Diocese de Santo André promove Encontro Formativo sobre a Campanha da Fraternidade 2022

A Diocese de Santo André promove na próxima quarta-feira (16/02), às 19h30, o Encontro Formativo sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2022 “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor”, (Pr 31,26). A palestra acontece no auditório Dom Jorge Marcos de Oliveira do Edifício Santo André Apóstolo (Sede da Cúria Diocesana), localizado na Praça do Carmo, 36, no Centro da cidade andreense.

A exposição será realizada pelo assessor diocesano da CF, Pe. Frei Geraldo dos Santos, e pelos membros da Comissão Diocesana da Campanha da Fraternidade. A atividade é gratuita e aberta para toda a sociedade civil. Não é necessária a realização de inscrição. Cada uma das 106 paróquias das dez regiões pastorais devem enviar representantes para participar do evento.

“No processo educativo quaresmal que a Igreja nos propõe a cada ano, no Brasil vivenciamos um modo concreto desta pedagogia, com as reflexões propostas pela Campanha da Fraternidade. Neste ano, somos chamados a refletir sobre a Educação. Não é um tema inédito, uma vez que as campanhas de 1982 e 1998 abordaram esse mesmo tema”, explica Glauber, que também é membro da Comissão Teológica e coordenador diocesano da IAM (Infância e Adolescência Missionária), em artigo publicado na edição de fevereiro/2022 do Jornal A Boa Notícia. “Contudo, neste ano somos chamados a compreender não somente os aspectos e dificuldades de se consolidar uma educação formal de qualidade diante dos desafios gigantescos de nosso país, mas a busca por uma educação integral, na qual se considera a pessoa humana em sua totalidade”, complementa.

Abertura oficial
A abertura oficial da Campanha da Fraternidade 2022 ocorrerá na Quarta-Feira de Cinzas (02/03), com a celebração eucarística presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, às 18h, na Catedral Nossa Senhora do Carmo, no Centro de Santo André. Neste dia também se inicia o tempo litúrgico da Quaresma.

Encontros e Via-Sacra
Os Encontros Online de Formação da Campanha da Fraternidade 2022 na Diocese de Santo André acontecerão nos meses de março e abril com transmissão ao vivo pelas mídias diocesanas (Facebook e YouTube). Não será necessário fazer inscrição para participação. A programação será divulgada em breve. Os livretos elaborados pela Comissão Teológica Diocesana podem ser encomendados e adquiridos na paróquia mais próxima de sua casa.

Em Live, Pe. Joel Nery apresenta o tema da Campanha da Fraternidade 2022