Encontro com Catequistas de Pais e Padrinhos do Batismo reflete sobre o Diretório Diocesano dos Sacramentos

O Encontro Diocesano com Catequistas de Pais e Padrinhos do Batismo aconteceu na manhã de domingo (24/10), no formato online, com foco na apresentação e aprofundamento do Diretório Diocesano dos Sacramentos. A atividade teve início com a palestra do bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, falando da importância desse documento como norteador da caminhada diocesana.

Assista aqui, na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=9VKEw6KlHok&t=2984s

“O nosso diretório recolhe tudo que é da tradição da nossa Igreja, a herança sagrada do modo de celebrar os sacramentos. Já está em pleno vigor, o Diretório Diocesano dos Sacramentos, que é muito importante para celebrarmos bem os sacramentos, para termos uma unidade naquilo que é o tesouro mais precioso da Igreja, que são os sacramentos. Vocês notaram que em todos os sacramentos, nós proclamamos a Palavra de Deus? Não existe celebração dos sacramentos sem proclamar a Palavra de Deus. Então, o sacramento é muito importante”, destaca Dom Pedro, ao também aprofundar o espírito da sinodalidade na Igreja.

O encontro teve apresentação do casal coordenador diocesano da Catequese com Pais e Padrinhos do Batismo, Eliane e Carlos Martinez, e atendeu ao itinerário de formação do 8º Plano Diocesano de Pastoral.

Dimensão catequética, pastoral e litúrgica
Em seguida, o assessor diocesano da Comissão de Animação Bíblico-Catequética, Pe. Eduardo Calandro, discorreu sobre a dimensão pastoral catequética, pastoral e litúrgica. O diretório tem uma grande missão de nos conduzir para a pastoral de conjunto, a pastoral orgânica, vivendo a sinodalidade da unidade e da comunhão”, destaca o sacerdote.

“Nós temos que conduzir tudo isso para a dimensão vivencial experiencial. O sacramento tem que mexer com a vida das pessoas, e o diretório é uma diretriz, uma luz que nos conduzirá para seguir este caminho e persistir neste caminho”, complementa Pe. Eduardo.

Dimensão normativa
Na sequência, o pároco da Paróquia Santa Teresinha (Região Santo André – Utinga), Pe. João Aroldo Campanha, refletiu sobre a dimensão normativa, à luz do Código de Direito Canônico. “O Diretório Diocesano dos Sacramentos traz a normativa sobre como colocar em prática os regulamentos destes Sacramentos emanados pela autoridade Pontifícia e o Código de Direito Canônico, em nossas paróquias  e comunidades.  O Diretório visa unificar e harmonizar a celebração dos Sacramentos em toda a Diocese, para viver a beleza e essencialidade dos mesmos”, explica.

Dimensão da sinodalidade
Antes do final do encontro online, Pe. Eduardo pediu aos catequistas que se esforçassem para reverberar por todas as partes, a proposta que o diretório tem dentro de uma perspectiva pastoral, e acima de tudo, à luz da caridade pastoral, de acontecer de alguma forma muito integral, para que nós colocássemos dentro dessa perspectiva do caminhar juntos.

“Mesmo diante de toda a diversidade que existe em nossa diocese, mas que isso não nos impede de caminhar na unidade.  E o diretório é, de fato, uma proposta concreta para todos os itinerários, seja itinerário de iniciação à vida cristã, seja para os sacramentos de cura, seja para os sacramentos de serviço, nos oferece um caminho de unidade e de segurança para vivermos essa dimensão da sinodalidade.

Avaliações
Durante a live formativa, muitos dos comentários dos participantes do encontro virtual elogiavam a iniciativa. Neusa Bargas Moreira (Paróquia Nossa Senhora das Vitórias – Mauá) disse que “não só os catequistas do batismo, mas todos os catequistas de todas as modalidades devem estudar o novo diretório. Parabéns por essa iniciativa é um grande incentivo para todos.”

“Muito interessante este encontro que reafirma as bases para a admissão, preparação e celebração do Batismo”, salienta Roberto Belmonte Júnior (Igreja Matriz de São Caetano – Paróquia Sagrada Família).

“Esse encontro foi muito especial: formativo, esclarecedor e profundo para nós, catequistas de Pais e Padrinhos!”, finaliza Alceni da Silva (Paróquia Santa Rita de Cássia – Santo André Centro).

Adquira o Diretório Diocesano dos Sacramentos
O novo Diretório Diocesano dos Sacramentos já está disponível para todo o povo da Diocese de Santo André. Revisado e atualizado, o exemplar já pode ser adquirido no Centro de Pastoral (3º andar do Edifício Santo André Apóstolo), localizado na Praça do Carmo, 36 – Centro de Santo André, de segunda a sexta, no horário das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30. Informações pelo telefone: (11) 4469-2077 ou pelo WhatsApp: (11) 99981-1233.

Encontro reforça acolhida e missão dos catequistas de Pais e Padrinhos do Batismo da Região SBC-Anchieta

Catequistas de Pais e Padrinhos do Batismo exercitam 8º Plano de Pastoral

Revisado e atualizado, Diretório Diocesano dos Sacramentos já pode ser adquirido no Centro de Pastoral