Diocese de Santo André

Nova composição do Conselho de Presbíteros inicia trabalhos na Diocese de Santo André

O Conselho Diocesano de Presbíteros se reuniu na manhã de quinta-feira (10/02) com o bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, para realizar o primeiro encontro com a nova composição que terá o mandato de três anos (2019-2021). A primeira reunião aconteceu no salão da Catedral Nossa Senhora do Carmo, no Centro da cidade andreense.

Clique aqui e conheça a composição do Conselho Presbiteral da Diocese de Santo André para os próximos três anos.

De acordo com o vigário geral, Pe. Joel Nery, na primeira reunião deste ano esteve em pauta os temas relacionados com o andamento da vida diocesana, nas suas dimensões pastoral, econômica e administrativa, bem como assuntos relativos ao ministério dos presbíteros e dos diáconos. “Também tratamos da pauta a ser organizada para a (primeira) Reunião Geral do Clero (de 2022, que será realizada no dia 24 de fevereiro)”, afirma.

Sobre o Conselho Presbiteral
De acordo com o estatuto, o Conselho Presbiteral da Diocese de Santo André é constituído por um grupo de sacerdotes que representam o presbitério, “cabendo-lhe, de acordo com o Direito, ajudar o Bispo no governo da Diocese, a fim de se promover ao máximo o bem pastoral da porção do Povo de Deus que lhe foi confiada” (Cân. 495 § 1).

Nele participam o bispo, o vigário geral, o vigário episcopal para a Coordenação de Pastoral, o vigário para a Caridade Social, o ecônomo e procurador diocesano, o reitor do Seminário de Teologia, o coordenador da Pastoral Presbiteral, os dez padres coordenadores regionais, além de três presbíteros escolhidos pelo bispo.

O vigário geral Pe. Joel Nery acrescenta que o Conselho Presbiteral tem como grande objetivo auxiliar o bispo com reflexões em determinados temas específicos relativos à vida do presbítero e à vida diocesana.

“O Conselho tem como responsabilidade partilhar as opiniões de cada conselheiro durante as reuniões, e o bispo, por sua vez, ouvir o Conselho, que tem o caráter consultivo”, explica o vigário geral, ao destacar que o bispo, em alguns assuntos específicos do governo da Diocese, escuta o parecer do Conselho para suas tomadas de decisões e encaminhamentos de situações na vida diocesana.

Acesse o estatuto do Conselho de Presbíteros, que está contido no material diocesano que reúne os documentos da vida presbiteral.

 

Leia mais:

Conselho de Presbíteros: reunião aprofunda estatuto e prepara transição dos membros

Conselho de Presbíteros: compromisso com a caridade é missão para superar a pandemia

Conselho de Presbíteros: sinodalidade e os desafios da nova evangelização

Compartilhe:

“Eu vos amo”: Pe. Joel Machado toma posse da São José Operário, em Mauá

Na Catedral do Carmo, Diocese de Santo André encerra o Jubileu da Esperança e acolhe os frutos de um ano de graça

“Que alegria é ser Santa Luzia”: comunidade recebe Pe. Thiago como administrador paroquial

nomeacoes

Nomeações e provisões – 26/12/2025

Natal na Cristo Operário: Pe. Bruno assume a missão de administrador paroquial

Natal do Senhor: Dom Pedro celebra a Missa do Dia e recorda que a Palavra se fez carne

Véspera de Natal na Catedral Diocesana: Noite Santa reúne a Diocese e acolhe o Menino Jesus

Pe. Romário inicia missão no Riacho Grande como administrador paroquial

Homilia Missa de Posse Pe. Vagner Franzini