Diocese de Santo André

Comissão para o Ecumenismo da CNBB abre as inscrições ao Simpósio de Formação Ecumênica e Inter-Religiosa 2022

A Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) abriu nesta segunda-feira, 25 de outubro, as inscrições para o próximo Simpósio de Formação Ecumênica e Inter-Religiosa que acontecerá nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro de 2022, de forma on-line pela plataforma Zoom, das 9h às 12h.  O simpósio tem o tema: “Educar para o Ecumenismo e a Sinodalidade: para uma religião humanizadora”. A inscrição e a participação são gratuitas.

De acordo com o assessor da Comissão e secretário-adjunto de Pastoral da CNBB, padre Marcus Barbosa Guimarães, os eixos inspiradores do simpósio são dois temas importantíssimos de formação vividos pela Igreja no Brasil: “o caminho da Sinodalidade e da Educação”. O assessor da Comissão de Ecumenismo da CNBB aponta que a reflexão dos dois eixos será feita na perspectiva ecumênica e inter-religiosa.

“Encontramo-nos bem esperançosos e animados com nosso Simpósio que a cada ano é oferecido pela Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso. A dimensão ecumênica é constitutiva da nossa vida cristã. Precisamos torná-la sempre mais presente e ativa em nossa missão evangelizadora. O diálogo é o caminho, por isso pedimos ajuda na divulgação do Simpósio”, convoca padre Marcus.


Conferencistas e inscrições
Estão confirmados como assessores nas reflexões o professor da Universidade Católica de Brasília e assessor da UmBrasil Ricardo Mariz e o membro da Comissão Teológica do Sínodo 2023 e professor-pesquisador no Programa de Pós-graduação em Teologia da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Paraná (PUCPR), em Curitiba, padre Agenor Brighenti. Ele já presidiu o Instituto Nacional de Pastoral da CNBB e também foi perito do Celam na Conferência de Santo Domingo e da CNBB em Aparecida.

Também estão confirmados o biblista e membro do Centro de Estudos Bíblicos (CEBI) Francisco Orofino, a doutora e ecologista Ima Célia Guimarães Vieira e a professora Roberta Guedes, gerente da Câmara de Educação Básica da Associação Nacional de Educação Católica (ANEC).


Como se inscrever?
Para se inscrever basta enviar o nome e a cidade onde mora para o e-mail da Comissão para o Ecumenismo da CNBB: ecumenismo@cnbb.org.br. As inscrições e a participação no Simpósio são gratuitas.

Fonte: CNBB

Compartilhe:

Encontro diocesano conduz casais de namorados e noivos a refletirem sobre fé, amor e compromisso

Externato Santo Antônio celebra 95 anos com Missa presidida por Dom Pedro

Clero diocesano vive manhã de oração no dia do Sagrado Coração de Jesus

VIOLÊNCIA TEM CURA?

Forania Mauá reúne mais de 5 mil fiéis na Solenidade de Corpus Christi

Crianças e adolescentes da IAM vivem Jornada Nacional em São Bernardo

Pastoral Familiar participa do 16º Simpósio Nacional das Famílias em Aparecida

Semana Diocesana de Comunicação reflete sobre presença humana, tecnologia e missão pastoral

A ESPERANÇA: É POSSÍVEL?

COMIDI reúne representantes paroquiais em formação missionária na Basílica Menor