Tríduo da Padroeira com Dom Pedro e imagem peregrina marcam ano jubilar da Paróquia Nossa Senhora da Salete

O bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, participou da noite de sexta-feira (17/09), do segundo dia do Tríduo da Festa da Padroeira, como parte da programação do ano jubilar da Paróquia Nossa Senhora da Salete, na Vila Helena, Região Santo André – Leste, que celebrará 60 anos de história no próximo ano, e recordação dos 175 anos da aparição da imagem ocorrida em 19 de Setembro de 1846, na montanha de La Salette, na França.

Símbolos do ano jubilar
A paróquia reservou esses dois momentos especiais justamente entre o fim de agosto e o mês de setembro para dar início à caminhada que culminará no Jubileu de Diamante, que será comemorado no dia 26 de maio de 2022. No último dia 28 de agosto, a paróquia da Diocese de Santo André recebeu a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora da Salete, que veio da França e percorreu um itinerário por nove estados brasileiros em que atuam os padres missionários da Congregação de Nossa Senhora da Salete. A acolhida ocorreu durante a Santa Missa celebrada na única paróquia dedicada à padroeira no Grande ABC, localizada na Vila Helena, em Santo André. Entre os dias 16 e 19 de setembro (tríduo, carreata e celebração de um dos títulos marianos), um marco da trajetória de quase seis décadas. Logo no início da missa, o hino dos 60 anos da Paróquia Nossa Senhora da Salete foi entoado pelo ministério de músicas e paroquianos presentes. Momento simbólico também foi a acolhida da imagem carregada por um casal e presenteada pelo Santuário Nossa Senhora da Salette, em Santana, São Paulo (SP), que foi entronizada na ocasião da visita da imagem peregrina (essa permanece no santuário dedicado a Salette, na capital paulista), sendo uma forma de propagar a devoção mariana de forma permanente em nossa diocese.

Durante a homilia, Dom Pedro agradeceu a presença dos fiéis e elogiou toda a comunidade pelo empenho demonstrado em realizar o tríduo da padroeira neste ano jubilar. “Sobretudo, fruto da fé de vocês, não deixar passar em branco essa data por causa da pandemia, mesmo com essa situação, vocês que estão aqui, apesar das dificuldades, tudo isso é um sinal do bonito da fé de vocês, que herdaram e estão vivendo e quer legar, deixar para a geração que vem vindo”, destaca o bispo diocesano, que recentemente ministrou o sacramento da Crisma aos jovens da paróquia.

Acumular tesouros no céu
Também destacou a importância de manter Deus presente em nossa vida, com a inspiração de Nossa Senhora da Salete, demonstrando a unidade por meio da fé e de nossas atitudes como Igreja, em prol do próximo, ao refletir a Primeira Leitura (1Tm 6,2c-12). “Como diz São Paulo, o maior lucro é quando você pensa na construção da sua casa na eternidade”. Preparando uma morada definitiva, assim como também diz Jesus: “Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.” (Mt 6:19-21).

Os ensinamentos do evangelho (Lc 8,1-3) também nos trazem esse sentido da partilha entre os irmãos. “Maria, mãe de Jesus, certamente estava entre as mulheres que acompanhavam Jesus e partilhavam com Ele, com os apóstolos, aquilo que tinham. Usaram os bens que tinham para fazer o bem, partilhar. Jesus e os apóstolos, que nada tinham, porque viviam para anunciar o evangelho. E Maria, certamente estava no meio delas, assim como esteve aos pés da cruz”, sintetiza. Por fim, Dom Pedro enfatiza  que a Santa Missa, ouvindo a Palavra de Deus e recebendo a Santa Eucaristia, é fundamental para converter os nossos corações.

O pároco Pe. Nelson Rosselli Filho agradeceu a presença de Dom Pedro nesta ocasião tão importante para a paróquia. “Celebramos os 175 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora da Salete e rumo aos 60 anos de criação da nossa paróquia como o marco deste ano jubilar neste período propício da Festa da Padroeira, que tem como tema: “Maria, causa de nossa alegria”. E assim toda a nossa comunidade está contente”, afirma.

Ao final da celebração, o canto de Consagração à Maria e oração a Nossa Senhora da Salete.
A Paróquia Nossa Senhora da Salete está situada na Rua das Hortências, 405 – Vila Helena, em Santo André. Mais informações pelo telefone: 4451-1132.

Diocese de Santo André acolhe imagem peregrina, que celebra o jubileu de 175 anos da aparição de N. Sra. da Salete