Diocese de Santo André

Ato marca centenário de Dom Paulo Evaristo Arns e 73 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

No próximo dia 10 de Dezembro, data em que se celebra pela 73ª vez a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Frente Inter-Religiosa Dom Paulo Evaristo Arns, em parceria com a Comissão Justiça e Paz de São Paulo e demais entidades, realiza ato, às 10h,  para reforçar a importância e a urgência do respeito aos direitos e ao humano, no Parque da Juventude Dom Paulo Evaristo Arns.

O ato, aberto a todas as pessoas, religiosas ou não, de todos os gêneros, cores, idades, etnias, nacionalidades, condições sócio-econômicas, profissões, opções políticas, também será uma homenagem aos 100 anos de nascimento de Dom Paulo Evaristo Arns.

Os Direitos Humanos, atribuídos a todas as pessoas do mundo simplesmente por pertencerem à espécie humana, no Brasil foram incorporados à Constituição de 1988 graças a uma campanha que teve como principal líder Dom Paulo Evaristo Arns. Dom Paulo faz falta, mas seus ensinamentos permanecem presentes e nos inspirando.

Homenagens
No ato, que traz a marca da união e solidariedade através do fundamento inter-religioso, serão prestadas homenagens às vítimas do covid-19, especialmente às crianças e jovens órfãos pelo vírus, assim como a importantes defensores dos direitos humanos que morreram durante a pandemia. Esta homenagem estará simbolizada no plantio de uma árvore dedicada a Sergio Storch, integrante da Frente Inter-Religiosa falecido devido ao covid, e nos panfletos bordados por integrantes das Linhas de Sampa.

Na programação, passado, presente e futuro (simbolizado pelas crianças da Pastoral) se unem na celebração inter-religiosa e na leitura dos artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. A abertura do ato será realizada pelas crianças da Pastoral da Criança, fundada pela doutora Zilda Arns, irmã do Cardeal, e que tem como missão a defesa da vida e dos direitos das crianças e dos humanos no seu todo.

Na data também acontecerá o lançamento da campanha para criação do Memorial em Homenagem às Vítimas do covid-19 no Parque da Juventude Dom Paulo Evaristo Arns. O texto de adesão poderá ser assinado no local.

Dom Paulo Evaristo Arns
Nascido em 1921 e falecido em 2016, dom Paulo, religioso franciscano, arcebispo e cardeal de São Paulo, se dedicou principalmente aos habitantes da periferia, aos trabalhadores, à formação de comunidades eclesiais de base e à defesa e promoção dos direitos humanos. Sempre esteve ao lado dos perseguidos e dos marginalizados. Era defensor da vida e da dignidade humana. Dom Paulo escreveu 56 livros e recebeu mais de uma centena de títulos nacionais e internacionais. Com posições firmes, trazia sempre a esperança em seus discursos. Como Dom Paulo costumava repetir: “Coragem! Esperança sempre!”


Frente inter-religiosa dom Paulo Evaristo Arns
Inspirados pelo exemplo dado no culto ecumênico por Vladimir Herzog, vítima dos torturadores do DOI-CODI, foi criada a Frente Inter-religiosa por Justiça e Paz, que tem Dom Paulo Evaristo Arns como patrono. O  movimento, que conta com religiosos, juristas, designers, artistas, cineastas, jornalistas e profissionais de diversas áreas, tem por objetivo inspirar as lutas por direitos para todos, e contra todas as formas de violência.


Memorial em homenagem às vítimas da Covid-19
A Comissão Justiça e Paz de São Paulo lança campanha de adesão à instalação de Memorial às vítimas da Covid no Parque da Juventude Dom Paulo Evaristo Arns. O Memorial também prestará homenagem às instituições de saúde e científicas que evitaram um número ainda maior de vítimas, bem como os profissionais que heroicamente arriscaram suas vidas para garantir o Direito Humano à Saúde para a maioria da população.

Em consulta preliminar, a ideia já recebeu a adesão de entidades como Comissão Arns, Comissão Brasileira Justiça e Paz, Frente Inter-religiosa Dom Paulo Evaristo Arns, e de personalidades como Margarida Genevois, José Gregori, José Carlos Dias, Paulo Sérgio Pinheiro, Belisário Santos Júnior, Fábio Konder Comparato, Silvia Steiner, Maria Victoria Benevides e Dom Odilo Scherer.

Sobre o evento, anote na agenda:

Dia: 10 de Dezembro de 2021
Horário: 10h
Local: Parque da Juventude Dom Paulo Evaristo Arns. Av. Cruzeiro do Sul, 2630. Metrô Carandiru. O evento também será transmitido pelos canais da Internet.

*Em respeito aos protocolos de segurança contra a COVID-19, use máscaras, álcool em gel e evite aglomerações.

Fonte: Regional Sul 1 da CNBB

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO