Diocese de Santo André

Terceira Reunião Geral do Clero em 2021 destaca Sínodo dos Bispos e Retiro dos Presbíteros

A Diocese de Santo André realizou na manhã desta quinta-feira (26/08), a terceira Reunião Geral do Clero no ano de 2021, que destacou a organização da etapa diocesana para a participação no Sínodo dos Bispos, que ocorrerá em 2023, e a mobilização para o Retiro Anual dos Presbíteros, que acontecerá presencialmente na segunda quinzena de setembro deste ano.

Retornando ao formato presencial desde o início do ano (seguindo os protocolos de distanciamento físico mínimo de dois metros, uso de máscaras e álcool em gel), o encontro ocorrido na Paróquia São Judas Tadeu, no Bairro Campestre, em Santo André, contou com as presenças do bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, do vigário geral Pe. Ademir Santos de Oliveira, do vigário episcopal para a Pastoral, Pe. Joel Nery, e reuniu diversos padres e diáconos do Grande ABC, sempre em sintonia com a prática dos itinerários do 8º Plano Diocesano de Pastoral (2018-2022), e o incentivo das ações solidárias, por meio do Vicariato Episcopal para a Caridade Social, como o próprio Dom Pedro disse ao final da reunião, sobre a importância de vivenciar a Acolhida e Missão em nossa diocese, bem como fortalecer a fé dos sacerdotes, unidos em oração e meditação no Retiro dos Presbíteros.

Leia aqui a mensagem de Dom Pedro aos presbíteros: “Consolidai vossa vocação”

Formação sobre Coordenação Diocesana de Pastoral Após a oração inicial (Hora Média), Dom Pedro proferiu uma palavra de acolhida aos sacerdotes e foi realizada a leitura da ata da última reunião realizada em maio de 2021.

Na primeira parte do encontro, o coordenador geral do secretariado de Pastoral da Arquidiocese de São Paulo, Pe. Tarcísio Marques Mesquita, promoveu uma formação sobre quem é o coordenador diocesano de Pastoral e quais as funções atribuídas à Coordenação Diocesana de Pastoral na Igreja de hoje. “Essa formação dá início ao processo de reflexão diocesana em vista da indicação do novo coordenador diocesano de Pastoral, que será realizado em algumas etapas de consulta nos meses de setembro e outubro, nas regiões pastorais. E no dia 18 de novembro, na última Reunião Geral do Clero, serão indicados três nomes de padres ao bispo para a Coordenação Diocesana de Pastoral”, salienta Pe. Joel.

Sínodo dos Bispos

Entre importantes assuntos da segunda metade da reunião, o Processo do Sínodo dos Bispos, convocado pelo Papa Francisco, com a articulação da equipe na etapa diocesana. A Abertura da etapa diocesana acontecerá com a Santa Missa no dia 19 de outubro, às 19h, na Catedral Nossa Senhora do Carmo. As formações sobre o tema e etapa de Escuta Diocesana ocorrerão até o mês de março de 2022. “Nos próximos dias, Dom Pedro vai nomear uma comissão, uma equipe de articulação do processo diocesano do Sínodo dos Bispos, antes da abertura da etapa diocesana (no dia 19 de outubro). E de outubro até 22 de março de 2022, acontecerá esses momentos de reflexão e estudo nas paróquias, através de um material que será enviado às regiões pastorais, paróquias, movimentos, pastorais, religiosos e ao clero”, comenta Pe. Joel.

Retiro dos Presbíteros Já o Retiro Anual dos Presbíteros, que acontecerá entre os dias 21 e 24 de setembro, retornará ao formato presencial neste ano de 2021, no Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba (SP). O pregador será o arcebispo de Palmas (TO), Dom Pedro Brito Guimarães.  “Como a maioria do clero já estará imunizada em setembro com as duas doses contra a Covid-19, o retiro será presencial respeitando a todos os protocolos sanitários de distanciamento e higiene. Será um momento importante de alimentar-se na caminhada e na vida espiritual. Que o retiro seja uma oportunidade de encontro, de oração, de reflexão e de motivação para enfrentar os desafios”, projeta Pe. Joel

Dimensão Pastoral O vigário episcopal para a Pastoral, Pe. Joel Nery, destacou o lançamento do Diretório Diocesano dos Sacramentos, já disponível para aquisição no Centro de Pastoral e nas paróquias; a formação com o Pe. Tarcísio Mesquita e o processo de escolha do novo coordenador diocesano de Pastoral, em novembro de 2021; além dos atuais trabalhos desenvolvidos pela Associação Lar Menino Jesus e no Centro Comunitário Dom Jorge Marcos de Oliveira.

Dimensão Caritativa O vigário episcopal para a Caridade Social, Pe. Ryan Holke, informou sobre como estão os preparativos para o Dia Mundial dos Pobres, que acontecerá em novembro; a 1ª Assembleia Diocesana do Vicariato Episcopal para a Caridade Social, adiada para o primeiro semestre de 2022; o núcleo de mapeamento e o trabalho caritativo nas regiões, além da futura criação da Pastoral do Povo de Rua, da Pastoral da Ecologia Integral e da Comissão de Justiça e Paz, na Diocese de Santo André.

*

Dimensão Presbiteral Entre os assuntos apresentados durante a reunião, a Pastoral Presbiteral, sob a coordenação do Pe. Romeu Leite Izidório, informou os detalhes da programação do Retiro dos Presbíteros 2021, que acontecerá entre os dias 21 e 24 de setembro, em Itaici, Indaiatuba.

Foram apresentados ao Clero Diocesano, três sacerdotes que iniciaram a caminhada em nossa região do ABC: o Pe. Alcides Ribeiro, que veio da Diocese de São Carlos e assumiu recentemente como administrador paroquial da Paróquia São Vicente de Paulo e cumpre período de experiência na Diocese de Santo André; o Pe. Juventino Hermilo Cortés, CS, mexicano e religioso scalabriniano que atua com uso de ordem na Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem (Basílica Menor), em São Bernardo; e o Pe. Valdenicio Antonio da Silva, NDS, religioso de Nossa Senhora do Sion, que atuava na Região Pastoral Ipiranga, na Arquidiocese de São Paulo, e exercerá seu ministério na Paróquia São Pedro, na Vila Guarani, em Mauá.

Dimensão Econômica O ecônomo e procurador diocesano, Pe. Alex Sandro Camilo, destacou a 2ª etapa de treinamentos de formação para o clero e colaboradores na fase de transição e a migração para o Thèos Sistemas Eclesiais, que já está ocorrendo nas paróquias.

Comunicados Entre os assuntos que envolvem todo o povo diocesano, Pe. Joel informou sobre os pedidos da Novena de Natal, que será realizada em dezembro, e da Hora da Vida, que acontecerá no início de outubro; a fase final do processo de escuta para a Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe que vai até o dia 30 de agosto; a Carta Pastoral sobre a Missa em latim; o Tríduo Catequético, que será realizado online entre os dias 27 e 29 de agosto; as atividades do Mês da Bíblia, no formato online, com a Live de Formação Bíblica – Carta aos Gálatas, no dia 9 de setembro, às 20h,  e o Festival Bíblico-Catequético, no dia 18 de setembro, nas regiões pastorais; além da Novena Missionária, que será realizada em outubro, no Mês Missionário.

Leia mais:

Reunião Geral do Clero aprofunda temas da vida pastoral e ação caritativa da Igreja

1ª Reunião Geral do Clero de 2021 aborda desafios e prioridades da Igreja Diocesana

Compartilhe:

Dom Pedro sobre o Dia dos Fiéis Defuntos: “A morte não tem última palavra”

Pastoral da Pessoa Idosa comemora duas décadas de cuidado e esperança

Missas de Finados: veja a programação das missas nos cemitérios das Sete Cidades do Grande ABC

nomeacoes

Decretos e Provisões – 01/11/2024

Missões Diocesanas reforçam o compromisso de ser uma Igreja em saída: “A missão é nossa resposta ao amor de Deus”

Encontro Diocesano da Pastoral da Acolhida fortalece a missão de serviço e espiritualidade

23º Encontro Diocesano de Formação com Catequistas do Batismo reflete a Iniciação da Vida Cristã e o Caminho do Espírito

Documento final da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo é publicado

“Amou-nos”, a Encíclica do Papa sobre o Sagrado Coração de Jesus

Aparecida Severo, leiga consagrada da diocese, está em missão em Tefé: “Dar da minha pobreza sem limites de espaço e de tempo”