No dia do criador dos Seminários, São Carlos Borromeu, o bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, visitou na tarde de quinta (04/11), a Casa de Formação Filosófica, no Parque Sete de Setembro, em Diadema. Na ocasião, Dom Pedro fez uma pequena partilha com os quinze formandos sobre a abertura ao ser padre, fazendo o convite à disposição interior de servir o Reino de Deus no sacerdócio desinteressado e aberto ao desejo de Deus, aos desafios de Deus.
Após, na companhia dos formandos, do Pe. Hamilton Gomes do Nascimento, reitor da casa de formação e pároco da Paróquia Cristo Rei, e do Pe. Camilo Gonçalves de Lima, secretário episcopal, todos celebraram a eucaristia, fazendo memória do bispo de Milão que foi exemplo de pastoreio e amor aos fiéis de sua diocese, e que inspirou muitos santos sacerdotes ao serviço humilde ao povo de Deus.
*
Conquista da comunidade
Após a visita e missa, Dom Pedro ainda passou para conhecer o recém-adquirido terreno da Comunidade São Francisco de Assis e Nossa Senhora da Cabeça, no Jardim dos Eucaliptos, também em Diadema. A comunidade pertence à Paróquia Cristo Rei.
“O dia 12 de outubro foi muito especial para nossa Comunidade São Francisco de Assis e Nossa Senhora da Cabeça, localizada no Alto da Serraria. Foi apresentada a realização de um sonho conquistado com muita luta por mais de 22 anos: a compra do tão esperado terreno para a comunidade. Muitos acontecimentos marcaram essa comunidade, assim como muitas pessoas dedicaram muito esforço, suor, trabalho, lágrimas e, principalmente, fé”, diz trecho do texto de autoria do agente da Pascom, Yuri Novaes, no informativo “Mais Perto do Céu”, da Paróquia Cristo Rei.
*
Sobre a Casa de Formação Filosófica
A Casa de Formação Filosófica foi inaugurada em 1996 e completou 25 anos no último dia 22 de março. Já passaram centenas de jovens pelo espaço, muitos deles tendo sido ordenados sacerdotes para nossa diocese. Foram reitores da mesma Dom Airton José dos Santos, Pe. Décio Rocco Gruppi, Pe. Sérgio de Siqueira, Pe. Ademir Santos de Oliveira, Pe. Rogério Duarte Irmão, Pe. Antônio Becker Ferreira, Pe. Dayvid da Silva e desde 2019, Pe. Hamilton Gomes do Nascimento.
Texto de autoria do Pe. Hamilton Gomes do Nascimento
Fotos: Casa de Filosofia da Diocese de Santo André e Hosana Matos