A tarde de hoje na Vila Clarice (Região Pastoral Santo André Utinga), estava chuvosa e muito triste, pois os fiéis da Paróquia Nossa Senhora do Bom Parto se despediam de um servo fiel a Deus, Padre Odair Bezerra.
A igreja estava cheia, a missa exequial celebrada por Dom Pedro Carlos Cipollini, bispo diocesano, contou com a presença dos paroquianos da comunidade, mas também das demais comunidades por onde Padre Odair passou.
O clero, também emocionado, esteve presente, acompanhado dos seminaristas de todas as casas de formação de nossa diocese.
Antes do início da celebração, a comunidade prestou a sua homenagem falando sobre a vivência com o sacerdote: “Nesse momento de dor agradecemos imensamente pelo tempo, mesmo que breve, que esteve conosco, pois não foi somente um pai, mas também um amigo, que veio cumprir uma missão nessa comunidade, sabemos que o senhor já está nos braços do Pai, vá em paz Padre Odair.”
Dom Pedro proferiu palavras de conforto para todos ali presentes, saudou Dona Raimunda, mãe do Padre Odair, seus irmãos e demais familiares, ressaltou que toda diocese é solidária a sua dor.
Saudou a todos os paroquianos da paróquia de Nossa Senhora do Bom Parto, que pastoreou por um ano, também das demais paróquias onde o sacerdote exerceu seu ministério: Paróquia Coração de Jesus, em São Caetano do Sul, Nossa Senhora do Rosário, em Santo André, São João Batista também em Santo André, onde pastoreou por onze anos.
“Sua morte nos chocou e trouxe a nós a lembrança da advertência de Jesus: “Estais preparados pois não sabeis nem o dia nem a hora”(Mt 25,13)”, relembra Dom Pedro com a notícia recebida na última quarta-feira (30/03), e finalizando cita a própria fala do Padre Odair em sua última missa (29/03), em que pede que sintamos o amor de Deus em nossas vidas, o Senhor é a única luz que temos”. (clique aqui e leia a homilia na íntegra)
Após a benção final, o Ministério de Música muito emocionado cantou “Segura na Mão de Deus”, seguindo então o cortejo para o Cemitério Camilópolis (Bairro Camilópolis, Santo André) onde foi sepultado sob aplausos.
Muito emocionada, Dona Célia Regina, que cantou na missa hoje, atua na comunidade desde que tinha 16 anos, fala sobre a importância do Padre Odair na vida paroquial: “Padre Odair movimentou demais a nossa comunidade, trabalhamos muito por nossa comunidade, éramos muito parados, ele trouxe ânimo. Deixou para nós como seu maior legado: Deus, ele falava muito sobre o amor de Deus.”
A biografia
Filho de Augusto Gonçalves Bezerra e Raimunda Delfina da Cruz, Padre Odair Gonçalves Bezerra nasceu no dia 25 de outubro de 1974, na cidade de Malhada (BA).
Entrou no seminário diocesano no ano de 1998. Sua ordenação diaconal ocorreu no dia 14 de maio de 2005. Foi ordenado presbítero no dia 19 de novembro de 2005 pela imposição das mãos de Dom Nelson Westrupp (bispo diocesano entre 2003 e 2015).
Em sua caminhada sacerdotal, padre Odair atuou nas seguintes paróquias: Sagrado Coração de Jesus e Santo Antônio, ambas na cidade de São Caetano do Sul; Nossa Senhora do Rosário e Nossa Senhora das Graças (ambas na Região Santo André – Leste) e São João Batista (Região Santo André – Utinga), essa última pastoreou durante uma década; no dia 21 de fevereiro de 2021 assumiu como Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Bom Parto (Região Santo André – Utinga).
Na Diocese de Santo André, o sacerdote atuou na assessoria diocesana da Pastoral Vocacional e foi assessor da Catequese dos Pais e Padrinhos do Batismo.