Retomando os encontros presenciais na Cúria Diocesana, o CDP (Conselho Diocesano de Pastoral), reunido na manhã de sábado (02/10), formalizou que o próprio organismo, que possui característica sinodal através das participações dos padres, diácono e dos leigos, será a Equipe Sinodal da etapa diocesana do Sínodo dos Bispos, que cuidará da preparação, organização e motivação das atividades propostas envolvendo a fase de escuta e consulta ao povo de Deus, em cada uma das dez regiões pastorais da Diocese de Santo André.
Com o tema Por uma Igreja Sinodal: Comunhão, Participação e Missão, a abertura da etapa diocesana do Sínodo dos Bispos, será no próximo dia 19 de outubro (terça), às 19h, com a celebração da Santa Missa, que será presidida pelo bispo Dom Pedro Carlos Cipollini, em unidade com todo o povo de Deus, na Catedral Nossa Senhora do Carmo, em Santo André, com transmissão nacional pela TV Evangelizar e compartilhada nas redes sociais diocesanas YouTube e Facebook.
Antes, dois encontros formativos online sobre a fase diocesana do Sínodo dos Bispos, que aprofundarão o Documento Preparatório “Para uma Igreja Sinodal – comunhão, participação e missão” e o Vade-Mécum do Sínodo: manual oficial para ouvir e discernir nas Igrejas Locais, estão previstos para acontecer nos dias 15 e 16 de outubro (sexta, às 20h, e sábado, às 9h) com os membros do CDPA – Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado). Através dessa preparação e com todos os subsídios em mãos, as formações regionais serão realizadas em novembro com os membros do CPP (Conselho de Pastoral Paroquial) de cada paróquia e demais membros envolvidos no processo de escuta, de forma presencial, observando a quantidade delimitada de cada local e seguindo todos os protocolos sanitários e normas do último decreto diocesano.
O Conselho Diocesano de Pastoral é composto pelos membros da Coordenação de Pastoral: Bispo Diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini; o Vigário Geral Pe. Ademir Santos de Oliveira; o Vigário Episcopal para a Caridade Social, Pe. Ryan Holke; Vigário Episcopal para a Pastoral, Pe. Joel Nery; Diácono Edson, a Secretária do Centro Diocesano de Pastoral, Mércia Aparecida Ferreira; e Subsecretária do Centro Diocesano de Pastoral, Mariana Silva Galhazi Oliveira. Somados a estes fazem parte do Conselho Diocesano de Pastoral, os Sacerdotes Coordenadores das dez regiões pastorais e os dez membros leigos, representantes de cada região pastoral.
*
Sínodo dos Bispos
Após a oração inicial, Dom Pedro disse que a proposta de uma Igreja de comunhão e participação vem desde as conferências gerais do Episcopado Latino-Americano, de Medellín, na Colombia (1968), e de Puebla, no México (1979), e essa modalidade sinodal articulada pelo Papa Francisco, tem a inspiração a partir do Concílio Vaticano II (1962-1965), que propõe uma Igreja mais participativa, onde todos caminham juntos, com a Igreja na América Latina e do Caribe saindo na frente nesta reflexão e prática com a assembleia eclesial que será realizada entre os dias 21 e 28 de novembro, no México.
“Temos o papa, que é da América Latina, e participou da Conferência de Aparecida (2007), onde foi um ponto de chegada de toda a caminhada da Igreja da América Latina, na busca de uma Igreja mais aberta, mais inclusiva e nós estamos neste ponto, que é exigente para nós, às vezes nós queremos, clamamos e projetamos uma Igreja que todos participem, sendo exigente executar um projeto de Igreja de acordo com essas coordenadas. Isso exige mais encontros e participações nas reuniões”, relata o bispo diocesano.
Dom Pedro reiterou que, apesar da pandemia, todos se empenharam neste processo de caminhar juntos, mesmo com as reuniões virtuais, e destacou que essa fase diocesana do Sínodo dos Bispos traz esse olhar, já expressado pelas prioridades surgidas no primeiro Sínodo Diocesano, a Acolhida e Missão, como fontes de inspiração para construirmos esse caminho em unidade até março de 2022.
“São sinais de que ser igreja é caminhar juntos. Cada um por si pode fazer maravilhas, mas se não tiver a união entre nós, a sintonia , nós não somos igreja. Cada um terá sua igreja, mas não seremos igreja de todos.”, conclui. Durante o encontro, Pe. Joel partilhou pontos importantes do Vademecum do Sínodo: manual oficial para ouvir e discernir nas Igrejas locais , falou das formações sobre o documento nos conselhos diocesanos e regiões pastorais, bem como todas as etapas para a entrega das reflexões a partir do processo de escuta, que deverá ser até o dia 22 de março de 2022, à Conferência Episcopal. A XVI Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos será realizada em 2023, em Roma, na Itália.
Iniciação à Vida Cristã
O assessor diocesano da Comissão de Animação Bíblico-Catequética, Pe. Eduardo Calandro, abordou sobre o projeto de retomada dos trabalhos e a permanente formação de Iniciação à Vida Cristã, aos catequistas nas paróquias das dez regiões pastorais. Pe. Eduardo também adiantou sobre a organização do Ano Catequético, em 2023.
Conferimento dos ministros
O assessor diocesano da Comissão dos Ministros Extraordinários, Pe. Gonise Portugal da Rocha, apresentou detalhes para o conferimento e renovação dos ministros na Diocese de Santo André, que será realizado no início do segundo semestre de 2022.
Vicariato Episcopal para a Caridade Social
O vigário episcopal para a Caridade Social, Pe. Ryan Holke, partilhou as próximas ações que estão em andamento pelo Vicariato Episcopal para a Caridade Social: a preparação para o V Dia Mundial dos Pobres, que será realizado no dia 14 de novembro, nas regiões pastorais da Diocese de Santo André; a 1ª Assembleia Diocesana do Vicariato Episcopal para a Caridade Social, que será realizada no dia 28 de maio de 2022; o núcleo de mapeamento sobre a realidade das comunidades e o dossiê sobre o trabalho caritativo nas regiões pastorais e o diálogo com o poder público.
Pe. Ryan também relembrou pontos importantes como a organização do 1º Encontrão da Pastoral do Povo da Rua, que será realizado na segunda quinzena de outubro deste ano; e as articulações para a criação da Comissão Justiça e Paz e da Pastoral da Ecologia Integral na Diocese de Santo André.
Por fim, o vigário para a Caridade Social também destacou a importância de motivar a arrecadação de alimentos e produtos de higiene e limpeza, por meio de nova campanha a ser realizada em todas as paróquias do Grande ABC, na segunda quinzena de outubro, com o objetivo de atender muitas famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade social. Também está sendo estudada a parceria com colégios católicos como pólos de arrecadação e a participação na Feira da Pastoral do Migrante, neste mês.
Indicação do Coordenador Diocesano de Pastoral
A partir dos formulários preenchidos pelos representantes leigos dos CRPs (Conselhos Regionais de Pastoral) até o dia 30 de setembro, os membros leigos do CDP (Conselho Diocesano de Pastoral) de cada região pastoral indicaram três nomes de padres. Até o dia 13 de novembro o clero de cada uma das regiões pastorais, deve também indicar três nomes.
No dia 18 de novembro, durante a última Reunião do Clero em 2021, a partir da lista com o nomes indicados pelos leigos e pelo clero de cada região pastoral, será feita, por meio de votação, a indicação de três nomes de padres será encaminhada ao bispo Dom Pedro Cipollini, que dentre esses três mais votados, escolherá o novo coordenador diocesano de Pastoral.
Próximas agendas
Antes do encerramento da reunião e da benção final, Pe. Joel e Mércia apresentaram algumas iniciativas previstas na Diocese de Santo André:
*Encontros da Semana Nacional da Vida, com os subsídios da “Hora da Vida”, que serão realizados entre os dias 1º e 7 de outubro, sempre às 18h, com transmissão pelo Facebook: https://bit.ly/35YfmwA e YouTube: https://bit.ly/2zHgOqU.
*Novena Missionária que será realizada no formato online, entre os dias 20 a 28 de outubro, às 20h, cada dia celebrada por um padre diocesano, com transmissão pelas mídias diocesanas YouTube e Facebook. Os livrinhos para acompanhamento da Novena estão disponíveis em sua paróquia ou no Centro de Pastoral. Mais informações pelo telefone: 4469-2077 ou pelo WhatsApp: 99981-1233.
*Novena de Natal 2021 será realizada mais uma vez no formato online, entre os dias 13 a 17/12, e 20/12 a 23/12, sempre às 20h. O Centro de Pastoral está recebendo as encomendas dos livrinhos da novena.
*Folder das Exéquias, que poderá utilizado no Dia de Finados (2 de novembro), e de forma permanente na Diocese de Santo André.
*Lançamento do Programa de Evangelização “Apóstolos: Acolhida e Missão”, em outubro: Live, a princípio mensal, com temas que envolvam toda a Igreja no Brasil e no mundo.
Leia mais:
Santa Missa marca início da etapa diocesana do Sínodo dos Bispos no dia 19 de outubro
Diocese de Santo André começa preparação para a etapa diocesana do Sínodo dos Bispos
Conselho Diocesano de Pastoral projeta iniciativas para o Ano da Família e Ano de São José