O Clero da Diocese de Santo André se reuniu para o Encontro de Formação Permanente, nos dias 17 a 19 de maio, no auditório, no Edifício Sede Santo André Apóstolo, e teve a presença do bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini.
Primeiro Dia – “O projeto do Papa Francisco”
Padre Dayvid da Silva, pároco da Paróquia Imaculada Conceição de Diadema e professor na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, refletiu sobre o projeto pastoral do Papa Francisco a partir de algumas pistas pastorais, que o palestrante definiu a partir dos cinco “E”s: evangelização, ecologia, economia, ecumenismo e educação.
Após o período de reflexão os padres e diáconos foram divididos em dez grupos menores, onde puderam aplicar a palestra vislumbrando a realidade diocesana e paroquial, produzindo sugestões que foram partilhadas em plenário.
Segundo Dia – Partilha sobre o conteúdo do encontro dos presbíteros
O segundo dia iniciou com a acolhida realizada pelo Padre José Cassiano (Paróquia Nossa Senhora das Vitórias, Mauá), o clero meditou a Liturgia das Horas com Dom Pedro.
Após o momento de meditação, o tema central foi abordado pelo Padre João Aroldo, pároco da Paróquia Santa Teresinha. Região Santo André Utinga, o tema abordado foi a partilha do 18° Encontro Nacional dos Presbíteros que aconteceu na semana anterior em Aparecida, São Paulo. (clique aqui para ler mais sobre o encontro).
Terceiro Dia – Formação Administrativa e realidade diocesana
Padre Alex Sandro Camilo (Santuário Nossa Senhora Aparecida, São Bernardo Rudge Ramos), ecônomo de nossa diocese, abordou temas relacionados a administração de toda diocese, realizando uma reflexão sobre as diversas realidades encontradas nas paróquias. Fechando o encontro, Dom Pedro Carlos Cipollini iluminou as sugestões, ampliando várias delas. O encontro foi mediado pelo Pe. Everton Gonçalves Costa, vigário episcopal para a pastoral, e organizado pela Pastoral Presbiteral da Diocese.