Diocese de Santo André

A paternidade de São José: inspiração para ser um pai acolhedor e amoroso

O Dia dos Pais é celebrado anualmente sempre no segundo domingo de agosto, no Brasil. Em 2021, a data será comemorada de uma forma muito especial, pois estamos vivenciando o  Ano de São José e o Ano Família Amors Laetitia, ambos convocados pelo Papa Francisco.

E São José é um modelo de exercício da paternidade por meio de várias faces. Na abertura do ano josefino, a Carta Apostólica Patris Corde do Santo Padre, por ocasião do 150º aniversário de São José como padroeiro universal da Igreja, publicada no Dia da Solenidade da Imaculada Conceição da Bem-Aventurada Virgem Maria, em 8 de dezembro do ano de 2020, apresenta sete dons de São José: pai amado, na ternura, na obediência, no acolhimento, com coragem criativa, trabalhador e pai na sombra.

Essas características servem como inspiração para muitos pais de nossa Diocese de Santo André, tanto nos aspectos espiritual e familiar, quanto no modo de ser cristão na sociedade.

Milton Heliodório dos Santos tem 58 anos. Casado há 37 anos com Silvana Balbe, com quem tem três filhos: Vanessa, 36 anos; Bianca, 34 anos, e Vinicius, 29 anos, ele se espelha em São José por ter sido um homem justo diante de Deus.

“Sempre trabalhou honestamente para garantir o sustento de sua família. Homem de muita fé que sempre se deixou guiar pelos desígnios de Deus.”

Odair  Sipressi tem 71 anos. É viúvo desde novembro de 2010 (a esposa se chamava Terezinha  Nicolau  Coelho Sipressi). É pai de dois filhos, Douglas e Érica, e avô de quatro netos e duas netas. Para ele, as qualidades da paternidade de São José nos ensinam que, mesmo diante das adversidades, devemos confiar no projeto de Deus para nossas vidas.

“Pai que é pai é para todos os momentos. Na alegria, na tristeza, na saúde e na doença. Não importa o desafio”, salienta.

Odair conta um episódio de sua vida que retrata como um pai deve ser acolhedor e amoroso, mesmo à distância. “Minha filha quando ganhou minha neta fugiu para o interior. Com 2 meses largou a filha e eu e minha  esposa cuidamos dela até os 14 anos. Hoje sou viúvo há 11 anos e continuo ajudando, apesar dela estar morando com a mãe (filha de Odair), mas de longe ela me considera como pai porque o verdadeiro sumiu.”

Compartilhe:

Homilia Missa de Posse Pe. Vagner Franzini

Santíssima Virgem inicia nova etapa pastoral com a posse do Pe. Vagner Franzini

Servos da Misericórdia promovem manhã de Natal com Missa, cuidado e mesa partilhada na Praça do Carmo

“Vamos caminhar juntos”: Pe. Romeu inicia missão como administrador paroquial na São João Batista

Homilia da Missa de posse do Pe. João Aroldo Campanha

Pe. João Aroldo Campanha toma posse como pároco da Paróquia São José Operário

Paróquia Santa Teresinha acolhe Pe. Antônio Becker como novo pároco

Conselho Feminino Diocesano aprofunda o compromisso com a vida diante do avanço do feminicídio

JORNAL DO GRANDE ABC

Planejamento da Pastoral Familiar marca início dos trabalhos da nova comissão diocesana