Diocese de Santo André realiza Missa em Ação de Graças pelos Professores no dia 15 de outubro

Coronavírus: Campanha Solidária arrecada alimentos para famílias carentes

Celebrando a vida e missão dos professores, a Diocese de Santo André convida os profissionais que atuam na área da educação a participar da Santa Missa em Ação de Graças, que acontecerá na sexta-feira (15/10), às 19h, na Paróquia Santíssima Virgem (Avenida Índico, 583 – no Jardim do Mar, na Região São Bernardo – Rudge Ramos). A celebração será presidida pelo pároco anfitrião e assessor diocesano da Pastoral da Educação e Ensino Religioso, Pe. Romeu Leite Izidório, sendo auxiliado pelo diácono permanente e coordenador diocesano da Pastoral da Educação e Ensino Religioso, Renan Evangelista Silva.

“Venha rezar e agradecer a Deus por todos os educadores e professores. A missa será presencial, mas também será transmitida pelos canais oficiais da diocese. Você é convidado a celebrar conosco”, convida o diácono Renan.

A missa seguirá todas as orientações do decreto diocesano, assinado pelo bispo Dom Pedro Carlos Cipollini no último dia 29 de setembro, que trata da retomada das celebrações presenciais e atividades pastorais nas paróquias, comunidades, capelas, pastorais e movimentos, observando-se as normas que estabelecem a quantidade de pessoas permitidas pelos organismos sanitários nos templos, através dos comunicados e decretos de cada município, quanto à proporcionalidade do espaço em relação ao número de pessoas.

Todos os protocolos sanitários serão mantidos, como o uso de máscaras, álcool em gel, distanciamento físico, ambientes bem ventilados e higienização dos locais de culto. As missas, celebrações e demais práticas religiosas devem ser realizadas entre às 7h até às 21h30.

Live e solidariedade
Realizada todas as segundas, às 20h, a Live do Vicariato Episcopal para a Caridade Social deste dia 11 de outubro homenageará os professores, com as presenças do coordenador da Pastoral da Educação, diácono Renan Evangelista Silva, e do professor Wagner Cipriano Araujo, formado em pedagogia, filosofia e teologia, que promoverão um diálogo sobre o Dia do Professor. A Pastoral da Educação tem exercido uma parceria exemplar com o vicariato, por meio da arrecadação de alimentos, roupas e produtos de higiene e limpeza em colégios católicos, com apoio das direções, docentes e alunos, expressando a solidariedade própria dos corações dos cristãos, na entrega de cestas básicas às famílias carentes e afetadas pela pandemia da Covid-19.

Curso do Enem
Outro momento especial será a realização do Curso Preparatório Gratuito para alunos e alunas que prestarão o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2021. As provas serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro. Pelo quinto ano consecutivo, o curso será promovido pela Diocese de Santo André, por meio da Pastoral da Educação. As aulas serão disponibilizadas pelas mídias diocesanas. Mais informações em breve!

Presença na Diocese
A Diocese de Santo André conta aproximadamente com 600 professores e educadores que atuam nos nove colégios católicos localizados no Grande ABC: Externato Santo Antônio, Instituto de Ensino Sagrada Família e Colégio Imaculado Coração de Maria, ambos em São Caetano do Sul; Colégio Monsenhor Alexandre, em Mauá; Colégio São José e Instituto Casa da Felicidade, em São Bernardo do Campo; Colégio Vésper e Colégio São José, Instituto Sagrada Família e Instituto Coração de Jesus, ambos em Santo André.

Neste mês que celebramos o Dia do Professor (15 de outubro), parabenizamos todos os profissionais que promovem uma educação fundamentada nos valores cristãos, da família e na dignidade da vida!

Professores: fazer da vocação, um sinal de esperança para a humanidade

Os impactos na educação e os desafios na retomada escolar pós-pandemia

O papel e a importância do professor na formação do ser humano