Diocese de Santo André

Vigília com religiosos medita sobre santidade

A Diocese de Santo André retornou hoje pela manhã, sexta-feira santa (15/04), uma linda tradição, a Vigília Eucarística com Dom Pedro Carlos Cipollini com os  religiosos e religiosas, que semeiam a palavra de Deus por nossa diocese. Tradição essa, que por conta da pandemia teve uma pausa de dois anos.

A Vigília foi realizada no salão da Catedral Nossa Senhora do Carmo, a proposta deste dia é para que se recorde a Paixão de Cristo, através de momentos de profunda meditação, de oração e de jejum.

Após a leitura da palavra, nosso bispo diocesano iniciou a sua fala pedindo uma reflexão: “Refletimos a partir de nossa realidade sofrida, fizemos menção a questão da educação, também da guerra, o drama da pobreza, da miséria, existe um grande sofrimento no mundo, muitas vezes as pessoas são levadas a fazer aquela pergunta que o Papa Bento XVI fez quando visitou o campo de concentração em Auschwitz: “Onde Está Deus?”, e é sobre isso que quero refletir com vocês”

O bispo ressaltou que Deus está presente no meio do sofrimento, pois só um Deus que sofre pode nos salvar, um Deus solidário que não é inerente ao sofrimento, pois Ele entra no sofrimento e dentro dele, implode e acaba com o sofrimento, pois é o mistério pascal que celebramos.

Dom Pedro alertou que nos dias de hoje não é fácil viver a santidade: “Sabemos que somente Deus é santo, é o que ensina a Palavra de Deus. A santidade é atributo de Deus na sua perfeição infinita. Ele, porém, nos convida a participar de sua santidade: “sereis santo porque Eu sou santo” (Lv 11,44). Jesus, Deus encarnado, é a manifestação da santidade de Deus em sua plenitude. Em Jesus, Deus nos educa para o nosso bem, a fim de comunicar a santidade”.

A santidade é una, consiste em seguir a Cristo e unir-se cada vez mais a Ele, Dom nosso bispo continua a refletir sobre a santidade: “Os santos são aqueles que nesta vida, viveram unidos a Cristo e por isso venceram o medo da morte, pois hoje se fala pouco da morte e do paraíso, e muito menos se fala da santidade, é necessário refletir estas realidades se quisermos dar um sentido profundo a nossa existencial eclesial.”

Ao final do encontro, Dom Pedro deu a benção a todos e conversou com as religiosas presentes.

 

Compartilhe:

AO IDOSO: “EU NUNCA TE ESQUECEREI!”

nomeacoes

Decretos e nomeações – 24/06/2026

Encontro diocesano conduz casais de namorados e noivos a refletirem sobre fé, amor e compromisso

Externato Santo Antônio celebra 95 anos com Missa presidida por Dom Pedro

Clero diocesano vive manhã de oração no dia do Sagrado Coração de Jesus

VIOLÊNCIA TEM CURA?

Forania Mauá reúne mais de 5 mil fiéis na Solenidade de Corpus Christi

Crianças e adolescentes da IAM vivem Jornada Nacional em São Bernardo

Pastoral Familiar participa do 16º Simpósio Nacional das Famílias em Aparecida

Semana Diocesana de Comunicação reflete sobre presença humana, tecnologia e missão pastoral