A Paróquia São Geraldo Magella (Região Pastoral Santo André – Leste) celebra o Jubileu de Ouro, ou seja, 50 anos de história nesta terça-feira (14/09). O bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, preside a Santa Missa em Ação de Graças pelo aniversário da paróquia, às 19h30, com presença de fiéis seguindo todos os protocolos sanitários de distanciamento, uso de máscaras e álcool em gel, e também com transmissão pelas redes sociais da paróquia. A igreja fica localizada na Avenida Queirós Filho, nº 2765 – Vila Guaraciaba, em Santo André. O atual administrador paroquial é o Pe. Walace Augusto Tomazini, que assumiu a paróquia em março de 2021.
Informações sobre como participar das celebrações e das atividades da paróquia, entre em contato com a secretaria paroquial: 4451-6257 (telefone) ou 96855-1341 (WhatsApp).
Conheça a história da Paróquia São Geraldo Magella
A Paróquia São Geraldo Magella foi fundada em 14 de setembro de 1971, através de decreto diocesano assinado pelo primeiro bispo diocesano Dom Jorge Marcos de Oliveira. A leitura do livro tombo mostra como os pioneiros desta comunidade souberam lutar com fé e coragem para erguer a primeira capela e criar os vários movimentos de evangelização no bairro. A ausência de padre dificultava muito para conseguir um sacerdote para celebração de missa. Era muito difícil e dispendioso porque o pessoal do bairro ia buscar o padre de táxi, quando não chovia. Em dias de chuva não dava para chegar.
Por volta de 1961, um grupo composto por Vicente Rosa, Jácomo Carbonezi, Nicolau, Luiza e Manoel Rui de Freitas foram conversar com o padre da Paróquia Nossa Senhora das Graças, da Vila Humaitá, o então Pe. Victorino Picón, e pela generosidade de Dr. Pascoal, conseguiram um terreno grande, onde foi erguido um cruzeiro e celebrada uma missa campal no dia 29 de junho de 1963. Logo após a celebração, uma quermesse reuniu o povo do bairro para angariar fundos para a construção da capela.
Em virtude da data de 29 de junho, muitos queriam chamar a capela de São Pedro, mas o doador do terreno, o Dr. Pascoal, queria que fosse chamada de São Geraldo, por causa de sua esposa. A capela foi coberta no dia 19 de janeiro de 1964 e inaugurada no dia 28 de junho de 1964 com a presença de Dom Jorge, que disse: “a Igreja é uma árvore e o povo são os seus galhos, de modo que o povo tem a obrigação de tratar do tronco da árvore”. Disse ainda que “a capela não termina na inauguração, mas que temos muito que fazer ainda.”
Estiveram presentes o prefeito Fioravante Zampol e o sr. Bruno Daniel. Nesse dia foram feitas seis primeiras comunhões e três batizados. As quermesses continuaram, faltava muito para terminar, reboque, piso, etc. Quando não havia padre no domingo para celebrar, o povo rezava o terço e cantava hinos. O pessoal lembra que o reboque da capela foi feito em mutirão numa noite de sábado. A capela tinha 8mx10m, alguns queriam construir já uma igreja, mas o bairro muito pobre ainda não tinha possibilidades financeiras.
Construção da capela
No início da década de 1960, antes da construção da capela e posteriormente da paróquia, foi realizada a primeira missa campal celebrada pelo Pe. Victorino Picón. Em junho de 1963 foi recebida a doação do terreno de aproximadamente 1.533 Km². No mesmo ano, com muita emoção, devoção e fé, foi lançada a pedra fundamental da construção da capela com procissão, missa campal celebrada pelo Pe. José Cardoso e quermesse. No dia 28 de junho do ano seguinte, a Capela São Geraldo Magella foi inaugurada pelo bispo Dom Jorge, ao lado do Pe. Hildebrando Rodrigues de Oliveira. Neste dia foram realizados três batizados e seis primeiras comunhões.
Início e trajetória da paróquia
Seria o começo de uma longa caminhada de décadas da Congregação dos Filhos da Caridade junto ao povo de Deus na paróquia. Os padres da congregação administraram a Paróquia São Geraldo Magella até o ano de 2018. No dia 12 de fevereiro de 1971, a comunidade festejou a chegada do Pe. Roberto Du Lattay, que tomaria posse como primeiro pároco durante a instalação da paróquia através do decreto diocesano de 14 de setembro do mesmo ano. Pe. José Mahon chega à paróquia no dia 31 de agosto de 1980, data em que tomou posse como segundo pároco. Entre os dias 18 e 21 de maio de 1989, a igreja recebeu a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora, momento de muito entusiasmo para toda a comunidade.
No dia 26 de julho de 1992, Pe. Miguel Lermarchand tomou posse como terceiro pároco. Em 21 de agosto de 1994, ocorreu a benção da pedra fundamental do novo e atual salão paroquial.
No dia 12 de agosto de 2000, o Pe. Fredy Kunz, conhecido como Pe. Alfredinho, partiu para a Casa do Pai. No dia 10 de setembro do mesmo ano, tomou posse como pároco, o Pe. Félix Manoel dos Santos. Em setembro de 2005 foi realizada a primeira romaria ao Santuário São Geraldo, na cidade de Curvelo, em Minas Gerais. No dia 15 de abril de 2006 foi realizada a reabertura da igreja.
No dia 6 de junho de 2013 tomou posse como quinto pároco, o Pe. Jorge Cruz da Costa. Em 17 de fevereiro de 2019 foi empossado como administrador paroquial Pe. Marcos Vinícius Wanderlei da Silva. No dia 12 de março de 2021, vindo da Diocese de São Carlos (SP), Pe. Walace Augusto Tomazini assume a paróquia.
A matriz paroquial conta com cinco comunidades: São Judas Tadeu, no Cassaquera; Nossa Senhora da Caridade, no Jardim Carla; São João e Santa Rita,na Vila Tibiriçá; Nossa Senhora da Esperança, no Centreville, e Nossa Senhora Aparecida, no Jardim Carla).
Fonte: Paróquia São Geraldo Magella