Diocese de Santo André

Natal das Crianças e 2ª Feira de Economia Solidária unem famílias no Centro Comunitário Dom Jorge

Promovendo a dignidade do ser humano e levando alegria às crianças, a Associação Lar Menino Jesus promoveu no sábado (18/12), a 2ª edição da Feira de Economia Solidária e a confraternização das famílias que participam das atividades da instituição da Diocese de Santo André, na sede do Centro Comunitário Dom Jorge, no Parque João Ramalho, na cidade andreense.

Durante a tarde, cerca de 90 garotos e garotas realizaram uma apresentação de Natal e receberam sacolinhas compostas por roupas (camisetas, calças, bermudas, calçados), brinquedos, doces, panetones e cartões, numa ação que contou com a ilustre participação do Papai Noel e atendeu aos protocolos sanitários de distanciamento, uso de máscara e álcool gel.

A retomada gradual das atividades presenciais no Centro Comunitário Dom Jorge ocorre desde o início do segundo semestre de 2021, em horário parcial nos dois turnos (manhã e tarde), com cerca de 80% das crianças. A partir do começo do próximo ano, o cronograma deve retornar em período integral.

Trabalho coletivo

A 1ª edição da Feira da Economia Solidária aconteceu em outubro deste ano, sendo uma das primeiras atividades da retomada gradativa de eventos presenciais no Centro Comunitário. Com o êxito da experiência, mais um encontro foi realizado no último sábado. A ideia surgiu da coordenadora da Associação Lar Menino Jesus/ Centro Comunitário Dom Jorge, Rosemary de Marqui, ao observar o evento que já é realizado na cidade onde reside, em Diadema, no Grande ABC.

“Resolvemos fazer um teste para eventos, a partir dessa retomada gradual das atividades. Chamamos um pai que faz coxinha em casa, um vizinho que faz crochê, alguns funcionários do Lar, uma forma de poder trazer novamente as famílias para o Centro, com todos os protocolos de segurança. A gente consegue arrecadar alimentos com a entrada das pessoas na feira. A pessoa vem, traz um quilo alimento e pode escolher os itens de cada feirante. E o feirante também lucra com essa feira, mas também tem a contrapartida para a casa, porque a gente acaba sempre indicando um outro. Uma forma de trabalhar comunitariamente”, enfatiza.

Cerca de 300 pessoas passaram pelo local e puderam adquirir trabalhos artesanais, artigos de decoração, bijuterias, doces e salgados. A entrada foi 1kg de alimento não perecível.

Aprendizado de amor 

Márcia Maria Ferreira Campos, 45 anos, trabalha na área financeira e demonstra gratidão a toda a equipe do Centro Comunitário Dom Jorge pelos cuidados com o filho João Pedro Campos Brito, 5 anos. “Com imenso prazer que a gente agradece cada segundinho dos nossos filhos aqui. Somos o tempo todo agraciados pelo amor e pelo carinho. E que esse espírito natalino que existe no Centro Comunitário Dom Jorge, de janeiro a janeiro, possa se multiplicar cada vez mais”, sintetiza Márcia, ao dizer que o principal aprendizado do filho é o amor. “Ele já disse que quer ficar aqui até os 30 anos”, revela sobre a meta de João Pedro atuar como voluntário no futuro.

Pai de Raquel Santana, 10 anos, e Lívia Santana, 9 anos, o operador logístico, Alexandre Luiz Sisoto Gonçalves, 48 anos, ressalta que o Centro Comunitário Dom Jorge traz uma experiência de convivência familiar. “De vivenciarem a coletividade na sociedade, nas atitudes do dia a dia, também. As crianças têm um lugar que são bem cuidadas e não ficam vulneráveis aos perigos das ruas”, cita Alexandre, ao contar que as filhas estão no Centro desde 2018 e pretendem continuar no próximo ano.

Integrando as atividades do Centro Comunitário Dom Jorge desde os cinco anos de idade, Adrieli Alves, 11 anos, demonstrava muita felicidade diante do retorno das atividades presenciais. “É muito bonito ver as famílias juntas, novamente”, frisa. Para ela, a instituição diocesana tem um caráter social que educa e conscientiza as pessoas. “Gosto muito de reciclagem”, conta Adrieli.

Mensagem de Natal e Ano Novo

O presidente da Associação Lar Menino Jesus, Pe. Felipe Cosme Damião Sobrinho, também deixou uma mensagem para todos os diocesanos:  “A Associação Lar Menino Jesus, fundada em 1956, primeira obra social da nossa Diocese de Santo André, tem como lema: “Criança, prioridade absoluta”. Neste tempo difícil da pandemia da Covid-19, nós, com muito esforço, estamos lutando para que a entidade honre todos os seus compromissos. Precisamos de voluntários, precisamos de benfeitores. Procure o nosso Centro Comunitário Dom Jorge e faça a sua colaboração! Nos ajude a levar adiante essa obra que é de todos nós, obra da nossa Igreja diocesana, obra de acolhida e missão. Toda ajuda é bem-vinda. A Associação Lar Menino Jesus é nossa! Contamos com vocês! Desejamos um Feliz Natal e um abençoado 2022! Um 2022 onde possamos caminhar juntos.”

Como ajudar o Lar Menino Jesus

O Centro Comunitário Dom Jorge está arrecadando alimentos e itens da cesta básica (arroz, feijão, macarrão, ovos, carnes, molhos, café, leite, pão, legumes, verduras e frutas) para o preparo das refeições das crianças e doações para famílias carentes. Produtos de limpeza e higiene, além de materiais escolares (cadernos, lápis, canetas, colas, tintas, papéis sulfite, crepom e eva), também são arrecadados.

Para fazer as doações basta se dirigir ao endereço do Centro Comunitário: Rua Piracanjuba, 542 – Pq. João Ramalho – Santo André, de segunda a sexta, nos períodos da manhã e tarde, ou ligar no telefone: 4472-4455.

Mais informações sobre o trabalho da entidade diocesana pelo site: www.almj.com.br. e pelas mídias sociais Facebook: @ALMJ/CCDj e Instagram: @lar.menino.jesus_ccdj.

Sobre o Lar Menino Jesus

Primeira e mais antiga entidade diocesana desde a fundação da Diocese de Santo André, a Associação Lar Menino Jesus, criada há mais de seis décadas pelo primeiro bispo diocesano Dom Jorge Marcos de Oliveira (1915-1989), comemorou 65 anos de fundação no dia 28 de fevereiro de 2021.

O Centro Comunitário Dom Jorge, existente há mais de cinco décadas, oferece alimentação, atividades socioeducativas e culturais para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, com ações que complementam o trabalho social com a família e asseguram o direito à convivência comunitária.

Leia mais:

Associação Lar Menino Jesus: sinônimo de amor, gratidão e voluntariado

Associação Lar Menino Jesus celebra 65 anos de história

Associação Lar Menino Jesus: uma expressão de justiça social e de acolhida na Diocese

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO