Legado do Ano de São José indica que Deus se manifesta no cotidiano através da simplicidade

A Diocese de Santo André realizou na manhã deste domingo (05/12), o encerramento diocesano do Ano de São José com a participação de fiéis e de membros de todo o Setor Família, em celebração presidida pelo bispo Dom Pedro Carlos Cipollini, na Paróquia São José Operário, no Jardim Bela Vista, na Região Santo André – Centro.

Em sua homilia, o bispo diocesano disse que neste ano de 2021 pudemos refletir, a partir da Carta Apostólica Patris Corde, divulgada pelo Papa Francisco no dia 8 de dezembro de 2020, por ocasião do 150º aniversário da declaração de São José como padroeiro universal da Igreja, sobre os grandes ensinamentos que São José nos deixou como um legado para os cristãos, por meio do seu compromisso com o projeto de Deus.

“José era um homem justo, carpinteiro, simples, humilde, mas Deus vai mudar tudo e vai convidá-lo para estar presente no mistério da encarnação. A primeira colaboradora é Maria, que aceitou ser mãe do Filho de Deus, e depois José, que é o pai adotivo”, salienta.
O bispo prossegue dizendo que São José nos lembra que o encontro com Deus em nossa vida se dá em locais simples, em pessoas simples, em circunstâncias comuns. “Quem visse a família de Maria, José e Jesus não imaginaria o que estava por trás dela. Então, José ensina que Deus se manifesta no dia a dia, através de pessoas santas e simples, que talvez não percebamos, nem colocamos atenção. São José revela que Deus nos chama para colaborar em seu plano, de forma simples, assim como se revelou essa grandeza do coração, a sua generosidade e fé no projeto de Deus para ele”, destaca.

Segundo Dom Pedro, São José é a tradução de um homem centrado e com uma força interior tão grande, no sentido positivo de escutar a Palavra de Deus e colocá-la em prática, ao recordar as visitas do anjo em quatro sonhos, sendo revelados os desígnios de Deus para ele.

As atividades do Ano de São José estiveram em sintonia com o Ano Família Amoris Laetitia, também convocado pelo Papa Francisco justamente na celebração dos cinco anos da Exortação Apostólica Pós-Sinodal (19 de março de 2021) e para ser vivenciado até 26 de junho de 2022.

Placa comemorativa

Ao final da missa, Dom Pedro e o pároco anfitrião Pe. Francinaldo de Sousa Justino, descerraram uma placa do encerramento do Ano de São José, ao lado da imagem restaurada do patrono da Igreja universal, que fora abençoada pelo bispo no início da celebração. “Na ocasião foi entregue à comunidade, a imagem restaurada de São José Operário, cuja data de chegada da Itália foi em 5 de maio de 1963. Estimulados pelo exemplo de São José, nossa alegria é tê-lo como padroeiro”, diz trecho do texto presente na placa.

Inauguração da Capela do Santíssimo

No período da noite, o bispo diocesano celebrou missa na Paróquia São José, no Bairro Baeta Neves, na Região São Bernardo – Centro, como parte da programação do sexto dia da Novena de Encerramento do Ano de São José. Na ocasião, Dom Pedro realizou a inauguração da Capela do Santíssimo Sacramento e a entronização da imagem de Santo André, que ficará na entrada do local, e ao lado da imagem de São Pedro. A missa foi concelebrada pelo pároco Pe. Jean Rafael Eugênio Barros.

Relembre aqui como foi o Ano de São José na Diocese de Santo André

Créditos das fotos: Pascom Paróquia São José Operário/ Região Santo André – Centro e Paróquia São José/ Região SBC – Centro