrado em agosto, o Mês Vocacional recorda a importância de muitas vocações na vida da Igreja e na sociedade. Já falamos sobre os sacerdotes, os diáconos, as famílias, os casais, os religiosos e as religiosas da vida consagrada, os leigos e as leigas e se aproxima a vez de abordarmos a vocação do catequista.

O Tríduo Bíblico Catequético da Diocese de Santo André com o tema “Vocação do Ser Catequista” começa nesta sexta (27/08), às 20h, com a palestra do bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini sobre o Ministério de Catequista, instituído pelo Papa Francisco, por meio do Motu Proprio “Antiquum ministerium”. No sábado (28/08), às 20h, será a vez do Pe. José Pedro Teixeira de Jesus (Pe. Pedrinho) apresentar o Ministério na Bíblia. E no domingo (29/08), às 18h, encerra-se com a Oração do Santo Terço. Toda a programação será transmitida pelas mídias diocesanas: Facebook e YouTube.

E como preparação para a celebração do Dia do Catequista, comemorado no último domingo de agosto, apresentamos belo relato de um casal de catequistas do Crisma, Silvia Regina Mantovani da Rocha e Alex da Rocha, unidos pelo matrimônio há 39 anos e atuantes na Paróquia Santa Maria, no Bairro Demarchi, na Região São Bernardo – Anchieta. Silvia conta como o casal vivencia essa experiência junto aos jovens:

“Fui catequista de 1ª Comunhão por dez anos e foi uma experiência muito gratificante! É muito bom apresentar Jesus às crianças, pois muitos não o conhecem ainda. Hoje somos catequistas do Crisma. Alex, há 20 anos; eu, há dez anos. No Crisma, nosso principal desejo é nos aproximarmos dos jovens, de forma a trazer Jesus para a vida cotidiana deles: no pensar, no agir e no viver. É apresentar Jesus com testemunhos e exemplos de vida na fé.”

“O período da pandemia foi muito difícil e complexo, pois perdemos o essencial que é o contato pessoal, nos limitando a tecnologia que nem todos tem e nem sempre é eficiente. Mas sempre nos entregando e acreditando que a graça de Deus se faça na vida de cada um deles. Quando pensamos saber muito, nos surpreendemos sempre, aprendendo algo novo com eles.”

Leia mais

Papa Francisco institui o Ministério de Catequista

Ministério de Catequista: por uma Igreja que fortaleça o acolhimento em permanente ação missionária

Ministério de Catequista é destaque do Tríduo Catequético, que acontece entre os dias 27 e 29 de agosto

8º Plano de Pastoral reforça vocação dos catequistas

Dom Pedro abençoa catequistas: transformar vidas pela lógica do amor

Compartilhe:

nomeacoes

Nomeações e provisões – 23/04/2025

“Tudo é novo, Senhor”, Diocese de Santo André celebra Missa de Sufrágio por Papa Francisco

Nota de Pesar pelo Falecimento do Papa Francisco

Domingo da Ressurreição: representantes das 106 paróquias recebem os Santos Óleos durante Missa presidida por Dom Pedro na Catedral

Vigília Pascal reúne fiéis na Catedral e anuncia a vitória da vida sobre a morte

A Cruz, sinal do amor que salva: fiéis vivem a Sexta-feira Santa em profunda oração

“Cuidar da fonte”: bispo reflete sobre a vocação consagrada durante Vigília Eucarística da Sexta-feira Santa

Na noite em que o amor se ajoelha, Dom Pedro recorda: “Quem comunga, não pode viver para si”

JUVENTUDE E ESPERANÇA

Missa Crismal 2025 reúne clero e fiéis na Catedral e renova a esperança da Igreja diocesana