A Diocese de Santo André, por meio do bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, apresentou no dia 26 de dezembro de 2021, a nomeação dos novos padres coordenadores das dez regiões pastorais para o mandato de três anos (2022-2024) ou enquanto não for ordenado o contrário. A iniciativa atende ao bem dos fiéis confiados ao cuidado pastoral, após ter sido entregues, no Centro de Diocesano de Pastoral, as atas das eleições dos novos coordenadores, tendo sido confirmados os nomes dos indicados pelo bispo.
Conheça cada um dos padres coordenadores regionais:
Região Pastoral Santo André – Centro
Pe. Vanderlei Nunes nasceu no dia 5 de maio de 1971, no Bairro do Ipiranga, na capital paulista, em São Paulo. Foi ordenado presbítero no dia 2 de dezembro de 1995. É pároco da Paróquia Nossa Senhora do Paraíso, no Bairro Paraíso, desde o dia 16 de julho de 2016. Exerceu funções diocesanas como assessor da Pastoral Universitária, da Renovação Carismática Católica, da Pastoral Familiar; Coordenador Diocesano de Pastoral, membro e secretário do Conselho de Presbíteros. Também atuou como reitor do Seminário de Teologia, formador da pastoral para os seminaristas e atualmente assessor diocesano da Pastoral da Acolhida, coordenador da Região São Caetano do Sul e coordenador da Região Santo André – Leste, por mais de um mandato em ambos regionais. É sacerdote exorcista da diocese desde 2005. Recentemente foi nomeado como membro do Conselho Presbiteral da Diocese.
Região Pastoral Santo André – Leste
Pe. Guilherme Franco Octaviano nasceu no dia 21 de junho de 1992, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. Ingressou no seminário da Diocese de Santo André com apenas 18 anos, no dia 12 de fevereiro de 2011, e após oito anos foi ordenado sacerdote no dia 16 de fevereiro de 2019. Assumiu como administrador paroquial da Paróquia São Jorge no dia 30 de abril do mesmo ano e como pároco neste 2 de janeiro de 2022. Na Diocese de Santo André atua como coordenador da Comissão Diocesana de Liturgia, assessor do Setor Música e responsável pela equipe de redação do ABC Litúrgico (folheto para as celebrações das missas). Recentemente foi nomeado como membro do Conselho Presbiteral da Diocese.
Região Pastoral Santo André – Utinga
Pe. Eduardo Antonio Calandro nasceu no dia 3 de julho de 1978, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. Foi ordenado presbítero no dia 13 de outubro de 2007. Pároco da Paróquia Santo Antônio do Arraial, no Jardim Santo Antônio, desde agosto de 2019, Pe. Eduardo será empossado pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida no dia 14 de janeiro de 2022. Atua desde 2011 na Comissão Episcopal Pastoral para Animação Bíblico-Catequética da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), no Grebicat (Grupo de Reflexão Bíblico-Catequética), e desde 2017 como coordenador da Comissão Diocesana de Animação Bíblico-Catequética na Diocese de Santo André. Membro do Conselho Presbiteral da Diocese e coordenador da Região Santo André – Utinga desde o dia 30 de setembro de 2020, sendo reconduzido na função.
Região Pastoral São Bernardo do Campo – Centro
Pe. José Alexandre Mosqueli de Almeida, MIPK nasceu no dia 3 de dezembro de 1980, em Mogi Mirim, no estado de São Paulo. Foi ordenado presbítero no dia 8 de dezembro de 2009. Atualmente é pároco da assumiu a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no DER, desde setembro de 2018, e administrador paroquial da Paróquia Santa Teresinha, no Bairro Santa Teresinha, empossado no dia 22 de agosto de 2021. É Diretor Geral da Associação Pública de Fiéis de Direito Diocesano dos Missionários da Imaculada Padre Kolbe (MIPK), membro do Conselho Presbiteral da Diocese e coordenador da Região São Bernardo – Centro desde janeiro de 2019, sendo reconduzido na função.
Região Pastoral São Bernardo do Campo – Anchieta
Pe. Geraldo dos Santos nasceu no dia 26 de novembro de 1968, na cidade de Assis, no estado de São Paulo. Foi ordenado frei (Ordem dos Frades Menores Capuchinhos) no dia 18 de junho de 2005. Atualmente é pároco da Paróquia Santa Luzia Virgem e Mártir, no Jardim Thelma, desde o dia 17 de janeiro de 2021. Também atua como coordenador diocesano da Campanha da Fraternidade desde junho de 2018 e recentemente foi nomeado como membro do Conselho Presbiteral da Diocese.
Região Pastoral São Bernardo do Campo – Rudge Ramos
Pe. Adriano Pereira da Silva nasceu no dia 7 de agosto de 1986, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. Foi ordenado presbítero no dia 16 de julho de 2016. Atua como administrador paroquial (desde o dia 13 de agosto de 2016) e posteriormente pároco (desde o dia 28 de janeiro de 2019) da Paróquia São Pedro Apóstolo, no Bairro Taboão. É membro da Comissão Administrativa e Conselho Fiscal do Caixa Comum dos Presbíteros Diocesanos e do Conselho Presbiteral da Diocese de Santo André.
Região Pastoral São Caetano do Sul
Pe. Luís Carlos Francisco nasceu no dia 29 de dezembro de 1971, em Presidente Prudente, no interior de São Paulo. Foi ordenado presbítero no dia 14 de agosto de 2004. É pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Barcelona, desde julho de 2016, e administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Prosperidade, desde julho do mesmo ano. Assessor da Comissão de Arte Sacra da Cobecisa (Comissão dos Bens Culturais da Igreja). É membro do Conselho Presbiteral da Diocese de Santo André e coordenador da Região São Caetano desde janeiro de 2019, sendo reconduzido na função.
Região Pastoral Diadema
Pe. George Fernandes Jesuraj, SVD nasceu no dia 12 de junho de 1977, na cidade de Thanjavur, estado de Tamil Nadu, na Índia. Foi ordenado presbítero dos Missionários do Verbo Divino no dia 24 de maio de 2009. É pároco da Paróquia Santo Arnaldo Janssen desde o dia 7 de abril de 2018. O sacerdote indiano também é membro da Comissão Teológica da Diocese de Santo André, do Conselho Presbiteral da Diocese e coordenador da Região Pastoral Diadema desde janeiro de 2019, sendo reconduzido na função.
Região Pastoral Mauá
Pe. José Aparecido Cassiano nasceu no dia 23 de setembro de 1971, na capital paulista, em São Paulo. Foi ordenado presbítero no dia 15 de janeiro de 2000. É pároco da Paróquia Nossa Senhora das Vitórias, na Vila Nossa Senhora das Vitórias, desde o dia 17 de janeiro de 2021. Atuou como reitor do Seminário de Teologia durante cinco anos (novembro de 2015 a dezembro de 2020) e assessor regional para Catequese. Recentemente foi nomeado membro do Conselho Presbiteral da Diocese.
Região Pastoral Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra
Pe. Clemilson Pereira Teodoro nasceu no dia 17 de julho de 1979, na cidade de Caratinga, em Minas Gerais. Foi ordenado presbítero (Missionários da Imaculada Padre Kolbe) no dia 8 de dezembro de 2009. Em 2011 é acolhido na Diocese de Santo André. Atua na Paróquia Santa Luzia, em Ribeirão Pires, como administrador paroquial desde o dia 15 de fevereiro de 2019 e posteriormente pároco desde o dia 27 de setembro do mesmo ano. Diretor Espiritual da Casa de Formação Teológica e recentemente foi nomeado como membro do Conselho Presbiteral da Diocese de Santo André.