Diocese de Santo André

Paróquia Nossa Senhora de Fátima celebra 55 anos de história, em São Bernardo

A Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em São Bernardo do Campo, celebra 55 anos de história no próximo dia 6 de outubro (quarta), com uma missa presencial, às 15h, na igreja que fica localizada na Rua Flávio Fongaro, nº 126 – Vila Marlene, na Região São Bernardo – Rudge Ramos da Diocese de Santo André.

O atual pároco é o Pe. Antônio Guimarães do Couto Filho, que está à frente da paróquia desde junho de 2017. Atualmente, a paróquia contabiliza entre 18 e 20 pastorais, grupos e movimentos.

As missas são realizadas nos seguintes horários nestes tempos de pandemia: quarta (15h), quinta (19h30), sábado (18h) e domingo (10h e 18h). Mais informações sobre como participar das celebrações e das atividades da paróquia, entre em contato com a secretaria paroquial: 4332-6953 (telefone).

A matriz paroquial Nossa Senhora de Fátima  também conta com duas capelas/comunidades: Nossa Senhora da Imaculada Conceição, no Jardim Hollywood, e Nossa Senhora Aparecida e Santo Expedito, no Jardim Três Marias. 

Conheça a história da Paróquia Nossa Senhora de Fátima:

Os antigos ensinam que uma imagem de Fátima, em tamanho natural, deu origem à denominação da paróquia. A imagem foi trazida de Portugal a pedido do Dr. Ferramenta, que residia no Parque Anchieta, como pagamento de promessa feita a sua mãe. A chegada da imagem à Vila Marlene ocorreu em 16/11/1958, quando iniciaram as atividades na capela. Houve procissão pelas ruas da vila e no interior da capelinha, a imagem foi abençoada pelo Pe. Fiorente Elena. Hoje, a imagem é guardada com todo zelo no primeiro andar do salão paroquial, ao lado da Matriz da Vila Marlene. 

Foram quase oito anos de atividades religiosas na Capela de Fátima, entre novembro de 1958 e outubro de 1966. Até 1960, a capela fez parte da Paróquia São João Batista, do Rudge Ramos. Nesse mesmo ano, Dom Jorge cria a Paróquia Santíssima Virgem, no Jardim do Mar, e a capela passa a jurisdição desta paróquia.

Criação da paróquia

Em 6 de outubro de 1966, o primeiro bispo da Diocese de Santo André, Dom Jorge Marcos de Oliveira, assinou o decreto para criação da 54ª paróquia da diocese, a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, na Vila Marlene, em São Bernardo do Campo. Os primeiros sete anos, de 1966 a 1973, marcam um período de formação e consolidação da paróquia. Com o crescimento populacional na região, o terreno onde a capela foi construída se tornaria pequeno e surgiria a necessidade de uma nova igreja, sendo feito um trabalho em conjunto. 

Inauguração da capela

Com o nome inicial de Centro Comunitário Nossa Senhora da Imaculada Conceição, a construção da Capela Imaculada Conceição, do Jardim Hollywood, começa em 1984, com a primeira missa campal celebrada no dia 20 de maio, no local da futura obra. Em 8 de dezembro do mesmo ano é inaugurado o centro comunitário com a presença de Dom Cláudio Hummes, o segundo bispo diocesano. 

No ano seguinte, a Paróquia Nossa Senhora de Fátima conquistou o terreno para a construção do salão paroquial, sendo formalizada a doação do terreno na segunda metade da década de 1980. Animada, toda a comunidade participa com empenho da Festa da Padroeira e da Quermesse. No ano de 1986, pastorais, movimentos e grupos da igreja começaram a organizar reuniões e atividades no centro comunitário.

Em 1992, a paróquia foi palco, pela primeira vez, da Festa dos Carroceiros, a mais antiga manifestação folclórica religiosa do Grande ABC. Entre 1997 e 1998, a igreja se prepara para o Projeto Rumo ao Novo Milênio, que tinha como tema de reflexão: “Deus Pai, Caridade e Reconciliação”. 

Reformas e melhorias

No ano de 1999, com a presença de Dom Décio Pereira, a Paróquia Nossa Senhora de Fátima inaugurou oficialmente, a primeira grande reforma da igreja. Durante três meses, as obras consistiram na ampliação do espaço interno, revitalização dos pisos, melhorias na iluminação e no som, além da substituição da rede elétrica. No lado externo, a paróquia ganhou nova pintura, os tijolos à vista impermeabilizados e uma nova iluminação com o nome escrito Paróquia Nossa Senhora de Fátima. 

Inauguração da capela II

Em 2002, a paróquia recebe a missão dos padres redentoristas e a Comunidade Nossa Senhora Aparecida é criada no Jardim Três Marias, que receberia mais tarde a companhia do padroeiro Santo Expedito no ano de 2015. Em 2006, nas comemorações do Jubileu de Rubi dos 40 anos, a Paróquia Nossa Senhora de Fátima recebeu novas obras, a dedicação do novo altar e benção dos novos mobiliários litúrgicos, do ambão, da porta, da fonte batismal e do tabernáculo.

Em 2008, a paróquia realiza a entronização da nova imagem da padroeira, trazida de Portugal pelo pároco Pe. Augusto, numa cerimónia com a presença do bispo Dom Nelson Westrupp. Em 2010, a paróquia recebe a visita da imagem peregrina de Fátima pela primeira vez. No ano seguinte, através de uma campanha, a igreja conseguiu a aquisição de novos bancos. A matriz paroquial também começa a receber melhorias na parte externa.

Jubileu de Ouro

Em 2016, no ano de Jubileu de Ouro da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, o bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini presidiu a missa. No fim do ano, o Livro “A Caminhada de Fátima na Borda do Campo”, organizado pelo historiador e pesquisador, Ademir Medici, foi lançado num evento com todos os paroquianos e moradores do bairro.

Padres 

Atuaram na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, os seguintes padres como vigários ecônomos: Pe. Luiz Massa (1966-1973); Pe. Belisário Campanile (1973-1974); Pe. Ceslau Zajac, SAC (1974-1977); Pe. Luiz Girotti, SSS in memoriam (1977-1978); Frei Sebastião Benito Quaglio, OFM Conv (1978-1980 e 1991); Pe. Walter Arnildo Seidl in memoriam (1980-1982); Pe. Oralino Zanchin (1982); Pe. Danilo José Ravanello, CS (1983-1984);

Como administradores paroquiais: Frei José Manfroi, OFM Cap. (1985-1986); Pe. Antonio Luiz de Araújo (Pe. Toninho) (1986-1991); Pe. José Soares Rodrigues (Pe. Zezé) (1991-1993) e Pe. Décio Dias Mirandola (2003). 

Como párocos: Pe. Luiz de Souza Ávila in memoriam, que assumiu em 30 de dezembro de 1983; Pe. Adenízio Leonardo Miranda, que foi nomeado pároco no dia 28 de fevereiro de 1993; Pe. Augusto César Casimiro de Andrade, nomeado pároco em 31 de dezembro de 2005; e Pe. Antônio Guimarães do Couto Filho, que tomou posse como pároco no dia 15 de junho de 2017.

Fonte: Livro “A Caminhada de Fátima na Borda do Campo” (Ademir Medici, 2016)

Fotos: Diocese de Santo André

Compartilhe:

nomeacoes

Nomeações, decretos e provisões – 14/08/2024

Diocese de Santo André celebra São Lourenço com missa especial na Paróquia São José Operário

Homilia da Festa de São Lourenço, Diácono e Mártir

Padre Flavio é empossado pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo

Semana Nacional da Família tem início com Hora Santa e reúne Setor Família na catedral diocesana

Liberdade Religiosa

Reunião do Clero aborda Jubileu Extraordinário

Diácono Carlos Foiani viveu a fé e seguiu Jesus em sua vocação

Nota de pesar de Dom Pedro, bispo diocesano, sobre o falecimento do Diác. Carlos Caviola Foiani

Nota de Pesar pelo falecimento do diácono Carlos Caviola Foiani