Diocese de Santo André

Clero se reúne para formação permanente

O Clero da Diocese de Santo André se reuniu para o Encontro de Formação Permanente, nos dias 17 a 19 de maio, no auditório, no Edifício Sede Santo André Apóstolo, e teve a presença do bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini.

 

Primeiro Dia – “O projeto do Papa Francisco”
Padre Dayvid da Silva, pároco da Paróquia Imaculada Conceição de Diadema e professor na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, refletiu sobre o projeto pastoral do Papa Francisco a partir de algumas pistas pastorais, que o palestrante definiu a partir dos cinco “E”s: evangelização, ecologia, economia, ecumenismo e educação. 

Após o período de reflexão os padres e diáconos foram divididos em dez grupos menores, onde puderam aplicar a palestra vislumbrando a realidade diocesana e paroquial, produzindo sugestões que foram partilhadas em plenário.

 

Segundo Dia – Partilha sobre o conteúdo do encontro dos presbíteros
O segundo dia iniciou com a acolhida realizada pelo Padre José Cassiano (Paróquia Nossa Senhora das Vitórias, Mauá), o clero meditou a Liturgia das Horas com Dom Pedro.

 

Após o momento de meditação, o tema central  foi abordado pelo Padre João Aroldo, pároco da Paróquia Santa Teresinha. Região Santo André Utinga, o tema abordado foi a partilha do 18° Encontro Nacional dos Presbíteros que aconteceu na semana anterior em Aparecida, São Paulo. (clique aqui para ler mais sobre o encontro).

 

Terceiro Dia – Formação Administrativa e realidade diocesana
Padre Alex Sandro Camilo (Santuário Nossa Senhora Aparecida, São Bernardo Rudge Ramos), ecônomo de nossa diocese, abordou temas relacionados a administração de toda diocese, realizando uma reflexão sobre as diversas realidades encontradas nas paróquias. Fechando o encontro, Dom Pedro Carlos Cipollini iluminou as sugestões, ampliando várias delas. O encontro foi mediado pelo Pe. Everton Gonçalves Costa, vigário episcopal para a pastoral, e organizado pela Pastoral Presbiteral da Diocese.

Compartilhe:

AO IDOSO: “EU NUNCA TE ESQUECEREI!”

nomeacoes

Decretos e nomeações – 24/06/2026

Encontro diocesano conduz casais de namorados e noivos a refletirem sobre fé, amor e compromisso

Externato Santo Antônio celebra 95 anos com Missa presidida por Dom Pedro

Clero diocesano vive manhã de oração no dia do Sagrado Coração de Jesus

VIOLÊNCIA TEM CURA?

Forania Mauá reúne mais de 5 mil fiéis na Solenidade de Corpus Christi

Crianças e adolescentes da IAM vivem Jornada Nacional em São Bernardo

Pastoral Familiar participa do 16º Simpósio Nacional das Famílias em Aparecida

Semana Diocesana de Comunicação reflete sobre presença humana, tecnologia e missão pastoral