Diocese de Santo André

Emeritude, acolhimento, zelo e misericórdia

Na tarde do dia 28 de dezembro, Dom Pedro Carlos Cipollini, bispo diocesano de Santo André, juntamente com Padre Joel Nery, Vigário-Geral da diocese, reuniram-se com o Padre Orlando de Moura no sétimo andar do Edifício Santo André Apóstolo.

A motivação deste encontro foi a de ser um canal de acolhida, zelo e misericórdia para com o presbítero que possui problemas de saúde, cujo quadro clínico impossibilita que assuma provisões e ofícios.

Após um frutífero e construtivo diálogo, Dom Pedro, Padre Orlando e Padre Joel que foi seu colega de seminário, anuíram que entre os mecanismos canônicos possíveis, a emeritude (aposentadoria) do Padre Orlando seria a melhor forma de auxiliá-lo.

Padre Orlando continuará morando na cidade de Peruíbe e irá ajudar conforme suas possibilidades em um centro de recuperação de dependentes químicos e em uma paróquia próxima a sua residência.

Ao término da reunião, o presbítero emérito, ressaltou o quanto sentiu-se acolhido como um verdadeiro filho por um pai, pois tanto o cuidado e conversa, quanto a definição, trouxeram a paz que ele tanto precisava. Destacou que mesmo estando emérito, quer manter a comunhão com a Igreja, com a Diocese e com o bispo.

Compartilhe:

Leão XIV: um Papa que nasce da escuta e da esperança

A vida e história de Papa Leão XIV: Robertum Franciscum Prevost

CARPINTEIRO DE NAZARÉ

Padre Marcos Vinicius, em entrevista ao Diário do Grande ABC, fala sobre o legado de Papa Francisco e o processo de sucessão papal

Jovens lotam santuário em missa dedicada ao Beato Carlo Acutis

Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima celebra 50 anos de história no Ferrazópolis

RH da Diocese promove ação de conscientização ambiental com colaboradores da Cúria

nomeacoes

Nomeações e provisões – 23/04/2025

“Tudo é novo, Senhor”, Diocese de Santo André celebra Missa em Sufrágio pelo Papa Francisco

Nota de Pesar pelo Falecimento do Papa Francisco