Anote na sua agenda! Em comunhão com a Igreja no Brasil e no mundo, a Diocese de Santo André promoverá a abertura da etapa diocesana do Sínodo dos Bispos no próximo dia 19 de outubro (terça), às 19h, com a celebração da Santa Missa, que será presidida pelo bispo Dom Pedro Carlos Cipollini, em unidade com todo o povo de Deus, na Catedral Nossa Senhora do Carmo, em Santo André, com transmissão nacional pela TV Evangelizar e compartilhada nas redes sociais diocesanas YouTube e Facebook.
A inauguração solene será realizada pelo Papa Francisco nos dias 9 e 10 de outubro de 2021, no Vaticano. Com o tema Por uma Igreja Sinodal: Comunhão, Participação e Missão, essa é a primeira vez que o Sínodo dos Bispos ocorrerá de forma descentralizada e com um itinerário composto de três fases (diocesana, continental e universal), por meio de consultas e discernimento, que culminará com a XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, a ser realizada em outubro de 2023, em Roma, na Itália.
Nomeação da comissão diocesana
O bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, indicará uma comissão de articulação do processo diocesano do Sínodo dos Bispos, antes da abertura da etapa diocesana, que acontecerá no dia 19 de outubro.
Processo de escuta
Essa etapa começará em outubro de 2021 e terminará em abril de 2022. O objetivo é a consulta do povo de Deus para que o processo sinodal se realize na escuta da totalidade dos batizados (leigos, sacerdotes, missionários, consagrados, bispos, cardeais), conforme consta do documento do sínodo, por meio de momentos de reflexão e estudo nas paróquias, através do documento preparatório e do vade-mécum.
Documento preparatório e Vade-mécum
Para facilitar a participação de todos, a Secretaria Geral do Sínodo divulgou o texto preparatório e o vade-mécum, ambos disponíveis em português, para orientar o caminho do Sínodo durante a fase de escuta nas dioceses e arquidioceses.
Baixe os dois documentos:
Documento Preparatório “Para uma Igreja Sinodal – comunhão, participação e missão”
Vade-Mécum do Sínodo: manual oficial para ouvir e discernir nas Igrejas Locais