Missionário redentorista Padre Barreiro celebra 30 anos de ordenação sacerdotal

Atualmente pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Jardim Zaíra, em Mauá, o missionário redentorista Pe. Antonio Carlos Barreiro, CSsR, comemora 30 anos de ordenação sacerdotal nesta terça-feira (25/10).

“Celebrar 30 anos de ordenação sacerdotal significa retomar com profundo empenho o Ser Missionário Redentorista. O Redentorista existe para ser Missionário para os pobres, vivendo numa comunidade apostólica. O amor afetivo e efetivo a Jesus Cristo e o amor aos pobres identifica nosso estilo de vida de fé, de vivência cristã e de ação pastoral”, elucida.

Pe. Barreiro, como é conhecido, nasceu em Pouso Alegre (MG) no dia 5 de dezembro de 1959. Entrou no Seminário no dia 24 de janeiro de 1982. Passou por etapas na formação: Propedêutico, na cidade de Tietê (SP); Filosofia PUC (Pontifícia Universidade Católica), em Campinas (SP); Noviciado, na cidade de Tietê (SP); Teologia, na capital paulista (SP).

Disponibilidade missionária
“A disponibilidade missionária através dos votos: pobreza, castidade, obediência e perseverança nos capacitam para sermos livres e abertos, dispostos, desejosos e felizes no serviço aos pobres, onde quer que necessitem a nossa presença e ação”, aponta Pe. Barreiro.

Sua ordenação diaconal ocorreu no dia 2 de junho de 1991, no bairro Cidade Tiradentes, na periferia da Zona Leste de São Paulo, sendo o bispo ordenante Dom Fernando Legal, SDB (atualmente bispo emérito da Diocese de São Miguel Paulista, em São Paulo). A ordenação sacerdotal aconteceu no dia 26 de outubro do mesmo ano, na Igreja Santo Antônio Maria Claret, em Pouso Alegre (MG), sua cidade natal, sendo o bispo ordenante Dom Angélico Sândalo Bernardino (bispo emérito da Diocese de Blumenau, em Santa Catarina).

Por fim, o missionário redentorista deixa uma mensagem de incentivo para a juventude que busca o discernimento vocacional para o sacerdócio. “A você jovem que deseja servir a Deus na vida religiosa redentorista, como sacerdote ou irmão, entre em contato com a Pastoral de Animação Vocacional Redentorista para nos conhecer e iniciar o acompanhamento vocacional”, cita.

Aqui você encontra mais informações sobre a vocação redentorista.

Trajetória nas paróquias
Em sua caminhada sacerdotal, Pe. Barreiro atuou nas seguintes paróquias: Paróquia Senhor Santo Cristo, na Diocese de São Miguel Paulista, Cidade Tiradentes (Zona Leste da cidade de São Paulo – SP); Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, na Arquidiocese de Aparecida (SP); Paróquia Jesus Cristo Libertador, na Arquidiocese de Campinas, em Campinas (SP); Paróquia Santo Afonso, Arquidiocese de Campinas, em Campinas (SP); Paróquia Nossa Senhora das Dores, na Diocese de Registro, em Miracatu (SP); Paróquia Menino Jesus, na Diocese de Santo André, em Diadema (SP); e Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Mauá (SP), como pároco empossado no dia 14 de fevereiro de 2021.

Na Congregação do Santíssimo Redentor
Na Congregação Redentorista foi Vice reitor, Prefeito de Igreja e membro da Comissão Pastoral do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. Na Diocese de Registro integrou o Conselho de Presbíteros.

Padres redentoristas assumem missão na Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Mauá

Pela justiça social, padre Barreiro assume Paróquia Menino Jesus em Diadema

A importância de Maria como missionária