Capela do Santíssimo da Paróquia São Benedito é inaugurada

No último sábado, 26, foi inaugurada a Capela do Santíssimo da Paróquia São Benedito, em São Bernardo do Campo. Estavam presentes autoridades de São Bernardo do Campo.

Logo no início, Dom Pedro saudou aos que estavam presentes e contou sobre sua satisfação em abençoar a Capela do Santíssimo da unidade igreja matriz, onde ficam guardadas as reservas eucarísticas.

“Gostaria de dar os parabéns a essa comunidade, pois se uniram para melhorar seu local de encontro. A capela é um lugar sagrado. Sendo Deus, Ele se fez homem e, sendo homem, Ele se fez servo, escravo na cruz e se fez pão. A eucaristia une a igreja, é o pão da comunidade. A família de Jesus tem na eucaristia seu alimento. Fonte de vida solidária, fraterna. Todos partilham do mesmo pão. Somos alimentados com o mesmo Jesus. Como poderemos estar divididos? A eucaristia nos une. Na sua família vocês se unem pelo sangue, na comunidade é o sangue de Jesus, a eucaristia, porque temos Deus como Pai”, diz o bispo Dom Pedro Carlos Cipollini sobre a alegria da inauguração da Capela do Santíssimo e o zelo da comunidade e do padre Fernandes ao providenciarem um local das reservas eucarísticas, que chamamos de capela.

Para Maria Helena Cristiano, 64 anos, aposentada, ministra há 12 anos e paroquiana há 18 anos da São Benedito, ela participa do movimento sacerdotal Mariano, pastoral da saúde e intercessora do grupo de oração, e este é um momento incrível. “Eu participo ativamente da paróquia e sou apaixonada por Jesus Eucarístico, fico emocionada só de ver onde chegamos. O Padre Fernandes é muito esforçado e trabalhador, está aqui há seis anos e ele sempre fez de tudo para o melhor da comunidade: bazar, rifa, quermesse fora de época. Nós somos muito gratos em tê-lo conosco”, comenta Maria Helena.

Já o Padre Antonio Fernandes, agradeceu a todos os paroquianos e colaboradores que participaram deste momento até aqui. “Não tenho palavras para agradecer a esse povo, que nessa  generosa ação conjunta possibilitou com a inauguração da Capela do Santíssimo. E é só o começo. Estamos trabalhando para construir o Centro de Pastoral”

Padre Fernandes se recorda de uma reunião do Clero de 2021 em que o bispo disse que o povo é generoso quando vê transparência “Essa frase de Dom Pedro me marcou muito. Tomei como lema para minha vida e vi que é isso mesmo. Este é o trabalho, não há mérito. apenas colabora para o serviço de Deus”.

Durante a homilia do Evangelho do Filho pródigo, Dom Pedro reforçou a importância do Pai misericordioso, que perdoa as faltas e comemora o retorno do filho. “Essa é uma passagem de grande alegria, que nos dá um grande recado: Deus não tem medo de nossos pecados. Nossa cultura acha que ninguém tem culpa de nada, tudo que acontece é culpa dos outros, assim ninguém fica responsável. Fica o dito pelo não dito e viva São Benedito”, reforça Dom Pedro.

Deus, em Sua misericórdia, envia Jesus para nos lavar do pecado, nos conduzir uma vida digna, santa, realizada, feliz e para ser filho de Deus. Ele nos abraça mesmo no pecado e quer que o pecador se converta e viva. O evangelho nos mostra que no centro está a misericórdia de Deus, que nos perdoa, acolhe e nos ensina a fazer o mesmo. “O filho mais novo vai embora, gasta sua herança e depois retorna e seu pai fica feliz. O filho mais velho fica bravo. Nós não temos facilidade para ver o outro feliz e não temos aceitação para perdoar a pessoa, e o fruto disso é a nossa sociedade, com violência no trânsito, em casa, competição, violência, ódio, grupos, pessoas. Mas, em contrapartida, de Deus, vem a fraternidade, a justiça e o perdão”, diz Dom Pedro.

O bispo de Santo André faz uma analogia à Oração do Pai Nosso. “A oração que fazemos tem ‘3 P’: o primeiro – ‘Pai Nosso’, ou seja, se é nosso, todos somos irmãos. O segundo é na ‘Partilha do Pão’ – tudo que a gente precisa pra viver. ‘Perdoai as nossas ofensas’ – é preciso conviver perdoando e se perdoar”

Dom Pedro finaliza falando do desafio que Jesus nos lança para sermos misericordiosos. “Quem na hora da morte não gostaria de encontrar com um pai que nos abraça, nos acolha e nos mande entrar na festa da eternidade? Se queremos isso, temos que começar a fazer isso a partir daqui. Não é impossível. Deus não pede nada impossível. Somente quando aprendermos essa lição, é que constituiremos nossos relacionamentos com paz, e quando assumirmos a posição do pai misericordioso, comungaremos com o Pai”, finaliza.