Diocese de Santo André

Encontro reforça espiritualidade dos agentes da Pascom e participação ativa nas comunidades

A Pastoral da Comunicação da Diocese de Santo André deu início às atividades de 2022 reunindo coordenadores regionais e paroquiais da Pascom das dez regiões pastorais, na Manhã de Espiritualidade conduzida pelo vigário geral Pe. Joel Nery e realizada no sábado (19/02), no salão da Catedral Nossa Senhora do Carmo, no Centro da cidade andreense.

O encontro
A Manhã de Espiritualidade teve início com a acolhida dos participantes e contou com momentos de profunda oração, cantos e meditações dos salmos, de partilha e breve confraternização. A iniciativa atendeu ao 8º Plano Diocesano de Pastoral, principalmente os itinerários 1 e 2, com o objetivo de fortalecer a comunhão e o sentimento de pertença, e proporcionar um caminho de vivência com Jesus. Pe. Joel, que também é pároco da Catedral, falou da espiritualidade dos agentes da Pascom e da participação da vida em comunidade. Destacou a participação dos agentes nos momentos da vida paroquial, especialmente na Santa Missa: “participação ativa, que não quer dizer apenas trabalhar, mas rezar, silenciar e meditar.”

O presbítero conduziu uma reflexão a partir do texto bíblico de At 10, 36-39, discurso em que Pedro faz uma síntese da vida de Jesus, com o foco no versículo 38, onde o apóstolo diz que “Jesus andou fazendo o bem e curando todos os oprimidos pelo demônio”. A partir desse texto, Pe. Joel destacou que em nossas pastorais, devemos também fazer o bem a todos e evitar tudo aquilo que causa divisão em nossas comunidades.

Num segundo momento, os participantes refletiram sobre os textos de Rm 12, 1-21, passagem bíblica na qual o apóstolo Paulo nos relembra que somos todos um só corpo, e como membros do mesmo corpo, embora com dons diferentes e ministérios diferentes, devemos trabalhar em prol do amor.


A avaliação
A coordenação diocesana da Pastoral da Comunicação, representada por Fernanda Minichello, Taíse Palombo e pelo assessor seminarista Douglas Colácio, divulgou um texto de agradecimento pela participação dos agentes da Pascom e o aprendizado que fica dessa Manhã de Espiritualidade: “Durante o ano passado realizamos reuniões online com os agentes da Pascom de todas as regiões pastorais num momento de escuta. Em 2020 (quando a OMS, Organização Mundial da Saúde, decretou no mês de março, o início da pandemia da Covid-19) tivemos que crescer muito as pascoms paroquiais para realizar as transmissões das missas e lives nas redes sociais. No entanto, buscamos refletir ao longo dos dois últimos anos, como manter esse trabalho em sintonia com o sagrado e com momentos de espiritualidade que são necessários para a caminhada pastoral. Essa Manhã de Espiritualidade com os regionais e coordenadores paroquiais teve justamente esse objetivo de dizer a eles que sejam disseminadores de mais momentos como esse. Os agentes precisam se reconectar com Deus e entender o grande objetivo de ser Pascom e o porquê de estarmos ali. Existe a necessidade de que tenhamos mais momentos de escuta, de momentos de oração, de rezar juntos, de iniciar todas as reuniões desta forma. Pode-se manter as reuniões online, grupos de WhatsApp, mas que as reuniões presenciais voltem a acontecer e se iniciem sempre com momentos de espiritualidade, de entrega e de partilha de cada um. Estamos muito felizes e confiantes de que iremos ter um 2022 de encontro com o sagrado e de exitosos trabalhos da Pastoral da Comunicação, cuja missão é atuar como Pastoral de Conjunto, de articular, de levar o anúncio da Boa Nova aos irmãos e irmãs a todos os cantos de nossa Diocese e servir à Igreja, que é o povo de Deus. Muito obrigado pela participação de todos e todas!”

Leia mais:
Experiência com Jesus é fundamental para agentes da Pascom

Compartilhe:

nomeacoes

Decreto e Provisão – 18/12/2024

Mensagem Pastoral sobre o Ano Santo Jubilar de 2025

Confraternização do Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado celebra unidade, missão e gratidão

Natal na era do vazio

nomeacoes

Provisões e Decretos

Seminaristas celebram final do ano letivo em missa presidida por Dom Pedro

Primeiras turmas da Escola Diocesana de Formação conclui módulo com missa na catedral diocesana

Manhã de formação com o clero reflete sobre o Sínodo dos Bispos

nomeacoes

Nomeações, provisões e decretos

Diocese de Santo André inicia a celebração do Jubileu Ordinário 2025: “Peregrinos da Esperança”