Diocese de Santo André

O 8º Plano de Pastoral e os 50 anos do Mês da Bíblia: promovendo a unidade na diversidade na Diocese

Completando o Jubileu de Ouro em 2021, o Mês da Bíblia segue meditando durante setembro, a Carta aos Gálatas com o lema: “pois todos vós sois um só, em Cristo Jesus” (Gl 3,28d). A Carta de São Paulo aos Gálatas é uma das melhores reflexões bíblicas sobre a liberdade humana e a força libertadora da fé em Jesus Cristo. A partir do Batismo e do revestimento de Cristo, todos somos “filhos de Deus” em unidade. Essa unidade é promovida na diversidade na Diocese de Santo André, localizada no Grande ABC, uma região repleta de diferentes realidades nas sete cidades. Uma fonte de inspiração é o 8º Plano Diocesano de Pastoral (2018-2022), por meio dos itinerários de acolhimento, missão, formação, oração e de espiritualidade alinhados com o objetivo proposto pela Carta aos Gálatas: da comunidade de fé se tornar um só corpo à luz da Bíblia e colocar a Palavra de Deus em prática, por meio de ações e gestos concretos.

“Eu era migrante e tu me acolhestes”
Exemplo dessa prática é o CAMSA (Centro de Apoio ao Migrante de Santo André), que faz parte da missão scalabriniana a serviço dos migrantes na diocese, cuja acolhida se dá de maneira integral, independente de religião, etnia e idioma, trazendo a realidade de irmãos que saíram dos seus países em busca de melhores condições de vida e promovendo a espiritualidade do Cristo migrante, através de cursos e oportunidades de trabalho.  “Acreditamos que, dessa forma, estamos concretizando o Evangelho de Jesus Cristo: “Eu era migrante e tu acolhestes” (Mt, 25, 35)”, enfatiza a coordenadora da Pastoral do Migrante e do CAMSA, Helena Teodoro.

“Catequese ajuda na integração com as famílias”
A Catequese é responsável pela introdução dos batizados na iniciação à vida cristã. Dentro dessa caminhada, catequistas adotam a criatividade e várias formas de levar o Evangelho aos irmãos.  “Quando na catequese com crianças e jovens conseguimos chegar aos pais, estes também se animam e buscam fortalecer sua educação na fé, participar da comunidade e criar em suas famílias momentos de oração. De certa forma, a catequese à distância devido à pandemia, tem ajudado nessa integração com as famílias”, destaca a catequista na Paróquia São Benedito, na Região São Bernardo – Anchieta, Isabel Cristina Corsi Janota Pellegrino.

“Ver o Cristo naquele a quem se acolhe”
A Pastoral da Acolhida é conhecida por ser a porta de entrada da Igreja. Um bonito gesto nesta pandemia é a articulação da Pastoral de Conjunto, que uniu muitos voluntários com o objetivo de reavivar a Palavra de Deus nos corações e mentes. “A acolhida não se trata apenas de acolher na porta da igreja, e sim de uma atitude cortês e incisiva de quem vê não só o exterior de quem é acolhido, mas é capaz de ver o Cristo naquele a quem se acolhe, seja na paróquia ou em missão na comunidade”, salienta a coordenadora da Acolhida da Região Santo André – Leste e da Paróquia Nossa Senhora das Graças, Maria Aparecida de Lima Ribeiro.

“Doação aos irmãos através da oração”
Durante a Santa Missa, nos alimentamos da Eucaristia, fonte e ápice da vida cristã, e da Palavra de Deus, que nos prepara para a missão da Igreja em saída. “Em março deste ano, tocados pelo grande número de internados devido à pandemia da Covid-19, sentimos que, como cristãos, deveríamos fazer algo por esses irmãos. E, naquele momento, o que tínhamos para doar era nossa oração. Organizamos um pequeno grupo, que cresceu, e fomos orar em frente ao Hospital de Campanha da UFABC- Santo André”, revela a coordenadora de Liturgia da Região Santo André-Utinga e da Paróquia Santa Maria Goretti, Tatiane Schiavini Odlevati.

Leia mais:

Jubileu de Ouro do Mês da Bíblia: saiba como vivenciá-lo e refletir a Carta de São Paulo aos Gálatas

50 anos do Mês da Bíblia: confira atividades programadas na Diocese de Santo André

Compartilhe:

nomeacoes

Decreto e Provisão – 18/12/2024

Mensagem Pastoral sobre o Ano Santo Jubilar de 2025

Confraternização do Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado celebra unidade, missão e gratidão

Natal na era do vazio

nomeacoes

Provisões e Decretos

Seminaristas celebram final do ano letivo em missa presidida por Dom Pedro

Primeiras turmas da Escola Diocesana de Formação conclui módulo com missa na catedral diocesana

Manhã de formação com o clero reflete sobre o Sínodo dos Bispos

nomeacoes

Nomeações, provisões e decretos

Diocese de Santo André inicia a celebração do Jubileu Ordinário 2025: “Peregrinos da Esperança”