Diocese de Santo André

Incentivando a sinodalidade, Padre Tiago Síbula assume administração da Paróquia Jesus Bom Pastor

Destacando a necessidade de se trabalhar a evangelização aliada à promoção humana, bem como incentivar a prática dos itinerários do 8º Plano Diocesano de Pastoral, o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), Pe. Tiago José Síbula da Silva, 42 anos, assumiu nova missão na noite de sexta-feira (28/01), como administrador paroquial da Paróquia Jesus Bom Pastor, no Jardim Bom Pastor, na Região Santo André – Centro. Com a presença de membros de pastorais, movimentos e associações, a posse canônica aconteceu durante a celebração eucarística presidida pelo bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini.

 

Evangelização aliada à promoção humana

Em seu agradecimento pela acolhida, Pe. Tiago relembrou que a paróquia vivencia o ano jubilar rumo às comemorações dos 60 anos de criação da igreja, no próximo dia 3 de outubro, se colocou à disposição dos paroquianos para “somar forças nos trabalhos pastorais e sociais na comunidade” e apontou a necessidade de todos agirem dentro do espírito da sinodalidade

“Estamos aqui para juntos somarmos forças. A partir da oração, nos colocarmos a serviço de Jesus para evangelizar, para trabalhar a promoção humana, e estar em comunhão com o evangelho, com a Igreja, com o nosso bispo diocesano, com o 8º Plano Diocesano de Pastoral. Enfim, venho para somar e peço que cada um reze por mim, pela Paróquia Santa Rita e também pela Paróquia Jesus Bom Pastor, que celebrará o Jubileu de Diamante neste ano”, comenta o presbítero, que atuou durante oito anos à frente do Departamento de Comunicação da Diocese de Santo André.

Pe. Tiago, que assumiu como pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia (Pinheirinho, na Região Santo André – Centro) em agosto de 2019, atuará simultaneamente na administração das duas paróquias.

 

A oração da fé tem muita força diante de Deus

Meditando sobre São Tomás de Aquino, filósofo, teólogo e doutor da Igreja celebrado no dia 28 de janeiro, o bispo diocesano destacou a disponibilidade do Pe. Tiago em aceitar sempre o chamado para as missões na Igreja Particular de Santo André, agradeceu o sacerdote pelo período em que esteve à frente da Comunicação Diocesana e mencionou um pensamento de São Tiago, um dos doze apóstolos de Jesus Cristo, como uma inspiração para o “xará” presbítero e futuras vocações sacerdotais.

“A oração da fé tem muita força diante de Deus, dizia São Tiago. Jesus diz que tem um único remédio: a oração, pedir, rezar pelos padres, o ano inteiro. Vamos rezar como comunidade unida que Deus envie mais operários para a messe e acolham bem o ministério do Pe. Tiago, o trabalho que ele vai desenvolver aqui. Sejam unidos, cuidem da paróquias e cultivem a fé”, sintetiza Dom Pedro, ao encorajar toda a comunidade a viver o testemunho de fé, de caridade e de esperança.

 

Continuidade às obras e aos trabalhos pastorais

A missa de posse do Pe. Tiago Síbula reuniu aproximadamente 200 pessoas, entre familiares, paroquianos e amigos que acolheram o novo administrador paroquial com muita alegria e expectativas para o início de uma boa missão. Também participaram da posse, o Pe. Fabiano Felicio da Silva (uso de ordem na Paróquia São João Batista, em Mauá) e o Pe. Camilo Gonçalves de Lima (secretário episcopal).

“A paróquia está animada com a vinda dele. Sabemos que ele é um padre que sempre está pŕoximo e ajudando. Faz um trabalho muito bom na (Paróquia) Santa Rita e esperamos que ele dê continuidade às obras (do Centro de Pastoral) e atividades da paróquia. Que ele possa trazer como missão, muito conhecimento e espiritualidade”, projeta a estudante Milene Gomes da Silva, 19 anos, que já atuou como cerimoniária na igreja.

O casal Sonia Maria Rodrigues do Prado, 71 anos, e Mário Lúcio da Silva, 70 anos, que participa há mais de duas décadas da Paróquia Jesus Bom Pastor atuando em diversas pastorais como Acolhida, Liturgia e Criança, resumiu o sentimento de carinho toda a comunidade nas boas-vindas ao sacerdote.

“Somos uma paróquia muita acolhedora e amorosa e temos a certeza que o Pe. Tiago vai ser muito feliz conosco. Temos muita sede de aprendizado. E aproveitamos para agradecer o pastoreio do Pe. Vinícius (Ferreira Afonso, que assumiu como pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Diadema). Fomos muito abençoados no período em que ele esteve aqui”, recorda Sonia.

“Nossa comunidade é muito participativa e o Pe. Tiago vai desenvolver um bom trabalho aqui. Esperamos que ele dê continuidade às obras do nosso Centro de Pastoral e também agradecemos muito ao Pe. Vinícius durante o tempo que esteve conosco”, complementa Mário, que integra a comissão de construção do Centro de Pastoral.

 

Rito de posse

A celebração teve início com a leitura da nomeação de posse do administrador paroquial. Após o Ato Penitencial, Primeira Leitura e Salmo, Pe. Tiago recebeu o Evangeliário para proclamar o Evangelho. Logo após a homilia ocorreu a Renovação das Promessas Sacerdotais e a entrega dos símbolos que caracterizam a missão paroquial e evidenciam o serviço do padre junto ao povo que lhe é confiado: as chaves da igreja e do sacrário, a jarra batismal e a estola roxa.

Em seguida, Dom Pedro declarou oficialmente Pe. Tiago como administrador da Paróquia Jesus Bom Pastor, sendo aclamado pelos paroquianos locais. No final da missa, Pe. Tiago assinou a ata, que também foi assinada pelo bispo Dom Pedro e demais testemunhas.

 

Sobre o novo administrador paroquial

Padre Tiago José Síbula da Silva nasceu no dia 12 de agosto de 1979, na cidade de Mauá, no Grande ABC (SP). Ingressou no Seminário no ano de 2000. Foi ordenado diácono transitório no dia 31 de maio de 2008, na Basílica Menor (Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, em São Bernardo, e presbítero no dia 22 de novembro de 2008, na Paróquia São João Batista, Rudge Ramos, em São Bernardo do Campo.

Em sua caminhada sacerdotal, atuou nas seguintes paróquias: em 2009, vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Paraíso, Região Santo André – Centro. Em 2010, concomitantemente, vigário das paróquias São João Batista, Região São Bernardo do Campo – Rudge Ramos, e São Bento, na Região São Caetano do Sul. Em 2014, vigário da Paróquia Santa Luzia e São Carlos Borromeu, Região Santo André – Centro. De 2014 a 2019, pároco da Paróquia Santa Teresinha, Região Santo André – Utinga. Entre 2018 e 2019, administrador paroquial da Paróquia Santo Antônio, Região Santo André – Utinga. Desde agosto de 2019, pároco da Paróquia Santa Rita, Região Santo André – Centro, e no dia 28 de janeiro também assumiu como administrador paroquial da Paróquia Jesus Bom Pastor, Região Santo André – Centro.

Na Diocese de Santo André, de 2007 a 2010, Pe. Tiago foi assessor da Pascom Diocesana; de 2013 a 2021, coordenador do Departamento de Comunicação e Porta Voz; de 2015 a 2018, coordenador Regional, Região Santo André – Utinga; de 2015 a 2018, membro do Conselho de Presbíteros; de 2015 a 2018, membro do Conselho Diocesano de Pastoral; desde 2019 assessora a Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB.

 

Sobre a paróquia

A Paróquia Jesus Bom Pastor, na Região Santo André – Centro, celebrará o seu Jubileu de Diamante (60 anos de fundação) no dia 3 de outubro de 2022. A igreja fica localizada na Rua Felício Pedroso, nº 201 – Jardim Bom Pastor, em Santo André.

As missas são realizadas nos seguintes horários aos finais de semana: sábado (18h) e domingo (7h30, 9h30 e 18h30). Mais informações sobre como participar das celebrações e das atividades da paróquia, entre em contato com a secretaria paroquial: 4425-1557 (telefone).

Conheça mais sobre a paróquia nesta matéria sobre a abertura do ano jubilar

 

Crédito das fotos: Ascom (Assessoria de Comunicação – Diocese de Santo André)

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO